Escritores italianos famosos que deixaram suas marcas na história – Parte II

Escritores italianos famosos que deixaram suas marcas na história – Parte II Foto: Flickr
Compartilhe em suas redes

Muitos dos escritores italianos se tornaram conhecidos no mundo inteiro. E, certamente, você ouviu falar de muitos ao longo da história.

Assim sendo, no post anterior, na Parte I, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordou sobre Dante, Petrarca, Ovídio. E se você ainda não leu, clique em Escritores italianos famosos que deixaram suas marcas na história – Parte I  e leia.

Hoje, nesta Parte II, abordaremos sobre Boccacio e Horácio. Então, acompanhe conosco essa jornada literária incrível! Leia abaixo!  

Giovanni Boccaccio – 1313-1375, um dos escritores italianos

Giovanni Boccaccio, um dos famosos escritores italianos, teve a sua biografia traduzida para 100 idiomas. Assim sendo, nasceu em 16 de junho de 1313, com falecimento em 21 de dezembro de 1375.

Dito isso, ele se tornou escritor, poeta, correspondente de Petrarca. Também um importante humanista renascentista italiano.

Nascido na cidade de Certaldo, tornou-se um escritor tão conhecido que às vezes era conhecido simplesmente como “o Certaldese”. E uma das figuras mais importantes do panorama literário europeu do século XIV.

Sendo assim, alguns estudiosos (incluindo Vittore Branca) o definem como o maior prosador europeu de seu tempo. Ademais, um escritor versátil que amalgamou diferentes tendências e gêneros literários.

E fazendo-os convergir em obras originais, graças a uma atividade criativa exercida sob a bandeira do experimentalismo.

Diante disso, as suas obras mais notáveis são O Decameron. Logo, uma coletânea de contos que nos séculos seguintes foi um elemento determinante para a tradição literária italiana.

Especialmente, depois que Pietro Bembo elevou o estilo boccacciano a modelo de prosa italiana no século XVI. Também sobre mulheres famosas.

Além disso, escreveu sua literatura imaginativa, principalmente, em vernáculo toscano. Também outras obras em latim, e é particularmente conhecido por seu diálogo realista.

E que diferia do de seus contemporâneos, escritores medievais que geralmente seguiam modelos estereotipados para personagem e enredo.

Influência das obras de Boccaccio

A influência das obras de Boccaccio não se limitou à cena cultural italiana. Todavia, estendeu-se ao resto da Europa, exercendo influência em autores como Geoffrey Chaucer. Logo, uma figura chave da literatura inglesa, ou mais tarde em Miguel de Cervantes, Lope de Vega e o espanhol teatro clássico.

Boccaccio, juntamente com Dante Alighieri e Francesco Petrarca, faz parte das chamadas “Três Coroas” da literatura italiana. Então, está sendo lembrado por ser um dos precursores do humanismo.

E que do qual ajudou a lançar as bases na cidade de Florença, em conjunto com a atividade de seu amigo e professor Petrarca.

Foi ele quem iniciou a crítica e a filologia de Dante: Boccaccio dedicou-se a copiar os códices da Divina Comédia. Além disso, se tornou um divulgador da obra e da figura de Dante.

No século XX, Boccaccio foi objeto de estudos crítico-filológicos de Vittore Branca e Giuseppe Billanovich. E seu Decameron foi transposto para a telona pelo diretor e escritor Pier Paolo Pasolini.

Leia também: Romancistas Italianos do século passado e atual

Horácio – 65- 8, um dos escritores italianos

Horácio também se qualifica como um dos famosos escritores italianos. Logo, possui em sua biografia traduzida para 96 idiomas diferentes.

Quintus Horatius Flaccus, nome completo e original, nasceu em 8 de dezembro de 65 e faleceu em 27 de novembro de 8 a.C). Sendo assim, conhecido no mundo como Horácio e esteve sendo o principal poeta lírico romano durante a época de Augusto (também conhecido como Otaviano).

Dito isso, o retórico Quintiliano considerava suas Odes praticamente as únicas letras latinas que valem a pena ler: “Ele pode ser altivo às vezes, mas também é cheio de charme e graça, versátil em suas figuras e felizmente ousado em sua escolha de palavras”. elaborou versos hexâmetros elegantes (Sátiras e Epístolas) e poesia iâmbica cáustica (Epodos).

Desse modo, os hexâmetros são trabalhos divertidos, mas sérios, de tom amigável. E levando o antigo satírico Persius a comentar: “enquanto seu amigo ri, Horácio astutamente coloca o dedo em cada falha sua; uma vez que entra, ele brinca com as cordas do coração”.

Além disso, a sua carreira coincidiu com a importante mudança de Roma de uma república para um império. E, assim, seguiu com influência e participando da construção de um novo país.

Finalizamos essa Parte II sobre escritores italianos. Então, compartilhe conosco o que chamou mais atenção e contribua também com o seu conhecimento.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.