Arte de Pádua, uma das principais cidades artísticas da Itália 

Arte de Pádua Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Basílica de Santo Antônio, uma das atrações de arte de Pádua.

Considerada uma das principais cidades artísticas italianas, Pádua possui uma extraordinária herança religiosa. E, principalmente, pelos afrescos do início do século XIV de Giotto em sua Capela Scrovegni.

Também a enorme Basílica de Santo Antônio do século XIII. Aliás, Pádua tem alguns locais pertencentes ao Patrimônio Mundial da UNESCO.

De fato, você observará os famosos afrescos renascentistas encontrados em diferentes edifícios no centro da cidade. Logo, podemos destacar:

  • Capela Scrovegni e Orto Botânico, que é o jardim botânico mais antigo do mundo.

Como um dos destinos culturais mais populares da Itália, Pádua oferece uma ampla gama de atrações artísticas.

Então, aprecie desde os belos afrescos até as ruínas romanas. Ademais, muralhas medievais, bem como a arquitetura em estilo Liberty.

Portanto, confira sugestões de lugares para visitar a arte de Pádua. E inclua em seu roteiro de viagem ao ler no blog Benini e Donato Cidadania Italiana.

Onde fica Pádua? 

Situada na região de Vêneto, no Norte da Itália, Pádua existe há mais de três milênios. Sendo assim,  fundada em 1183 a.C pelo príncipe troiano Antenor, essa cidade veneziana é 430 anos mais velha que Roma.

O que visitar para ver a arte de Pádua?

Também chamada de cidade do Santo, a arte de Pádua encanta e surpreende. Além disso, se caracteriza como uma antiga cidade do Vêneto. Então, rica em tesouros religiosos, artísticos e históricos.

Sendo assim, a cidade está sendo famosa por abrigar uma das igrejas mais queridas e belas de toda a Itália. Ademais, há a Universidade, fundada em 1222, a segunda mais antiga da Itália (a primeira é a de Bolonha ).

Além disso, ruelas medievais, enormes praças monumentais fazem desse lugar uma experiência única! 

Também há portentosos edifícios civis e religiosos e um patrimônio inigualável de afrescos de artistas de alto nível, que dão a Pádua o título de ” Cidade do afresco”.

Basílica de Sant’Antonio

Basílica de Sant’Antonio, dedicada ao famoso padre franciscano português chamado “Antônio de Pádua”, é uma das maiores igrejas do mundo. E uma das principais e mais importantes atrações de arte de Pádua. 

Logo, a sua construção começou em 1232 e terminou quase 100 anos depois. Desse modo, a igreja apresenta diferentes estilos artísticos, embora a influência bizantina seja a mais predominante. 

Para tanto, o interior da Basílica é rico em tesouros artísticos, tais como:

  • Alguns relevos de mármore representando a vida do santo;
  • Muitas capelas decoradas e com afrescos com estátuas de bronze de Donatello;
  • Um interessante ciclo de afrescos de Altichiero;
  • Cappella del Sacramento, com as relíquias do general Gattamelata (a estátua de Donatello erguida fora da basílica é dedicada a ele).

Agora, obviamente, a principal atração da igreja é a Cappella delle Reliquie. E onde se conservam as relíquias de Santo António. 

Todos os anos, milhões de turistas e viajantes vão nessa basílica e visitam as relíquias sagradas.

Museus de arte de Pádua 

Há dois principais museus de arte de Pádua para você visitar e conhecer:

  1. Museu da Cidade Eremitani
  2. Museu Observatório La Specola

1 – Museu da Cidade de Eremitani 

O Museu da Cidade Eremitani é um complexo de museus nos edifícios do antigo mosteiro Eremitani.

Assim sendo, o museu inclui um acervo arqueológico. Também uma pinacoteca com obras de mestres ilustres como Bellini e Ticiano. 

Então, os visitantes são convidados a conhecer vários tesouros arqueológicos. Enfim, pratos, moedas e estátuas criadas em diferentes períodos da história da cidade.

2 – Museu Observatório La Specola

Outra opção da arte de Pádua é visitar o Museu do Observatório Astronômico de Pádua que fica na Torre Spekola de Castelvecchio. Logo, ele está sendo instalado em um suntuoso palácio com torre, construído no século XIII. 

No século XV, o edifício perdeu seu significado original. E passou a servir como prisão da cidade. 

Posto isso, o palácio logo se tornou propriedade da Universidade de Pádua. Então, seus representantes organizaram um observatório no castelo, que você pode visitar quando chegar lá. 

Por fim, dentro há uma coleção de afrescos antigos. E uma ótima opção de onde ir em Pádua para explorar a história da cidade.

Capela, uma obra de arte de Pádua 

Tenha uma experiência sacro-artística na Capela Scrovegni! Sendo assim, a Capela Scrovegni é uma das melhores obras-primas da arte italiana.

Aliás, recentemente, nomeada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Logo, um museu cívico, onde se pode admirar o conhecido ciclo de afrescos de Giotto.

E que está datado do início do século XIV. Enfim, entre os afrescos, você pode notar o icônico Juízo Final.

Caffè Pedrocchi 

“O café sem portas” como também está sendo conhecido oferece uma boa opção. Então, verá a arte de Pádua, pois está localizado no centro da cidade.

Logo, um antigo café de estilo italiano cuja fama é mundial. E seu nome inusitado se deve ao fato de ter funcionado dia e noite até 1916.

Enfim, por ser um ponto de encontro tão prestigiado de intelectuais, estudantes e políticos vale a pena conhecer e provar o sabor do seu café!

Aqui finalizamos opções culturais para você conhecer a arte de Pádua. Enfim, compartilhe se já visitou ou se pretende ir.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.