Conheça o Museu Palladio e outros passeios pela arte e cultura de Vicenza
“Vitoriosa” – assim está sendo chamada Vicenza (nome dado pelos romanos) depois de reconstruir a cidade abalada pela Primeira e Segunda Guerra Mundial. Assim sendo, há muito a explorar e a aprender com todas as batalhas que enfrentou ao longo dos anos.
E o mais interessante é que está glamourosa até hoje! Certamente, uma viagem cultural a Vicenza será inesquecível!
Mas, não apenas esse fato marcado pelos antigos nos impulsiona e motiva a conhecê-la. Também ela fornece passeios imperdíveis devido ao centro de arte recheado de praças elegantes.
Além disso, você encontrará muitas vilas, museus, igrejas e galerias de arte. Como exemplo, as Villas Palladianas declaradas Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994.
Logo, indiscutivelmente, um dos locais mais famosos da cidade. E sem contar sua evidente importância cultural que se vê em cada lugar.
Para tanto, Vicenza também é o terceiro maior centro industrial da Itália. Desse modo, tornou-se uma das cidades mais ricas do país.
Então, vamos conhecer alguns passeios pela arte e cultura de Vicenza? Aqui o blog Benini e Donato Cidadania Italiana mostrará alguns locais que você pode visitar, tais como Catedral, Museu, Teatro e mais. Confira agora!
Arte e cultura de Vicenza – Experimente estes passeios pela cidade
Exposições na Basílica Palladiana
A Basílica Palladiana está sendo outra obra-prima famosa de Andrea Palladio. Sendo assim, construída no século XV, já abrigou tribunais e conselhos.
Logo, uma de suas características mais marcantes se destaca pela cúpula de cobre que se parece com o casco de um navio virado ao contrário. E seus pórticos e loggias passaram por constantes reconstruções até sua conclusão em 1614.
Então, comece seu passeio pelas três salas de exposições e veja algumas artes. Por fim, aproveite o Museo del Gioiello, que contém uma coleção de jóias históricas.
Catedral de Vicenza, outro passeio pela arte e cultura de Vicenza
A Catedral de Vicenza, provavelmente, esteve sob projeção de Palladio. Assim sendo, concluída no século XVI, veja a cúpula original feita de forma impressionante!
No entanto, você ficará curioso como a Catedral se restabeleceu, pois durante a Segunda Guerra Mundial foi praticamente destruída pelos bombardeios.
Mas, ela está lá de pé reconstruída e, por isso, parece tão nova. Enfim, o exterior impressiona a todos com uma bela fachada gótica que sobreviveu a muitos ataques.
Leia mais: V Atrações incríveis da arte e cultura em Perugia, na Úmbria, Itália
Teatro Olímpico
Em 1589, estava sendo construído o Teatro Olímpico a fim de parecer semelhante aos anfiteatros romanos. Logo, a forma elíptica ainda mantém algumas apresentações musicais e teatrais, apesar de todo o tempo de sua existência.
Sem dúvida, todo esse monumento estava sendo projetado pelo arquiteto Andrea Palladio, onde faleceu antes mesmo de sua conclusão.
E o mais interessante é que foi considerado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994. Então, um dos únicos teatros renascentistas remanescentes no mundo.
Também o teatro só acomoda cerca de 400 pessoas. Enfim, caso você queira assistir aos concertos, vai gostar dele sendo palco do Festival de Jazz de Vicenza na primavera. E da Temporada de Apresentações Clássicas no outono conhecendo, assim, a arte e cultura de Vicenza.
Museu Palladio
Instalado no lindo Palazzo Barbarano, esse museu projetado por Palladio, exibe muitos dos desenhos originais do arquiteto. Além disso, você encontrará os seus livros, as tecnologias que usou para projetar La Rotonda e outros edifícios e modelos em escala.
Também verá e ouvirá falar sobre o trabalho de Palladio por meio de projeções de vídeo. Então, vale a pena visitar o museu para obter uma compreensão mais profunda do homem que moldou grande parte da arquitetura da cidade.
O edifício em si, o único que Palladio viu concluído e decorado em sua vida, contém alguns belos afrescos de Tiepolo.
Caminhe pelo centro histórico, um dos passeios pela arte e cultura de Vicenza
O centro histórico de Vicenza abriga 23 edifícios de Palladio. Logo, se você quiser ver todos eles, pode passar no centro de informações turísticas e pegar um mapa.
Mas mesmo sem um roteiro definido, o centro histórico é agradável para passear vendo a arte e cultura de Vicenza. Logo, possui ruas estreitas e fachadas coloridas.
Além disso, não é muito grande, por isso, poderá ficar uma ou duas horas.
Na orla do centro histórico, você pode caminhar pelo verde Parco Querini, com seu templo clássico. E a estrada exterior, ao longo dos rios, é também um passeio encantador, com belos reflexos e pontes antigas.
Confira também: Conheça a cultura de Parma, na região de Emilia-Romagna, Itália
Todos esses passeios pela arte e cultura de Vicenza deixará sua vida mais emocionante! Até pelo fato de descobrir toda a riqueza que ela tem depois de sobreviver a muitos percalços.
Por fim, conte-nos o que achou e compartilhe conosco se já conhecia Vicenza ou não.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.