As riquezas da cultura de Lácio também se estendem além de Roma. Logo, desde os mosaicos de Ostia na costa até as tumbas etruscas pintadas em Tarquinia e Cerveteri. E a Villa Adriana em Tivoli.
Sendo assim, há museus, ruínas, vilas e palácios que não foram destruídos. E sem contar os milhares de igrejas espalhados pela região.
Definitivamente, vale a pena considerar os melhores lugares para ficar em Lácio para quem é amante da arte, de fatos históricos e queira descobrir mais sobre a Itália.
Todavia, é bom ressaltar que se você gosta de férias de bicicleta, então, vai gostar de Lácio, na Itália. Talvez, se está interessado em uma região vinícola menos visitada, ou apenas queira prolongar suas férias romanas, Lácio se torna esplêndido!
Portanto, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz a você a cultura de Lácio e os seus locais para conhecer. Sendo assim, quem sabe as belas cidades medievais em ruínas no topo de colinas?
Também os palácios desbotados, grandes e tranquilos lagos em antigas crateras vulcânicas, fontes termais e vinhos finos. Enfim, aprofunde seus conhecimentos visitando esse destino tão revelador!
Sobre a cultura de Lácio e sua região
Lácio (Lazio em italiano) fica no centro da Itália, na costa Oeste. Assim sendo, a região era anteriormente conhecida pelos viajantes ingleses por seu nome romano, Latium.
Porém, hoje essa versão do nome está sendo raramente usada. Dessa maneira, nesse local existe um importante porto de escala no Grand Tour e os viajantes do século XVIII exploravam pitorescas aldeias.
Entretanto, Lácio agora está sendo deixada de lado pela capital da Itália, a famosa Roma. Logo, com tantos investimentos, empregos e turismo concentrados em Roma, a região ao redor costuma ser tranquila, despovoada e esquecida.
Para tanto, os turistas podem apreciar o lado bom disso. Desse modo, poderão ver os trechos de campos intocados. Ademais, os centros históricos dilapidados, mas firmes, então, essas são as boas-vindas que você pode receber.
Lácio está dividido em cinco províncias. Então, Norte e Oeste, na fronteira com a Toscana e a Úmbria, estão as províncias de Viterbo e Rieti.
No centro do Lácio, o centro administrativo da região é a Província de Roma. E depois ao Sul estão as Províncias de Latina e Frosinone.
Saiba mais: Escritores italianos famosos que deixaram suas marcas na história – Parte I
Atrações culturais em Lácio, na Itália
Esse destino é o lar de atrações únicas sobre a cultura de Lácio. Dessa maneira, só Roma está cheia de locais interessantes para excursões.
Logo, a instituição cultural mais visitada é a Pinacoteca Vaticana. Então, esse grande museu de arte foi fundado em 1908 pelo Papa Pio VI.
São cerca de 500 pinturas em 18 salas do museu. Além disso, pinturas únicas do século XI e obras de artistas de renome internacional.
E que remontam ao final da Idade Média onde estão entre eles. Também não muito longe do museu está a bela Basílica de São Pedro. Enfim, que também é de grande interesse histórico e arquitetônico.
Visite o Castelo Sant’Angelo, obra de arte da Cultura de Lácio
Entre os monumentos históricos proeminentes de Roma, visite o Castel Sant’Angelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano. Logo, é o mais notável.
Sendo assim, esse edifício tem quase 2.000 anos, de acordo com registros históricos. E nos tempos antigos, o mausoléu era um edifício de beleza fabulosa, decorado com materiais preciosos.
Dito isso, no início do século V, o mausoléu construído por ordem do imperador Adriano foi reconstruído em uma fortaleza. E perdeu sua antiga beleza.
Hoje, belas esculturas são a principal decoração do antigo prédio; agora convertido no museu histórico. Assim, o espaçoso terraço do castelo está equipado. E com uma excelente plataforma de observação para os visitantes.
Portanto, Lácio é uma das regiões mais visitadas da Itália. Logo, existem mais de 3.500 lugares de hospedagens em seu território. Certamente, sua visita a essa região será memorável!
Leia também: Romancistas Italianos do século passado e atual
Aqui finalizamos essa Parte I sobre a cultura de Lácio, o que você encontrará nessa região. E também locais a visitar como obras de artes, museus, palácios históricos, e outros.
E se desejar, compartilhe conosco as suas impressões desse lugar magnífico na Itália. Enfim, conte-nos a sua experiência em viagens culturais.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.