Passeios pela arte de Bari, na Itália

Passeios pela arte de Bari, na Itália Foto: Wikipedia
Compartilhe em suas redes

Há muitos passeios pela arte de Bari que você terá que passar algum tempo a mais de viagem. Assim sendo, esse destino oferece a Basílica San Nicola, a Basílica Cattedrale Metropolitana Primaziale San Sabino.

Também o Teatro Petruzzelli e muito mais! Então, prepare-se para conhecer os melhores lugares de Bari e mergulhar em sua história, arte e cultura. 

Passeios pela arte de Bari 

O blog Benini e Donato Cidadania Italiana separou estes passeios pela arte de Bari. E, certamente, você desfrutará de muitos momentos marcantes.

Basilica San Nicola

Essa igreja remonta ao século XII e está localizada no Sul da Itália, na cidade de Bari. Assim sendo, essa região está sendo considerada um local de peregrinação para católicos e cristãos ortodoxos. 

Logo, o seu interior é ornamentado e apresenta desenhos intrincados nas paredes e nos tetos. E, se quiser, pode participar de suas missas que acontecem diariamente.

Teatro Petruzzeli, um dos passeios pela arte de Bari 

Famoso por sua magnífica arquitetura e história, o Teatro Petruzzelli existe desde 1904. E, por conta disso, atrai e impressiona muitos turistas.

Assim sendo, por muito e muito tempo está sendo o lar de belas óperas. Como também danças e concertos clássicos, além de shows para crianças.

Portanto, vale a visita ao Petruzzelli, pois é um dos maiores teatros privados da Itália. Enfim, é também uma das instalações mais impressionantes da Europa.

Museu Arqueológico Nacional de Gioia del Colle

Que tal a experiência de viver em uma cidade que data o século III? E, claro, que nessa época muitas cidades nem existiam. Contudo, a construção social e os papéis de gênero já estavam se formando.

Logo, esse castelo normando-suábio oferece uma visão da vida cotidiana de homens, mulheres e crianças. Por fim, de brinquedos feitos de bronze a armas de ferro, sua jornada pelas eras da descoberta começa aqui.

Palácio Aqueduto 

Um dos passeios pela arte de Bari deve ser pelo Palácio Aqueduto. Sendo assim, iniciou sua construção em 1924, porém, finalizado somente em 1932.

Desse modo, idealizado por um engenheiro, Cambellotti, que criou todo o design e a decoração. Logo, se baseou na arquitetura no estilo românico predominante da Apúlia.

E encontrou sua inspiração na água, pois esta era a sede de toda a distribuição de água para a Apúlia.

Portanto, a visita ao Palácio irá oferecer: 

  • No primeiro andar, o museu que o levará a conhecer a evolução histórica dele;
  • Frescos inspirados na água, como jogos aquáticos, andorinhas, cavalos etc.;
  • Vitrais e estátuas de mármore;
  • A fonte no pátio;
  • Tapeçaria retratando a jornada da água desde sua origem até seu fornecimento final;
  • Esculturas detalhadas em colunas e pilares.

Galeria Metropolitana de Arte de Bari

O museu abriga inúmeras coleções. E que abrangem uma seleção de pinturas valiosas do colégio veneziano dos séculos XV e XVI. 

Assim sendo, fundado em 12 de julho de 1928, e localizado dentro do Palácio do governo. Todavia, em 1936, mudou-se para o Palácio da Província, ao longo da avenida à beira-mar em Bari.

A Pinacoteca recebeu esse nome em homenagem ao pintor Corrado Giaquinto. Para tanto, a galeria organiza exposições transitórias junto com suas coleções eternas.

Ademais, oferece uma visão completamente única da arte na Puglia dos séculos XI ao XIX. Aliás, você a encontra no último andar do Palazzo della Provincia de Bari. 

Além disso, você  terá excelentes vistas para o mar e de uma posição estratégica invejável na orla marítima de Nazario Sauro.

Portanto, entre as coleções, você encontrará:

  • Uma seção medieval;
  • Vestuário antigo;
  • Pinturas importantes dos séculos XIX e XX. Também importantes pinturas contemporâneas e obras artísticas;
  • Cerâmica majólica medieval da Apúlia;
  • As pinturas da escola toscana do século XIX dos “Macchiaioli”;
  • Antigo presépio napolitano;
  • E muito mais!!!!

Em suma, aqui você descobriu alguns passeios pela arte de Bari. E esperamos que aproveite bem a sua viagem. Por fim, se desejar, comente e compartilhe!!!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de Reconhecimento de Cidadania Italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processos Judiciais na Itália, nos Tribunais Competentes: Via “Materno”, Via “Paterno”, contra as filas consulares.

Leave A Reply