Escritores italianos famosos que deixaram suas marcas na história – Parte I

Escritores italianos famosos que deixaram suas marcas na história – Parte I Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Que a Itália é conhecida como a culinária mais excelente, isso todos nós já sabemos. Mas, ela também é o berço de alguns escritores clássicos reverenciados de todos os tempos.

Assim sendo, talvez você já ouviu algo sobre Dante Alighieri e Nicolau Maquiavel, verdade? Certamente, seus livros chegaram até nós!

Pois bem, a aclamação literária da Itália não ficou como sendo um marco somente no passado do país. Logo, não faltam escritores italianos famosos contemporâneos que deixaram seu legado na história, tanto nacionalmente como internacionalmente.

Portanto, hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana listará esses nobres artistas da escrita. E convidamos você a acompanhar essa trajetória literária conhecendo uns nomes célebres ao longo da história.

Escritores italianos famosos que deixaram suas marcas na história – Parte I

Dante Alighieri – 1265-1321

Um dos escritores italianos famosos que teve a sua biografa traduzida em 182 idiomas, de acordo com Wikipedia. Sim, você conhece ou até mesmo já leu um de seus livros, ele se chama Dante Alighieri.

Assim sendo, além de escritor, atuou como poeta e filósofo. Logo, o seu marco se chama Divina Comédia, um dos poemas mais importantes da Idade Média e a maior obra literária da língua italiana.

Dante é conhecido por estabelecer a uso do vernáculo na literatura em uma época em que a maior parte da poesia era escrita em latim, acessível apenas a leitores instruídos.

Seu De vulgari eloquentia (Sobre a eloquência no vernáculo) foi uma das primeiras defesas acadêmicas do vernáculo. Então, o seu uso do dialeto florentino para obras como A Nova Vida (1295) e a Divina Comédia ajudou a estabelecer a língua italiana padronizada dos dias modernos.

Diante disso, ele trabalhou tão bem que Petrarca e Boccaccio o seguiram mais tarde. Logo, Dante se tornou fundamental para estabelecer a literatura na Itália.

Então, as suas representações do Inferno, Purgatório e Céu forneceram inspiração para o corpo maior da arte e literatura ocidentais.

Por fim, ele está sendo chamado como o “pai” da língua italiana. E, na Itália, costuma ser chamado de il Sommo Poeta (“o poeta supremo”).

Virgílio – 70-19, um dos escritores italianos famosos

Virgílio é outro que se considera como um dos escritores italianos famosos. Assim sendo, a sua biografia foi traduzida para 159 idiomas.

Ademais, esteve sendo um antigo poeta romano entre o período de Augusto. Logo, compôs três dos poemas mais famoso da literatura latina, os quais são:

  1. Éclogas (ou bucólicas);
  2. Geórgicas;
  3. Épica Eneida.

Vários poemas menores, coletados no Apêndice Vergiliana, foram atribuídos a ele nos tempos antigos. Todavia, os estudiosos modernos consideram a autoria desses poemas duvidosa em que Virgílio aparece como o guia do autor através do Inferno e do Purgatório.

Dito isso, Virgílio está sendo classificado como um dos maiores poetas de Roma. Por fim, Eneida também é considerada um épico nacional da Roma antiga,

Ovídio – 43-17

Com biografia traduzida para 129 idiomas, Ovídio também se transformou em um dos escritores italianos famosos. Também foi um poeta romano que viveu durante o reinado de Augusto.

Assim sendo, foi contemporâneo dos antigos Virgílio e Horácio, com quem é frequentemente classificado como um dos três poetas canônicos da literatura latina. E o erudito imperial Quintiliano o considerava o último dos elegistas do amor latino.

Ovídio desfrutou uma enorme popularidade durante sua vida, porém, o Imperador Augusto o enviou para Tomis, uma província no Mar Negro. E lá ele permaneceu uma década até a sua morte.

Petrarca – 1304-1374, um dos escritores italianos famosos

Petrarca, com biografia traduzida para 103 idiomas, também se tornou um dos escritores italianos famosos. Assim sendo, Francesco Petrarca, comumente anglicizado como Petrarca, foi um estudioso.

Também poeta do início da Renascença na Itália e um dos primeiros humanistas. Redescoberta de Petrarca das cartas de Cícero é frequentemente creditado como o iniciador do Renascimento italiano do século XIV.

E a fundação do humanismo renascentista. Logo, no século XVI, Pietro Bembo criou o modelo para a língua italiana moderna.

E com base nas obras de Petrarca, bem como nas de Giovanni Boccaccio. E, em menor escala, de Dante Alighieri.

Dito isso, Petrarca foi posteriormente endossado como modelo para o estilo italiano pela Accademia della Crusca. Portanto, os sonetos de Petrarca foram admirados e imitados em toda a Europa durante o Renascimento. Enfim, tornaram-se um modelo de poesia lírica.

Aqui finalizamos a Parte I sobre os escritores italianos famosos e, na Parte II, abordaremos outros. Portanto, fique atento! Se desejar, comente!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.