Cacciucco, o prato mais famoso da cozinha tradicional de Livorno.
Para quem gosta de gastronomia, Livorno está sendo uma ótima cidade para viajar na Itália. Principalmente, se você tem paixão por peixes e molhos de tomates em variados pratos.
Assim sendo, existem muitas receitas locais famosas em toda a Toscana. E chamadas alla Livornese.
Logo, muitas vezes, significa que o ingrediente principal é co67zido em um rico molho de tomate. Por isso, prepare-se para ver muito esse estilo de comida.
E aqui o blog Benini e Donato Cidadania Italiana trará algumas opções de seu menu. Então, por exemplo, o Cacciucco, um ensopado de peixe forte e apimentado.
Portanto, veja a seguir a cozinha tradicional de Livorno. E comprove que há muito mais peixes na culinária de Livorno.
Cozinha tradicional de Livorno
A cozinha tradicional de Livorno impressionará os fãs de peixes e frutos do mar. Sendo assim, a cidade tem muitos restaurantes atraentes, os mais famosos estão localizados na orla.
Logo, poderá experimentar peixes, camarões, lulas e vários tipos de marisco. E a maioria das iguarias do mar são cozidas em fogo aberto.
Então, um prato local extremamente popular é a sopa de peixe kachukko, que geralmente é servida com croutons crocantes.
Desse modo, os pratos originais são preparados com salmonete – nas tabernas, você pode experimentar o tradicional “Triglie alla livornese”.
Enfim, assim se chama o salmonete estufado em molho de tomate com salsa e alho.
IV Comidas para saborear da cozinha tradicional de Livorno
Enquanto saboreia a gastronomia desta zona costeira, notará o termo “alla livornese” que significa à moda livornesa.
Assim sendo, esse estilo particular significa pratos com uma rica base de molho de tomate. E com um toque picante, então, lembre-se disso ao fazer o pedido em um restaurante.
Para tanto, Livorno e suas cidades vizinhas oferecem muitos petiscos e comidas de rua diferentes. Então, confira essa lista abaixo e não perca nada!
I – Cacciucco
O prato mais típico e mundialmente famoso de Livorno, o Cacciucco. Sendo assim, vem da tradição dos pescadores. E que aproveitavam o peixe não vendido (quase de todos os tipos!) para fazer uma sopa muito saborosa. Também está sendo feita com tomate e pão torrado.
II – Acciughini, da cozinha tradicional de Livorno
Outra coisa importante para comer em Livorno, na Itália, é o Acciughini, que são bolinhos italianos. Assim sendo, o prato está sendo preparado com folhas de sálvia, claras de ovos batidos.
Também adiciona farinha, anchovas salgadas e vinho branco. E para preparar esses bolinhos, folhas de sálvia são mergulhadas em farinha. E anchovas meio cortadas são colocadas entre folhas de sálvia.
Além disso, a massa é feita de vinho branco, farinha, clara de ovo e azeite. Em seguida, anchovas e sálvia são mergulhados nele e fritos.
Portanto, experimente quando estiverem marrons e com textura crocante. Por fim, esse prato quente harmoniza-se com uma bebida.
III – Sportella
Uma das comidas imperdíveis em Livorno, na Itália, está sendo a Sportella, um bolo tradicional de Elba. Sendo assim, um pão doce preparado com manteiga, ovos.
Também fermento em pó, leite, farinha e sementes de erva-doce. Depois de amassar a massa, ela é enrolada e polvilhada com açúcar e finalmente assada.
Para tanto, este bolo segue uma longa tradição desde a Festa Della Sportella. Enfim, geralmente, uma representação de um símbolo nessa região.
IV – Surmullets em Livornese
Os salmonetes são uma iguaria apreciada desde os tempos romanos. Todavia, foi até o século XVI que essa preparação com molho de tomate se tornou comum na costa da Toscana.
Na verdade, o prato tem suas raízes em uma antiga receita sefardita chamada triglie alla mosaica, pois foram os judeus ibéricos que introduziram o tomate na culinária de Livorno.
Além disso, graças à grande quantidade de alho na receita, este prato simples pode ser bastante picante e vigoroso.
Logo, Triglie alla Livornese estão servidos regados com azeite, salpicados com salsa picada. Por fim, acompanhados de pão toscano crocante.
Conte-nos quais desses IV sabores da cozinha tradicional de Livorno você gostaria de experimentar. E compartilhe essa dica!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.