A bela arte de Turim, em Piemonte, Itália

Compartilhe em suas redes

Arte de Turim, a cidade mágica com belezas artísticas 

Uma viagem à Piemonte retrata muito bem a arte, a arquitetura e a cultura de um povo que preserva a sua história. Assim sendo, nesse lugar você encontrará uma infinidade de patrimônios da UNESCO, tanto ambientais como históricos e arquitetônicos. 

Entre eles, valem destacar as Residências Reais da Casa Savoy e os Montes Sagrados. Também a Paisagem Vinhateira de Langhe-Roero com seus mais de 10 mil hectares e Monferrato.

Além disso, cidades criativas como Turim, Biella e Ivrea Alba. Logo, todos esses e muitos outros conservam o patrimônio antigo para as futuras gerações.

Hoje, todos eles fazem parte fundamental da oferta turística cultural, turística e artística da região.

E para mostrar um pouco dessa grandiosidade, a joia de Piemonte, no noroeste da Itália, a cidade mágica conhecida como Turim ou Torino.

Para isso, confira aqui no blog Benini & Donato Cidadania Italiana essa cidade impressionante e a bela arte de Turim. 

A bela arte de Turim

Esta cidade surpreendente e repleta de cultura, Turim, oferece muitos lugares para você conhecer a arte e toda a sua beleza.

Certamente, você encontrará desde a arquitetura de praças históricas a palácios incríveis. Também um número enorme de museus de arte.

Ademais, Turim possui conquistas científicas impressionantes, uma comunidade literária próspera. Aliás, uma indústria cinematográfica cada vez mais florescente. 

Logo, a cultura é mais do que apenas uma característica de Turim; é uma parte preciosa e amada da vida cotidiana nessa cidade.

Legado da arte de Turim, em Piemonte

Sempre presente fazendo parte do legado dessa cidade moderna, a arte de Turim está sendo bem impactante. 

Isso porque você pode encontrar centenas de museus em Turim que homenageiam e exibem obras-primas artísticas excepcionais.

Então, vamos conhecer alguns deles? 

Museu Egizio

O Museo Egizio oferece aos visitantes uma visão em primeira mão das antiguidades egípcias. Logo, está sendo considerado o museu mais importante. Por fim, dedicado à civilização egípcia fora do Museu Egípcio do Cairo.

Museu Cívico d’Arte Antica

Localizado no Palazzo Madama, o Museu Cívico d’Arte Antica oferece uma coleção sobre a arte de Turim. E com pinturas medievais, barrocas e renascentistas. 

Assim sendo, você encontrará: 

  • 35 salas em quatro andares; 
  • Um terraço panorâmico; 
  • Abriga mais de 70.000 obras de arte, incluindo pinturas, esculturas, códices, cerâmicas e móveis;
  • Ritratto Trivulzio de Antonello da Messina e Liberazione di San Pietro dal carcere de Giacomo Jaquerio estão entre as pinturas mais famosas do museu.

Leia mais: Cultura De Lácio, Na Itália, E Locais A Visitar – Parte I

Galleria Civica d’Arte Moderna e Contemporânea, um dos locais sobre arte de Turim

Um lugar maravilhoso para ver algumas das mais modernas coleções de arte italiana. Na verdade, esse esteve sendo o primeiro museu da Itália dedicado à exibição pública de arte moderna.

Logo, aproveite o passeio pelo Museu que oferece: 

  • Quatro andares divididos por movimentos como Divisionismo, Futurismo. Também Arte Abstrata, Arte Pop e Arte Povera (um movimento focado na arte simples e significativa que começou em Turim).
  • As primeiras obras expostas são pinturas e esculturas da segunda metade do século XIX. 
  • Vários grandes artistas italianos estão representados ao lado de artistas estrangeiros. Logo, incluindo Giorgio de Chirico, Umberto Boccioni, Giacomo Balla, Max Ernst e Paul Klee. 

Portanto, o museu apresenta exposições temporárias fascinantes. Por fim, fornece um centro notável para oficinas de arte contemporânea e eventos especiais ao longo do ano.

Lingotto, cidade que já teve fábrica de carros da Fiat

Em Turim está situado o bairro Lingotto, que possui o mesmo nome da antiga fábrica da Fiat. Assim sendo, hoje, está sendo a sede administrativa e também um centro com shopping, centro de convenções, teatro e hotel. 

No topo da fábrica, você poderá admirar a pista de testes original da Fiat, bem como as vistas panorâmicas de Turim. 

Pinacoteca Giovanni e Marella Agnelli

Aos amantes da arte, essa está sendo a maior atração em Turim. Sendo assim, a Pinacoteca Giovanni e Marella Agnelli oferece uma galeria de arte localizada no último andar do complexo. 

Então, você poderá apreciar as obras de arte notáveis ​​da coleção que estão exibidas de Giovanni Agnelli (ex-chefe da Fiat) e sua esposa Marella Agnelli. 

Abrangendo do século XVIII até meados do século XX, a coleção apresenta obras de renomados artistas italianos. Ademais, e internacionais, incluindo Amedeo Modigliani, Canaletto e Matisse.

Portanto, as atrações imperdíveis incluem obras-primas de Picasso. Por fim, Renoir, Manet e do famoso escultor Antonio Canova.

Confira também: III Museus em Perugia, na Úmbria, o coração verde da Itália

Museu de Antiguidade, arte de Turim antiga

Se você tem preferência por arte antiga, visite o Museu de Antiguidade localizado no terreno do Palazzo Reale.

Assim sendo, os principais artefatos são das coleções dos duques de Savoy, que datam do século XVI. Logo, entre as obras em exibição estão mosaicos, esculturas e cerâmicas gregas e romanas, bem como artefatos etruscos e cipriotas. 

Há também um pavilhão dedicado à arqueologia local com mais de 8.000 objetos. E que traçam a história da região do Piemonte desde os tempos pré-históricos até a Idade Média.

Biblioteca Reale

Para finalizar a arte de Turim, conheça a Biblioteca Reale, que é a Biblioteca Real localizada dentro do Palazzo Reale. E exibe o que muitos acreditam ser um auto-retrato de Leonardo da Vinci. 

Então, desenhado com giz vermelho, o retrato descreve um homem idoso com uma longa barba. 

Nem todos os historiadores da arte concordam que o auto-retrato foi criado pelo próprio Leonardo. Entretanto, o desenho se tornou a representação icônica de Leonardo da Vinci. Por fim, da qual deriva nossa imagem atual da aparência física do grande artista.

Aqui estão locais para quem ama a arte de Turim, onde exibe muitos monumentos históricos e icônicas. Então, conte-nos o que achou! 

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Leave A Reply