Atrativos turísticos de Perugia para uma experiência rica sobre a Itália 

Fonte Maggiore e a Piazza são atrativos turísticos de Perugia para conhecer a Itália

Cidade medieval e rico patrimônio cultural fazem de Perugia um destino turístico imperdível, além de importante.

Sendo assim, esse lugar está sendo famoso. Logo, por suas muralhas defensivas ao redor do centro histórico. Além disso, o medieval Priory Palace Hotel apresenta arte regional do século XIII em diante. 

Também a catedral gótica oferece vista para a praça principal do Quatro de Novembro. Ademais, abriga pinturas e afrescos renascentistas. 

Sem contar que a Fonte Maggiore, no centro da praça, é uma fonte de mármore. Possui esculturas de cenas bíblicas e signos estelares.

Enfim, você não pode perder os atrativos turísticos de Perugia para conhecer a história da Itália e região da Úmbria. Para isso, veja o que o blog Benini e Donato Cidadania Italiana listou de sugestões para visitar. 

Onde fica Perugia?

Perugia, a capital da região da Úmbria, é uma charmosa cidade medieval no centro da Itália. Assim sendo, seu centro histórico é rico em patrimônio cultural, arte e arquitetura. 

Além disso, é o lar de inúmeros museus, galerias. E pontos de referência, que valem a pena explorar.

Então, seja você um apaixonado por história, um fã de gastronomia ou um entusiasta da arte, há algo para todos em Perugia. 

Para isso, descubra as melhores coisas para fazer em Perugia. Enfim, desde atrações populares até jóias escondidas.

Atrativos turísticos de Perugia 

Descubra as principais atrações, tesouros escondidos. Ademais, experiências imperdíveis em Perugia, na Itália.

Logo, de marcos históricos a comida deliciosa, você aproveitará tudo o que essa cidade oferece para planejar a viagem perfeita.

São Lourenço, um dos atrativos turísticos de Perugia 

A igreja gótica do século XV de San Lorenzo, a catedral de Perugia, tem uma fachada inacabada. E, apesar do fato de que sua construção continuou desde a colocação da pedra fundamental em 1345 até 1587. 

Assim sendo, a decoração externa em pedra rosa e branca foi concluída apenas na parede lateral voltada para a Fontana Maggiore. 

E no interior encontram-se belos coros do século XV. E um púlpito construído no século XIV a partir de fragmentos de pedra mais antigos. 

Então, as decorações em estuque e a falsa pintura em mármore são uma adição do século XVIII. Também a porta maneirista do século XVI foi transferida para esse local.

Logo, vieram do Collegio del Seminario. Procure na Capela de San Bernardino a Deposição de Federico Barocci, de 1567-69. 

Na sacristia, a que se acede a partir da capela à direita do altar-mor, há afrescos do século XVI. Assim, quem fez foi Giovanni Antonio Pandolfi di Pesaro. Enfim, a leste da catedral, a igreja de San Severo. E contém um afresco de 1505 de Raphael, The Trinity.

Saiba mais: V Atrações incríveis da arte e cultura em Perugia, na Úmbria, Itália

Visite a Fábrica de Chocolate Perugina

Perugina é uma das marcas de chocolate mais famosas da Itália. Aliás, melhor, os turistas podem fazer um tour por essa fábrica de chocolate Perugina.

Assim, aprender sobre o processo de fabricação do chocolate. Também provar alguns dos deliciosos chocolates oferecidos.

Desse modo, o passeio pela fábrica inclui uma visita ao museu Perugina. E onde os turistas podem conhecer a história da empresa. Por fim, poderá ver alguns dos antigos equipamentos de fabricação de chocolate.

Fontana Maggiore e Piazza IV Novembre 

A Fonte Maggiore do século XIII está localizada no centro da atraente praça principal de Perugia, a Piazza de la November. Assim sendo, ela é uma das mais belas fontes do seu tempo.

E com seus altos-relevos feitos pelos escultores de pedra Nicola e Giovanni Pisano. Também as suas bacias multifacetadas são de pedra branca e rosa.

Logo, acima dela está um trio de ninfas de bronze. E nas quais há um local onde jorra água. Enfim, essa praça sempre foi o centro político e social da comunidade.

Passeie pelo Lago Trasimeno, um dos atrativos turísticos de Perugia

O Lago Trasimeno é o maior lago da Itália central. Sendo assim, localizado a uma curta distância de Perugia. E, os turistas podem desfrutar de uma variedade de atividades.

Logo, incluem natação, caiaque e vela. Também relaxar em uma das muitas praias do lago.

Aliás, o lago abriga várias cidades. E vilarejos encantadores, incluindo Passignano sul Trasimeno e Castiglione del Lago.

Veja também: III Museus em Perugia, na Úmbria, o coração verde da Itália

Esses atrativos turísticos de Perugia lhe trarão uma experiência única sobre a Itália. E queremos saber o que achou. Então, se desejar, conte-nos se já visitou ou se pretende conhecer. 

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Cultura e arte de Reggio Calabria e locais a visitar  

Cultura e arte de Reggio Calabria Foto: Flickr

Experimente visitar estes locais e conheça a cultura e arte de Reggio Calabria 

Os passeios pela cidade de Reggio Calabria trazem felicidade e conhecimento extraordinário dessa rica e multifacetada herança grega.

Sem dúvida, serão dias de muito aprendizado com seus monumentos impressionantes e sua história.. Logo, experimente essa maior cidade da Calábria em toda a sua glória e variedade.

E que se estendem entre estátuas inestimáveis, vistas majestosas e poderosas muralhas da fortaleza. Logo, poderá também combinar uma viagem adicional a Messina de balsa, o que será memorável sua estadia.

Hoje o blog Benini e Donato Cidadania Italiana traz alguns locais a visitar. Portanto, aproveite o tempo de viagem para conhecer a cultura e arte de Reggio Calabria

Cultura e arte de Reggio Calabria 

Reggio Calabria é uma cidade rica em história, cultura e arte. Sendo assim, sua fundação remonta a 734 a.C pelo alcidiano grego. 

Desde então, a cidade sempre foi reerguida no mesmo local. Embora após o desastroso terremoto de 1908 que a destruiu totalmente. 

No entanto, foi na sequência deste acontecimento que surgiram os vestígios da Reggio clássica e da sua rica história. 

E, a partir daí, a fundação do Museu Magna Grecia logo contribuiu para a cultura e beleza da região de Reggio. 

Nesses dias atuais, Reggio é uma cidade cultural e não só graças ao seu museu, mas também:

  • Pinacoteca Civica (Galeria de Arte Cívica);
  • Castello Aragonese (Castelo Aragonês);
  • Teatro Comunale (Teatro Comunitário);
  • Museo del Bergamotto (Museu da Bergamota).

Logo, você encontrará um centro de atividades no extremo Sul da Itália, que é essa cidade de Reggio Calabria, grande em cultura. 

Tanto a influência italiana quanto a grega podem ser vistas em tudo, desde a arquitetura até a culinária. E se você gosta de apreciar a arquitetura de igrejas e teatros ao ar livre à beira-mar, ela será perfeita!

Também se aprecia a arte e a música espalhadas por toda a cidade, Reggio Calabria é um tesouro escondido da cultura calabresa que está apenas esperando para ser explorado.

Leia também: Passeios pela arte e cultura de Vicenza, na região de Vêneto, Itália

Locais a visitar em Reggio Calabria 

Museu Nacional da Magna Grécia 

Possui uma das mais notáveis ​​coleções de artefatos da Magna Grécia. Sendo assim, as coleções incluem materiais encontrados em escavações em algumas regiões do Sul da Itália, como Sicília, Calábria e Basilicata.

Ademais, existem inúmeras obras famosas que podem ser vistas no museu, tais como:

  • Bronzes de Riace, a Cabeça do Filósofo. E as coleções de pinakes, quadros votivos de terracota.

Embora o museu arqueológico de Reggio Calabria seja imperdível, essa cidade das artes traz muitos locais incríveis. 

Afinal, é o lar de muitas outras vistas gloriosas sobre as quais simplesmente vale a pena conhecer.

Duomo di Reggio, um dos mais famosos da cultura e arte de Reggio Calabria

Basilica Cattedrale Metropolitana di Maria Santissima Assunta em Cielo, a catedral da cidade, é um dos edifícios que foi severamente afetado pelo terremoto de 1908. 

O que começou por volta de 300 d.C nas ruínas de um templo grego e passou por muitas reestruturações. Também houve ampliações ao longo dos séculos.

E, assim, teve que ser totalmente reconstruído no século XX. Além disso, também algumas de suas doações dos séculos XV e XVI.

Contudo, só o portal frontal ricamente decorado já vale a visita. Enfim, aproveite para tirar fotos e admirar a beleza.

Madre della Consolazione, a cultura e arte de Reggio Calabria 

Outro edifício destruído é esta igreja votiva do século XVI. Provisoriamente estabilizada como uma igreja de madeira por décadas, a nova igreja de peregrinação tem um toque moderno decisivo.

E criando um contraste fascinante com as antigas raízes de Reggio Calabria. Então, o retábulo, uma pintura da Maria della Consolação, faz parte de uma procissão que o leva à catedral em setembro e retorna em novembro.

Logo, isso comemora séculos passados, quando a peça foi trazida repetidamente ao Duomo di Reggio durante epidemias.

Castelo Aragonese

Aqui está outro local de cultura e arte de Reggio Calabria, o marco da cidade bem famosa. Sendo assim, estruturas fortificadas provavelmente existiam desde os tempos antigos.

Naquela época, a colina sobre a qual agora repousa este forte era muito mais impressionante. Embora seu nome se deva a pesadas alterações arquitetônicas sob o rei Fernando I de Aragão.

E que mandou construir os impressionantes bastiões redondos com merlões. Enfim, as origens reais do forte provavelmente estão entre os séculos IX e XI, na época bizantina.

Confira: Conheça a cultura de Parma, na região de Emilia-Romagna, Itália

Uma visita a um desses locais, sem dúvida, trará a você mais descobertas sobre a cultura e arte de Reggio Calabria. Portanto, conte-nos a sua experiência! 

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

A Rica Tradição Gastronômica de Modena – Descubra seus produtos alimentícios, comidas

Tradição Gastronômica de Modena Foto: Freepik

A rica tradição gastronômica de Modena se conhece por seus produtos alimentícios. Sendo assim, feitos de alta qualidade há milhares de anos.

Por isso, esse destino está sendo o lar de alguns dos produtos alimentícios mais populares. Aliás, sua localização na região de Emilia-Romagna e arredores fazem uma combinação perfeita de comida boa e tradicionalismo.

Desse modo, os modeneses não deixam de lado a sua tradição. Logo, em quase todos os lugares que você for na cidade, encontrará comida deliciosa feita da maneira tradicional modenesa.

Agora, jantar fora é um modo de vida da região. Então, para uma cidade pequena, há muitos restaurantes.

Entretanto, mesmo com tantas opções, você ainda precisará reservar. Pois sempre está cheia de pessoas.

Agora, você deverá vir a Modena, ao menos, por duas razões:

  1. O vinagre balsâmico;
  2. Carros da marca Ferrari.

Certamente, a experiência será única!! E ambos permitem você conhecer os processos de fabricação e ter um momento de degustação. 

Bem, aqui estão alguns dos produtos culinários que o blog Benini e Donato Cidadania Italiana separou para você! Portanto, confira a seguir! 

Rica Tradição Gastronômica de Modena 

Para provar o melhor que a região da Emilia-Romagna tem a oferecer, veja a seguir! Pois, estão os alimentos que você poderá saborear em Modena:

Bolinho frito, comida rica em tradição gastronômica de Modena

Gnocco fritto é um dos alimentos especiais de Modena. Sendo assim, um pão simples feito de farinha, água e banha. 

E, depois de cozido, o gnocco aumenta. Assim, para criar fofinhos bolinhos deliciosos para o lanche.

Gnocco fritto são tão versáteis quanto deliciosos. Então, isso significa que você pode encontrá-los servidos a qualquer hora do dia.

Para o café da manhã, gnocco fritto é comumente apreciado ao lado de um cappuccino. E, à noite, serão servidos com salumi. Enfim, o meio perfeito para saborear os enchidos da região.

Verdadeiro vinagre balsâmico

O  vinagre balsâmico de Modena é um dos condimentos mais amados do mundo. Assim sendo, essa afirmação é corroborada por números. Então, o vinagre balsâmico é exportado para mais de uma centena de países. 

Logo, o ouro negro  de Modena é um líquido acastanhado, xaroposo. E aromático que não contém corantes nem conservantes.

Portanto, uma especialidade da Emilia-Romagna. Enfim, está profundamente ligada ao seu território de produção.

Curiosidades sobre o vinagre balsâmico 

  • Embaixador da comida italiana em todo o mundo;
  • Obteve a marca de Indicação Geográfica Protegida  em 2009;
  • Exportado para 120 países;

Por fim, existe o vinagre balsâmico de Modena IGP. Ademais, o vinagre balsâmico de Modena DOP (desde 2000). Agora, se nenhum desses nomes exatos estiver escrito na garrafa fique atento. Pois, significa que não é o vinagre balsâmico original de Modena. 

Leia mais: O que comer em Salerno? Experimente os frutos do mar na região da Campânia

Tortellini, comida rica em tradição gastronômica de Modena

Massa recheada com carne, os tortellini nasceram nas casas de fazendeiros. Assim sendo, tentavam reciclar as sobras de carne fazendo um prato saboroso.

Especialmente, indicado para os meses de inverno. Até porque não queriam desperdiçar boa comida.

Por fim, não é à toa que essa comida se tornou um dos pratos natalinos mais típicos do Norte da Itália.

Vinho lambrusco

O Lambrusco é um dos poucos vinhos tintos espumantes produzidos na Itália. Todavia, tem rica tradição gastronômica de Modena.

Sendo assim, provém de diferentes variedades de uvas. Logo, cultivadas principalmente nas terras da Emilia Romagna. 

Logo, feito com uvas que possuem grãos ricos e vermelhos. Ademais, também é o vinho tinto mais vendido na Itália.

Existem quatro tipos de Lambrusco DOC. E cada tipo é bem conhecido. Por fim, pode ser espumante tinto ou rosé. 

Agora, as suas origens são antigas. Então, remontam presumivelmente a dois mil anos atrás. Assim, ao longo dos anos a sua preparação técnica e conservação evoluíram e melhoraram.

Então, as combinações são muitas! Logo, estão todas presentes na culinária típica da Emília. Enfim, o Lambrusco não tem medo da combinação aromática porque é um vinho de sabor forte.

Como lido, a rica tradição gastronômica de Modena se faz por seus pratos deliciosos. E que tal experimentá-los quando estiver em viagem a essa cidade? Compartilhe! 

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Pontos Turísticos em Parma, na Emilia-Romagna, Itália 

Pontos Turísticos em Parma

Piazza Garibaldi, um dos mais famosos pontos turísticos em Parma 

Famosa por seu presunto e queijo, Parma se destaca como sendo uma das maiores cidades da região de Emilia-Romagna, ao Norte da Itália. 

Assim sendo, você encontrará muitos encantos e recantos. Aliás, o Norte da Itália possui muitos lugares encantadores que você precisará de meses para conhecer.

Agora, os pontos turísticos em Parma valem muito a pena. Principalmente, por abrigar uma das universidades mais antigas do mundo. 

E também experimentar seu queijo parmesão, mundialmente famoso. Certamente, você terá uma viagem fantástica!  

Para isso, confira aqui no blog Benini e Donato Cidadania Italiana sugestões de passeios para fazer em Parma. 

Onde fica Parma? 

Estrategicamente localizada entre Milão e Bolonha, é uma cidade ideal para uma viagem, tanto de um dia como de férias. Aliás, como não é tão turística, você não verá a cidade com muita movimentação de viajantes.

Pontos Turísticos em Parma 

O apelo atemporal e a charmosa cidade velha tornam Parma uma das cidades imperdíveis da Itália. Sem surpresa, essa cidade também recebeu o título da UNESCO como a Cidade Criativa da Gastronomia. 

Logo, não é novidade que Parma tem uma cultura abundante, lugares incríveis e uma história rica. Portanto, aqui estão alguns lugares para ver: 

Praça da Catedral, um dos pontos turísticos em Parma

Se vir a Parma, essa praça é uma visita obrigatória. Logo, está sendo a alma da cidade e, por isso, um dos pontos turísticos em Parma

Sendo assim, situada na cidade velha, a estética agradável dos arredores atrai a muitos. E, especialmente, as ruas de paralelepípedos.

Também os edifícios encantadores como a torre do sino, o duomo e o batistério contribuem para tornar essa praça o que é hoje. 

O Duomo, sem dúvida, é o que atrai os turistas, pois os afrescos e as esculturas são impressionantes. Por fim, não perca a oportunidade de conferir a torre sineira e o batistério que ficam a poucos passos um do outro.

Leia mais: Por que viajar para Turim, em Pimonte? III Motivos para incluir esse destino turístico da Itália

Jardim Botânico de Parma 

Mantido pela Universidade de Parma, esse jardim botânico encontra-se na Viale Martiri della Liberta, no centro da cidade.

Então, dentro do terreno deste belo jardim, você pode encontrar uma série de diferentes espécies de plantas e árvores.

Além disso, existem várias estufas diferentes que contêm uma bela seleção de plantas e frutas tropicais.

Castello di Torrechiara

Para um dia de viagem, saindo de Parma, você se agradará de um lugar tranquilo, sossegado. Logo, visitar a vila rural de Torrechiara oferece uma experiência diferente.

Sendo assim, essa charmosa vila pode ser alcançada de carro em aproximadamente 35 minutos. E está situada ao Sul de Parma – durante a viagem você viajará pelas belas paisagens italianas.

Todavia, a sua principal atração é o incrível Castello di Torrechiara, construído em 1400. Desse modo, esta imensa estrutura supera a aldeia.

E ergue-se orgulhosamente sobre uma pequena colina, proporcionando-lhe vistas panorâmicas sobre a região circundante.

Embora a arquitetura do castelo permaneça em excelentes condições, o interior também está bem preservado. Por fim, apresenta vários quartos finamente decorados, incluindo a famosa Camera d’Oro (Câmara Dourada).

Piazza Garibaldi, um dos mais famosos pontos turísticos em Parma 

Uma das ruas famosas e um dos pontos turísticos em Parma é a Piazza Garibaldi. Assim sendo, cercada por restaurantes, lojas e cafés, você não ficará desapontado ao passear ali.

Logo, alguns edifícios notáveis ​​ao redor são o Palazzo del Governatore e a Igreja de São Paulo Apóstolo.

Outras atrações interessantes 

Além dessas atrações, se você tiver mais alguns dias disponíveis, conheça estes pontos turísticos em Parma e atividades que podem ser visitados:

  • Museo Glauco Lombardi – lhe dará uma visão sobre a vida de Napoleão Bonaparte e sua esposa Marie Louise.
  • Santuário de Santa Maria Della Steccata – a igreja renascentista foi a primeira a ser construída com planta central em Parma.
  • Casa del Suono – já foi uma igreja, mas agora é um museu de tecnologia, música e instrumentos musicais.
  • Tour do Queijo Parmigiano Reggiana – prove o seu queijo e faça um passeio de degustação de queijos.
  • Passeio gastronômico pela cidade, você ficará satisfeito, mas não se arrependerá.
  • Tour do Vinagre Balsâmico – se você ama pão, então por que não experimentar o famoso vinagre balsâmico pela cidade?

Confira também: O que fazer em Modena em 1 dia? Conheça a cidade da marca Ferrari

Há muito o que fazer nessa cidade para relaxar, se divertir. E provar suas iguarias saborosas. Então, conte-nos o que achou desses pontos turísticos em Parma e compartilhe as suas experiências. 

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Arte e cultura em Messina – Conheça atrações para visitar 

Arte e cultura em Messina Foto: Freepik

Catedral de Messina, a bela arte e cultura de Messina

Com uma riqueza de atrações arquitetônicas, Messina traz conhecimento da cultura e belas obras-primas. Sendo assim, um de seus principais símbolos da cidade: o estupendo Duomo di Messina. 

Desse modo, a catedral construída no século XII sobreviveu a reconstruções. Além disso, a destruição repetidas vezes ao longo dos séculos. 

No entanto, muitos elementos do edifício permaneceram inalterados após um período tão longo. Além disso, os mais belos mármores foram usados ​​para decorar sua fachada.

Ademais, as elegantes janelas góticas foram preservadas na parte superior da catedral. Logo, uma valiosa coleção de obras de arte armazenada dentro das suas paredes.

Sobretudo, apenas algumas delas sobreviveram até nossos dias. Então, se você procura por atrações de arte e cultura em Messina, sem dúvida, irá aprender sobre sua história e reconstrução. 

Portanto, o blog Benini e Donato Cidadania Italiana apresenta não apenas o Duomo. Mas, alguns dos museus, galerias de arte e outras atrações nessa linda cidade. 

Atrações de arte e cultura de Messina 

Museu Regional de Messina

Feito nas instalações de uma antiga fiação de seda, abriga duas telas de Michelangelo Merisi da Caravaggio. Também, a Ressurreição de Lázaro e a Adoração dos Pastores.

Além disso, obras de outros grandes artistas como: 

  • Antonello da Messina;
  • Mattia Preti, Caravaggio;
  • Girolamo Alibrandi;
  • Vincenzo Catena;
  • Annibale Carracci;
  • Francesco Laurana;
  • E muitos outros.

Museu de cultura e música popular do Peloritani, para aprender a arte e cultura em Messina

Vídeos, escuta digital, hipertextos, suportes literários representam todo o caráter multidisciplinar nesse Museu. Também abriga uma coleção de instrumentos musicais da tradição do Peloritani.

Logo, gaitas de foles, sinos de vento, flautas de palheta. Portanto, um verdadeiro centro de investigação científica. Para tanto, onde se estudam as tradições populares e a sua história.

Galeria de Arte Moderna e Contemporânea “Lucio Barbera”

Instalado na sede da Cidade Metropolitana do Palazzo degli Uffizi. Sendo assim, este museu abriga e protege obras de grandes mestres:

  • Renato Guttuso;
  • Lucio Fontana;
  • Giò Pomodoro;
  • Max Liebermann;
  • Franco Angeli;
  • Giuseppe Santomaso;
  • Toti Scialoja.

Exposição permanente “La vita non è un sogno”

Dedicado ao famoso poeta Salvatore Quasimodo. E alojado na Galeria de Arte Moderna e Contemporânea.

Logo, um acervo muito precioso vindo diretamente do arquivo do poeta. Por fim, composto por fotografias, manuscritos, cartas, homenagens.

Leia também: Passeios pela arte e cultura de Vicenza, na região de Vêneto, Itália

Tesoro del Duomo, a bela arte e cultura de Messina 

Como o nome sugere, o Tesoro del Duomo está localizado no átrio sul da Catedral de Messina. Sendo assim, composto por uma coleção de objetos preciosos.

Também expressão do gênio criativo dos ourives e ourives de Messina. Ademais, datável do século X ao XX. Portanto, incluindo um típico presépio de arte napolitana em estilo do século XVIII. 

Aquário de Messina

O Aquário de Messina abriga mais de 70 espécies diferentes de peixes. Também moluscos, crustáceos e répteis do Mediterrâneo. Para tanto, anexado à estrutura está um pequeno museu de fauna marinha.

E onde se realiza uma exposição permanente. Logo, apresentada na EXPO de Veneza e intitulada “Os peixes abissais do Estreito de Messina. Por fim, também as coleções do Instituto Talassográfico do CNR de Messina”.

Museu Zoológico “Cambria”

Está localizado no interior do Museu Histórico Científico do Departamento de Biologia Animal e Ecologia Marinha da Faculdade de Ciências Matemáticas, Físicas e Naturais da Universidade de Messina. Logo, alberga uma rica coleção de insetos, vertebrados e moluscos. Enfim, com particular atenção à fauna típica da zona de Messina.

Museu histórico da fortificação permanente do Estreito de Messina – belo lugar para arte e cultura de Messina 

O museu abriga o Forte Cavalli. Então, uma das fortificações que foram construídas no Estreito de Messina no final do século XIX. Portanto, como defesa contra uma possível invasão francesa.

Logo, o museu conta a história da defesa do Estreito. Enfim, desde o período pós-unificação até a Segunda Guerra Mundial.

Veja também: V Atrações incríveis da arte e cultura em Perugia, na Úmbria, Itália

Então, conte-nos quais atrativos de arte e cultura de Messina mais lhe chamou atenção. Portanto, se você gosta de estudar esse assunto, comente. 

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Pratos mais famosos de Gênova para experimentar na viagem 

Pesto e Focaccia são os pratos mais famosos de Gênova! 

A cidade de Gênova oferece uma culinária com pouca carne e muita massa como a Focaccia. Assim sendo, há comidas mais leves também como os temperos usados na cozinha genovesa. 

No caso, o manjericão está sendo um dos mais envolvidos desta região. Aliás, a culinária de Gênova tem tudo a ver com os povos nativos que ali residem.

Logo, os pratos gastronômicos de Gênova se deleitam com a desenvoltura de seu povo. E na invenção também de pratos genoveses.

Desse modo, se combinam habilmente esses melhores ingredientes naturais transformando-os em pratos saborosos. E que dão água na boca por serem únicos. 

Portanto, seja bem-vindo ao melhor da cozinha genovesa! E aqui o blog Benini e Donato Cidadania Italiana fornecerá alguns pratos mais famosos de Gênova. Vem ver! 

Pratos mais famosos de Gênova 

Os pratos mais famosos de Gênova, exportados para o mundo todo, são o pesto e a focaccia. Todavia, você também descobrirá sua culinária peculiar, que a torna única! 

Mesmo que exista pouco tipo de carne, o sabor da Ravióli o deixará impressionado. Logo, deverá experimentar quando estiver lá na viagem.

Além disso, poderá conferir o uso frequente de grão de bico e castanhas nos pratos genoveses. Enfim, muitos sabores diferentes, misturas que fazem a sua cozinha ser admirável.

Focaccia, um dos pratos mais famosos de Gênova 

A fugassa, como os genoveses conhecem a Focaccia, costuma ser consumida como prato de café da manhã.

Além disso, tradicionalmente, ela é mergulhada no cappuccino. Assim sendo, esse pão sírio fermentado é a segunda exportação mais popular de Gênova.

No entanto, não deixe de experimentar o original da cidade! Inclusive, a porção pode ser saboreada em muitos locais nas ruas quando estiver passeando.

Por fim, você o encontrará embrulhado em papel para proteger os dedos do azeite da Ligúria deliciosamente sutil e leve com o qual é temperado.

Leia também: Pancetta, bergamota e mais comidas da Reggio Calabria saborosas para experimentar

Farinata

Certamente, você só ouvirá falar de farinata em Gênova. Sendo assim, esse prato sem glúten significa “feito de farinha”. 

Dessa maneira,  ela é uma farinha de grão de bico, com azeite e sal. Então, Farinata se resume a uma torta de grão de bico ou pão sírio de grão de bico. 

E depois de misturar os ingredientes para Farinata, eles são deixados em repouso por algumas horas. E, em seguida, despejados em uma assadeira redonda grande.

Por fim, assados ​​em alta temperatura até ficarem crocantes e dourados. 

Pansotti, um dos pratos mais famosos de Gênova 

Enquanto o Ravioli é em forma de quadrado recheado de massa, o Pansotti é a barriga. Assim sendo, Pansa no dialeto da Ligúria é a barriga.

Então, Pansotti parece um pouco com tortellini. Geralmente, recheado com queijo ricota, espinafre ou acelga e manjerona com ervas. E esses são outros alimentos básicos que você encontrará em muitos molhos e pratos em Gênova.

Enfim, Pansotti está sendo frequentemente servido com uma “salsa alle noci” – um molho de nozes.

Salsa Alle Noci

Você sempre encontrará pesto no cardápio de Gênova. Desse modo, ele está mais popular no verão, porém, a salsa alle noci está mais comum no outono e inverno. 

Para tanto, os ingredientes são simples, tais como:

  • Nozes, leite, queijo parmesão, alho, azeite e manjerona. Por fim, misture tudo em um molho cremoso e sirva com pansotti.

Ravióli, um dos pratos mais famosos de Gênova 

Embora a comida tradicional de Gênova seja leve em carne de porco e vaca, você ainda encontrará pratos deliciosos com carne.

Então, saboreie Ravióli, que é um robalo ou cavala recheado em deliciosas massas frescas.

Pesto ala Genovese

Usando dois dos ingredientes locais de Gênova – manjericão e azeite – combinados com pinhões, sal de alho e queijo, obtém-se o pesto.

Assim sendo, o melhor Pesto Genovese é feito com Manjericão Genovese, o Azeite da Ligúria. Ademais,  azeitonas Taggiasca, pinhões, alho, sal e um Parmigiana Reggiano envelhecido. 

Enfim, uma ótima iguaria para você se deliciar, pois o Pesto foi inventado na Ligúria. 

Confira: Cozinha de Piemonte no Outono para quem ama vinhos – A melhor estação do ano

Finalizados esses pratos mais famosos de Gênova. E, certamente, você já provou algum deles no Brasil, tais como a Focaccia. Mas, que tal saborear a da própria região genovesa? Compartilhe!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Por que viajar para Turim, em Piemonte? III Motivos para incluir esse destino turístico da Itália 

Viajar para Turim, a capital verde da Itália 

Cidades famosas como Roma, Milão e Veneza se destacam sempre quando o roteiro é para Itália. Provavelmente, você ouve muito falar delas por onde passa, verdade?

Entretanto, há muitos lugares fantásticos tanto quanto as cidades populares. E uma delas se chama a bela Turim, capital da região de Piemonte, localizada no Noroeste da Itália.

Assim sendo, o blog Benini e Donato Cidadania Italiana poderia listar aqui inúmeros motivos. Certamente, um deles seria provar um dos seus melhores vinhos, o Barolo.  

Mas, vamos deixar para você III Motivos de viajar para Turim e ter uma das suas experiências únicas e incríveis. Confira! 

Onde fica Turim? 

Bem, como dito antes a cidade de Turim, Torino em italiano, está localizada no Noroeste da Itália. Sendo assim, de fácil acesso devido à sua localização estratégica entre os vales alpinos circundantes.

Logo, podemos notar que não é apenas um destino importante na Itália, mas também é fácil viajar. Então, você poderá chegar de avião, pegar um trem, um ônibus ou dirigir até Turim.

Para tanto, tudo dependerá de onde você está vindo, qual é o seu orçamento e seu estilo de viagem. Por isso, planejar é essencial para uma viagem de sucesso. 

III Motivos de viajar para Turim, em Piemonte 

A capital verde, como está sendo denominada, é um dos maiores motivos de viajar para Turim. Por isso, muitos viajantes da natureza chegam a esse local bem entusiasmados. 

Mas, há outros que você amará! Portanto, descubra abaixo e viaje até Turim para conhecer toda a sua grandeza.

Leia também: Explore Ferrara, a cidade renascentista da Itália com paisagens históricas e modernas

I – Parques, Alpes e colinas

Turim é conhecida por ser a Capital Verde, mas a relação da cidade com a natureza e os espaços verdes vai além do título. Sendo assim, o antigo polo industrial italiano está dando espaço para inovação, transporte verde e iniciativas.

Desse modo, um dos motivos de viajar para Turim se concentra no fato de que há muitos parques e espaços verdes. Logo, o mais famoso é o Valentino Park (Parco Del Valentino).

Então, um enorme parque central pontilhado por um jardim de rosas, Vila Medieval. Existem inúmeros locais para correr, andar de bicicleta ou simplesmente relaxar. 

Pois bem, o Valentino Park fica perto do centro da cidade e fica em frente ao rio Pó. O rio atravessa a cidade e é rodeado por um bonito passeio marítimo com árvores, percursos pedonais e cicláveis. 

Agora, se você seguir o rio, encontrará outros parques pela cidade. Logo, o Colletta Park e o Europa Park (este tem boas vistas da cidade).

Portanto, tome um café, uma cerveja ou um drink em um dos quiosques e relaxe na grama. Enfim, essas atividades farão muito bem! 

Além do parque, Turim é cercada por colinas verdes de um lado e pelos Alpes italianos do outro. Por isso, se você gosta de uma caminhada fácil, pode se aventurar até a colina da Basilica Di Superga.

Portanto, planejar sua caminhada para ver o espetacular pôr do sol sobre a cidade e descer no bonde histórico são bons motivos para viajar para Turim. 

II – Chocolate no Guido Gobino ao viajar para Turim

Outro motivo bem interessante e que não poderia deixar de mencionar: os deliciosos chocolates de Turim! Até porque ela é a casa do chocolate na Itália.

Sendo assim, aprecie uma experiência clássica de Torinese, caso seja um fã desse doce! Ademais, a região tem requintadas iguarias de chocolate que quando estiver em Turim deverá degustar.

Um desses locais incríveis se chama Guido Gobino, o famoso lar dos chocolates! E participe de uma degustação de seu típico chocolate.

Logo, você aprenderá tudo sobre o processo. Também descobrirá a jornada de fabricação do chocolate do início ao fim e terminará com uma degustação.

III – Palácio da Madama, faça a visita ao viajar para Turim

A cerca de 4 minutos a pé da Catedral de Turim fica o glorioso Palácio Madama (Palazzo Madama). Sendo assim, o Palácio Madama ganhou seu lugar como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1997 por um bom motivo; foi o primeiro Senado do Reino da Itália. 

Logo, esse Palácio Madama é o edifício mais antigo de Turim. E está sendo uma parte importante da história da Itália moderna, bem como da Roma Antiga. 

Hoje abriga o Museu de Artes Antigas e preenche todos os 4 níveis do palácio para visitar. Por fim, um belo motivo para incluir em seu roteiro de viagem à Turim.

Confira: O que fazer em Gênova, na Ligúria, Itália

Você conheceu estes III Motivos de viajar para Turim, capital de Piemonte, na Itália. E, se desejar, conte-nos quais deles mais lhe chamou atenção.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Passeios pela arte e cultura de Vicenza, na região de Vêneto, Itália 

Conheça o Museu Palladio e outros passeios pela arte e cultura de Vicenza 

“Vitoriosa” – assim está sendo chamada Vicenza (nome dado pelos romanos) depois de reconstruir a cidade abalada pela Primeira e Segunda Guerra Mundial. Assim sendo, há muito a explorar e a aprender com todas as batalhas que enfrentou ao longo dos anos. 

E o mais interessante é que está glamourosa até hoje! Certamente, uma viagem cultural a Vicenza será inesquecível!

Mas, não apenas esse fato marcado pelos antigos nos impulsiona e motiva a conhecê-la. Também ela fornece passeios imperdíveis devido ao centro de arte recheado de praças elegantes.

Além disso, você encontrará muitas vilas, museus, igrejas e galerias de arte. Como exemplo, as Villas Palladianas declaradas Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994.

Logo, indiscutivelmente, um dos locais mais famosos da cidade. E sem contar sua evidente importância cultural que se vê em cada lugar.

Para tanto, Vicenza também é o terceiro maior centro industrial da Itália. Desse modo, tornou-se uma das cidades mais ricas do país. 

Então, vamos conhecer alguns passeios pela arte e cultura de Vicenza? Aqui o blog Benini e Donato Cidadania Italiana mostrará alguns locais que você pode visitar, tais como Catedral, Museu, Teatro e mais. Confira agora!

Arte e cultura de Vicenza – Experimente estes passeios pela cidade 

Exposições na Basílica Palladiana

A Basílica Palladiana está sendo outra obra-prima famosa de Andrea Palladio. Sendo assim, construída no século XV, já abrigou tribunais e conselhos.

Logo, uma de suas características mais marcantes se destaca pela cúpula de cobre que se parece com o casco de um navio virado ao contrário. E seus pórticos e loggias passaram por constantes reconstruções até sua conclusão em 1614.

Então, comece seu passeio pelas três salas de exposições e veja algumas artes. Por fim, aproveite o Museo del Gioiello, que contém uma coleção de jóias históricas.

Catedral de Vicenza, outro passeio pela arte e cultura de Vicenza 

A Catedral de Vicenza, provavelmente, esteve sob projeção de Palladio. Assim sendo, concluída no século XVI, veja a cúpula original feita de forma impressionante!

No entanto, você ficará curioso como a Catedral se restabeleceu, pois durante a Segunda Guerra Mundial foi praticamente destruída pelos bombardeios.

Mas, ela está lá de pé reconstruída e, por isso, parece tão nova. Enfim, o exterior impressiona a todos com uma bela fachada gótica que sobreviveu a muitos ataques.

Leia mais: V Atrações incríveis da arte e cultura em Perugia, na Úmbria, Itália

Teatro Olímpico  

Em 1589, estava sendo construído o Teatro Olímpico a fim de parecer semelhante aos anfiteatros romanos. Logo, a forma elíptica ainda mantém algumas apresentações musicais e teatrais, apesar de todo o tempo de sua existência. 

Sem dúvida, todo esse monumento estava sendo projetado pelo arquiteto Andrea Palladio, onde faleceu antes mesmo de sua conclusão. 

E o mais interessante é que foi considerado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994. Então, um dos únicos teatros renascentistas remanescentes no mundo.

Também o teatro só acomoda cerca de 400 pessoas. Enfim, caso você queira assistir aos concertos, vai gostar dele sendo palco do Festival de Jazz de Vicenza na primavera. E da Temporada de Apresentações Clássicas no outono conhecendo, assim, a arte e cultura de Vicenza.

Museu Palladio 

Instalado no lindo Palazzo Barbarano, esse museu projetado por Palladio, exibe muitos dos desenhos originais do arquiteto. Além disso, você encontrará os seus livros, as tecnologias que usou para projetar La Rotonda e outros edifícios e modelos em escala.

Também verá e ouvirá falar sobre o trabalho de Palladio por meio de projeções de vídeo. Então, vale a pena visitar o museu para obter uma compreensão mais profunda do homem que moldou grande parte da arquitetura da cidade.

O edifício em si, o único que Palladio viu concluído e decorado em sua vida, contém alguns belos afrescos de Tiepolo.

Caminhe pelo centro histórico, um dos passeios pela arte e cultura de Vicenza 

O centro histórico de Vicenza abriga 23 edifícios de Palladio. Logo, se você quiser ver todos eles, pode passar no centro de informações turísticas e pegar um mapa.

Mas mesmo sem um roteiro definido, o centro histórico é agradável para passear vendo a arte e cultura de Vicenza. Logo, possui ruas estreitas e fachadas coloridas. 

Além disso, não é muito grande, por isso, poderá ficar uma ou duas horas.

Na orla do centro histórico, você pode caminhar pelo verde Parco Querini, com seu templo clássico. E a estrada exterior, ao longo dos rios, é também um passeio encantador, com belos reflexos e pontes antigas.

Confira também: Conheça a cultura de Parma, na região de Emilia-Romagna, Itália

Todos esses passeios pela arte e cultura de Vicenza deixará sua vida mais emocionante! Até pelo fato de descobrir toda a riqueza que ela tem depois de sobreviver a muitos percalços.

Por fim, conte-nos o que achou e compartilhe conosco se já conhecia Vicenza ou não. 

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

O que comer em Salerno? Experimente os frutos do mar na região da Campânia

Experimente estas opções sobre o que comer em Salerno

Quando viajamos para Itália, a comida costuma ser uma das motivações mais comuns. Afinal, todo o país celebra a culinária com bom gosto e qualidade.

Assim sendo, os frutos do mar que você encontrará em Salerno, sem dúvida, lhe trará uma recordação eterna. Até porque sua localização privilegiada proporciona alimentos bem deliciosos.

Logo, Salerno fica no extremo sudeste da Costa Amalfitana, em Campânia, na Itália. E onde há um porto marítimo movimentado, porém, a cidade recebe poucos turistas.

Então, uma viagem nesse destino fará você desfrutar da autêntica comida no Sul da Itália,além de curtir a tranquilidade. Também descobrir locais históricos antigos e praias cintilantes e fascinantes.

Portanto, hoje você conhecerá algumas delícias sobre o que comer em Salerno aqui no blog Benini e Donato Cidadania Italiana. Veja! 

O que comer em Salerno? 

Esta cidade está situada entre as montanhas e o mar com restaurantes aconchegantes e comida saborosa. Sendo assim, possui um rico patrimônio arquitetônico e atrações impressionantes.

Também há uma vibrante vida noturna, lindos jardins e incríveis museus e monumentos.

E, o mais interessante, em Salerno você pode ter uma autêntica experiência de gastronomia italiana. Para saber, leia abaixo!

Frutos do mar 

Os frutos do mar em Salerno estão em todos os lugares. Então, considere realmente estar num paraíso desse tipo de prato. 

Além disso, você encontrará uma diversidade de peixes como nunca viu, tanto pela excelente qualidade quanto pelo bom preço. 

Scialatielli Ai Frutti Di Mare

Quando você estiver na cidade, experimente o Scialatielli Ai Frutti Di Mare. Sendo assim, é uma massa grande que se serve com vários tipos de mariscos como amêijoas, músculos.

Enfim, sua simplicidade também é absolutamente ótima e vale muito a pena devido o seu sabor incrível!

Leia também: Pancetta, bergamota e mais comidas da Reggio Calabria saborosas para experimentar

Parmigiana Di Alici

Outro prato sobre o que comer em Salerno é a Parmigiana Di Alici. Logo, se você gosta de anchovas esse é o melhor prato do mundo!

S cazzetta di Pantaleone, uma opção sobre o que comer em Salerno

Para sobremesa, experimente o dolce de Salerno: S cazzetta di Pantaleone. Logo, é composto por pão de ló, creme, morangos silvestres e glacê vermelho.

Fritto Misto di Mare e Risotto Alla Pescatora

O Fritto Misto di Mare é uma mistura clássica de frutos do mar fritos que geralmente inclui lulas, camarões e anchovas. 

Todavia, se você não gosta de frituras, um  Risotto Alla Pescatora pode estar sendo uma boa opção. Então, prove esse tradicional risoto de frutos do mar. 

Enfim, os sabores de peixe fresco misturam-se na perfeição com a delicada base de arroz, tornando esse prato refrescante.

Salada Caprese

A província de Salerno abriga o raro búfalo nativo, que ainda é criado por lá. E o melhor produto vindo das fazendas de búfalos é obviamente a muçarela com delicioso leite de búfala, sabor único, delicado e textura leve. 

Portanto, experimente na  salada Caprese,  uma salada simples de muçarela fatiada, tomate fresco e manjericão.

Vinhos para acompanhar o que comer em Salerno 

Os vinhos acompanham, certamente, os pratos típicos de Salerno. Então, não poderíamos esquecer de destacar alguns deles. 

E vale salientar que os vinhedos plantados principalmente nas encostas se dividem em três cadeias montanhosas: Picentini, Latari e Cilento.

Logo, um fato interessante sobre essa área é que suas variedades incluem algumas uvas internacionais, como Merlot e Cabernet Sauvignon, e variedades italianas, como Barbera e Primitivo. 

Quanto ao vinho em si, você pode escolher um bom vinho branco como Falanghina, Greco ou Fiano. Por fim, passe o tempo entre os vinhedos de cartão postal da cidade com uma deliciosa refeição com vista para o mar.

Confira: Culinária de Messina, na Sicília, Itália – VIII Dicas do que comer

Diga-nos o que mais gostou sobre o que comer em Salerno, na Campânia. E compartilhe conosco as suas experiências da culinária italiana.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Explore Ferrara, a cidade renascentista da Itália com paisagens históricas e modernas 

Você já ouviu falar de Ferrara? Provavelmente, poucas pessoas sabem onde ela fica e o que fazer nessa cidade mágica e medieval.

Mas, aqui estamos para apresentar a você Ferrara. Sendo assim, um destino turístico encantador, cheio de histórias antigas e com locais charmosos. Logo, há muitas razões para conhecer essa região da Itália. 

Por isso, o blog Benini e Donato Cidadania Italiana convida você a explorar Ferrara. E, assim, incluir essa cidade renascentista da Emilia-Romagna em sua próxima viagem. 

Para isso, confira alguns pontos turísticos ou atrações mais populares dessa região. 

Explore Ferrara, na Emilia-Romagna 

Todo mundo que viaja de Florença a Veneza (ou vice-versa) passa pela Emilia Romagna e sua maior cidade, Bolonha. Assim sendo, essa região italiana é muitas vezes apenas um ponto de passagem.

Logo, apenas alguns fazem uma parada no caminho de ou para a Toscana. Por isso, esse lugar não é tão famoso e movimentado.

Para tanto, há muitas atrações turísticas na Emilia Romagna como, por exemplo, a cidade de Ferrara.. 

Dessa maneira, ela está sendo uma terra cheia de beleza, charme e tradições. E se você ainda está se perguntando por que deveria visitar Ferrara, continue lendo! 

Saiba mais sobre a Família Benini & Donato Cidadania Italiana, a bela história que os uniram na Itália

Ferrara, a cidade renascentista

A Itália não carece de cidades renascentistas, mas Ferrara supera a muitas. Assim sendo, a sua área urbana encontra-se praticamente intacta. 

Logo, seu planejamento e eventual construção tiveram uma profunda influência na forma como as outras cidades da Itália estavam sendo construídas. 

Sua magnífica corte Este atraiu uma constelação de talentos artísticos. E, incluindo poetas, filósofos e artistas durante todo o período renascentista. 

Desse modo, O Delta do Pó da cidade é uma paisagem cultural que conseguiu manter seu layout original notavelmente bem.

Ferrara é a única cidade italiana cujo traçado não deriva da arquitetura romana. Então, o layout romano desenvolveu-se a partir do centro. Porém, o da cidade desenvolveu-se em um eixo linear ao longo das margens do rio Pó. 

Com isso, a cidade apresenta províncias longitudinais e transversais que são muito diferentes das praças das cidades romanas. 

E o traçado urbano de Ferrara foi desenvolvido no século XIV. Então, ainda está sendo o modelo usado na maioria das cidades modernas. 

Também outra característica distintiva de Ferrara é que é a única cidade renascentista que foi concluída passando por todas as 3 fases de um layout adicional.

Sendo assim, as ruas e as muralhas da cidade ligavam os palácios, igrejas e jardins. Logo, o planejamento cuidadoso da cidade ao longo do século VI foi para torná-la uma futura capital. 

Leia também: O que fazer em Modena em 1 dia? Conheça a cidade da marca Ferrari

Atrações turísticas

Ferrara, também conhecida como a cidade do Renascimento, está sendo uma cidade notável com características únicas.

E, por isso, obteve o reconhecimento da UNESCO em 1995. Assim sendo, a cidade, embora projetada no Renascimento, passou recentemente por um profundo desenvolvimento do planejamento urbano.

Logo, tornando-se a perfeita combinação da paisagem histórica e moderna. Portanto, sua viagem será memorável ao conhecer estas atrações: 

  • Catedral de San Giorgio – século XII;
  • A torre sineira;
  • Palazzo Communale e o Castello Estense do século XIII;
  • O Palazzo Schifanoia;
  • Ruas – Corso Ercole I, Corso Rossetti, Corso Porta Mare;
  • Palazzo Prosperi-Sacrati;
  • Palácio Bevilacqua, Turchi-Di Bagno. Por fim, o Palácio de Diamante.

A Pequena Veneza, em Comacchio, Ferrara

A pequena aldeia de Comacchio ergue-se no meio de uma lagoa com o mesmo nome. Assim sendo, foi originalmente construído por 13 pequenas ilhas formadas na foz do rio Pó com o mar. 

Logo, a área, chamada de “Pequena Veneza”, apresenta um centro histórico atravessado por uma densa rede de canais. Por esse motivo, tem o apelido chamado de “Cidade Flutuante”.

Se você adora se aventurar por locais antigos, essa antiga cidade fará a diferença. Para tanto, ao contrário da maioria das outras cidades antigas, ela lhe dará a diferença de não ser baseada em um modelo romano. 

Logo, esta é uma cidade que você deve conhecer quando estiver visitando as cidades antigas da Itália. E que tal comentar algo sobre Ferrara diante do que descobriu? Por fim, compartilhe! 

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.