Comidas Típicas De Molise, na Itália 

Compartilhe em suas redes

Conheça as comidas típicas de Molise como brodetto e torcinelli.

Conhecida por sua deliciosa culinária, a Itália usa os melhores ingredientes de origem local para preparar pratos saborosos. E, como você sabe, cada região tem as suas próprias peculiaridades e iguarias.

Assim sendo, a região de Molise não é diferente. Até porque como em qualquer lugar da Itália, a comida está sendo influenciada por sua história. 

Logo, Molise já esteve sob o domínio da Sicília. Então, as influências sicilianas são muito claras de se ver. 

Ademais, essa região de Molise, historicamente, possui pratos simples feitos com produtos locais frescos. Economicamente, é uma região com poder aquisitivo baixo.

Dito isso, Molise faz fronteira de um lado com o Mar Adriático e do outro com os Apeninos. Logo, as colinas verdes no meio são terras férteis, perfeitas para a agricultura.

Portanto, aqui o blog Benini & Donato Cidadania Italiana compartilhará pratos mais conhecidos e populares de Molise. Enfim, confira conosco!

Comidas Típicas De Molise, na Itália

Vai viajar para Molise? Então, veja os principais pratos regionais que você encontrará lá! Divirta-se com essas comidas típicas de Molise

Pampanela

A pampanella é um dos pratos de carne mais comuns da cozinha tradicional de Molise. Assim sendo, esse prato de carne de porco cozida com malagueta, alho e vinagre, a pampanella é um nome especial para um prato de origem duvidosa. 

Dessa maneira, apesar de hoje estar sendo produzido em vários locais de Molise, originalmente, era feito em San Martino in Pensilis. Ou seja, na província de Compobasso, em Molise. 

No entanto, em Portocannone e Ururi você também encontrará. Mas, certamente, os mestres muito capazes preparam esse prato de forma surpreendente em San Martino. 

Pezzata, uma das comidas típicas de Molise 

Pezzata, pedaços de ombro de cordeiro servidos com batatas e tomates. Então, se cozinha o prato com tempo longo a baixa temperatura para garantir que a carne fica realmente tenra. 

Dessa maneira, um dos melhores lugares para experimentar é no primeiro domingo de agosto em Capracotta, na Antica Festa Pastorale di La Pezzata.

Torcinelli

Torcinelli são salsichas recheadas com fígado de ovelha ou miudezas. Geralmente, são grelhadas, mas às vezes cozidas. 

Sendo assim, tradicionalmente, feito como uma forma de aproveitar todas as sobras do cordeiro. E garantindo que nenhuma parte do animal seja desperdiçada. 

Caciocavalo, uma das comidas típicas de Molise 

O queijo especial de Molise é o caciocavallo, que amarrado com um nó e pendurado em um cordão. Logo, isso lhe dá uma forma distinta de lágrima que, combinada com o fato de escorrer deliciosamente quando você a morde, ganhou o apelido de ‘lacrimosa’. 

Dito isso, está sendo feito de leite de vaca cru e normalmente é envelhecido por alguns anos antes de ser consumido. Quanto mais tempo deixar, mais picante será o sabor.

Brodetto

Outro prato a ser saboreado em Molise é o brodetto. Logo, uma gigantesca sopa de peixe doce e picante, nadando com peixes e mariscos. 

Bacalhau Arracanato, uma das comidas típicas de Molise 

Este é um prato delicioso e consiste em bacalhau assado no forno. Além disso, temperado com pão ralado, pinhões, nozes, passas, azeitonas e tomate cereja. 

Historicamente, era um prato frequentemente servido na véspera de Natal, quando os italianos tradicionalmente comem peixe. E, de fato, um verdadeiro Bacalhau Arracanato cozido não no forno, mas na lareira coberta de cinzas.

Scarpelle

Um doce não muito diferente de um donut, mas com sua forma e aparência retorcidas únicas, o scarpelle é feito de uma massa básica de farinha. Também fermento e água e depois frito antes de servirem com bastante açúcar. 

Composta Molisana

Trata-se de um doce feito com frutas e vegetais tradicionalmente cultivados nos olivais, vinhedos e pomares da região de Molise. Normalmente, inclui peras, uvas, tomates, cebolas, pimentões e cenouras. 

Assim sendo, esses são picados e preparados antes de serem colocados em potes de barro. Após isso, deixados a marinar durante pelo menos um mês antes de serem consumidos, altura em que são normalmente servidos sobre taralli (biscoitos tradicionais) como entrada ou antepasto. 

Senhora de Conca Casale, uma das comidas típicas de Molise 

O Signora di Conca Casale é um salame tradicional de Molise. Sendo assim, Conca Casale é uma pequena cidade em Molise com apenas cerca de 200 residentes, todos os quais guardam cuidadosamente a receita. 

Logo, o salame é tradicionalmente feito nos meses de inverno. E deixado a envelhecer por pelo menos 6 meses antes do consumo. 

Historicamente, teria sido oferecido aos signori (cavalheiros) da cidade, pois continha os melhores cortes de porco (coxa magra, lombo e pá, além de gordura da barriga e das costas) aromatizado com erva-doce e outras especiarias.

Trufas

Sendo o maior produtor de trufas da Itália, Molise oferece uma variedade de sabores. Logo, os mais famosos são: Nero Preggiato e Bianco.

No entanto, outras variedades de trufas como Scorzone e Bianchetto também você encontrará durante todo o ano. Enfim, se puder, experimente todos quando estiver em Molise. 

Aqui você conheceu as comidas típicas de Molise e, sem dúvida, cada uma traz um sabor delicioso ao paladar. Então, conte-nos o que achou. 

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Leave A Reply