O que comer em Perugia? Conheça a variedade de sua culinária

O que comer em Perugia Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Porchetta, uma das saborosas comidas sobre o que comer em Perugia 

Uma viagem ao coração da culinária da Úmbria definitivamente significa uma parada em Perugia. Assim sendo, você perceberá que ela não é apenas uma cidade bonita, mas também oferece uma deliciosa culinária local que reflete tanto sua paisagem quanto sua história.

Logo, a cozinha da Úmbria apresenta uma variedade de carnes curadas de qualidade. Também excelentes massas caseiras, molhos saborosos e sobremesas tradicionais. 

Portanto, hoje você descobrirá o que comer em Perugia aqui no blog Benini e Donato Cidadania Italiana. 

O que comer em Perugia? 

Prosciutto, trufas e porchetta são algumas comidas saborosas que você pode experimentar na Perugia. Portanto, confira essas e outras e se delicie!

Prosciutto 

Na Úmbria montanhosa, região rica em carvalhais onde a tradição da criação de porcos e da cura da carne remonta ao tempo dos romanos, diz-se que um bom presunto deve “viver pelo menos um inverno e um verão”. 

Assim sendo, esta variedade de presunto é produzida na província de Perugia, nomeadamente na cidade de Nórcia e no vale de Valnerina.

Logo, existem dois tipos de Prosciutto di Norcia:

  1. O típico e popular Di Norcia, a qual é também conhecido como Salato ou Prosciutto di Montagna. Assim sendo, envelhecido por até 12 meses e famoso por seu intenso sabor salgado;
  2. Mas o ponto alto da charcutaria da Úmbria é na verdade L’Antico di Norcia, um tipo de presunto que amadureceu lentamente no ar fresco e seco da montanha por dois anos inteiros.

Enfim, se você puder e quiser provar os dois, fique à vontade e sinta os seus sabores autênticos e originais! 

Porchetta, uma das comidas sobre o que comer em Perugia 

Traçando suas origens antigas para uma cidade nos arredores de Roma, aqui está Porchetta!

Logo, esse saboroso assado de porco desossado cheio de ervas ocupa o centro das atenções como comida em Perugia. 

Desse modo, seu sabor único da Itália central se concentra em um tipo de erva-doce selvagem que só cresce na Úmbria. 

Então, saboreie um sanduíche Porchetta entre um dos locais ali na Piazza Matteotti enquanto observa as pessoas nos degraus da Catedral na Piazza IV Novembre.

Torta al Testo

Este tradicional pão sírio da Úmbria está associado à “Cucina Povera”. Logo, o nome romântico para mostrar a massa que as pessoas mais humildes costumavam comer.

Hoje ainda é feito de acordo com uma receita simples, embora o “testo” tenha sido substituído por uma panela redonda semelhante a uma chapa. 

Esta panela é usada para cozinhar o pão em um fogão ou em fogo à lenha. Então, a Torta al Testo costuma ser servida com sopas e ensopados ou “farcita” (recheada como um sanduíche) com diversas carnes e queijos.

Por fim, experimente um clássico com linguiça da Úmbria e verduras diversas.

Saiba mais: V Atrações incríveis da arte e cultura em Perugia, na Úmbria, Itália

Trufas, outro sabor incrível para o que comer em Perugia 

Sem dúvida, um dos produtos culinários mais preciosos de Perugia é a trufa. Assim sendo, em toda a região da Úmbria você pode encontrar trufas negras e, mais raramente, o rei do tartufo branco.

O tubérculo é utilizado de forma onipresente na culinária perugiana e da Úmbria. Assim, permite dar sabor aos primeiros pratos, como strangozzi, uma massa longa e grossa ou pratos principais de carne.

Sobremesas 

Passando às sobremesas, em Perugia poderá saborear duas autênticas especialidades. Logo, um dos mais conhecidos é o brustengolo, uma receita tradicional de farinha de milho.

Logo, carregada com passas, avelãs, nozes, maçãs, pinhões e às vezes figos secos. Este tratamento pesado, mas saudável, é um guardião da cultura camponesa local.

A concorrer ao título de “doce de Perugia”, está a ciaramicoli. Logo, uma delícia de Páscoa, tem a forma de um donut.

E coberto com merengue e polvilhado com doces de cores diferentes. Enfim, representam os cinco distritos de Perugia.

Quais dessas comidas você mais se agradou? Conte-nos o que achou sobre o que comer em Perugia e compartilhe suas experiências na culinária italiana.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Leave A Reply