Pinturas e afrescos na Basílica de Santa Maria Novella, Florença, na região da Toscana

Compartilhe em suas redes

Pinturas e afrescos na Basílica de Santa Maria Novella, uma das igrejas góticas mais importantes de Florença, são verdadeiramente uma relíquia que perdura até hoje.

Assim sendo, possui um acervo enorme de preciosidades. Logo, ao visita-la, você encontrará tesouros artísticos, claustros tranquilos e um museu pequeno.

E um dos fatos interessantes sobre esse monumento brilhante está no fato de que os frades dominicanos a construiu, entre os anos de 1279 e 1357. Então, uma das obras arquitetônicas renascentistas mais antigas dessa região.

Dito isso, por sua belíssima riqueza de afrescos, átrios, capelas, altares e obras de artes, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana explanará brevemente sobre suas pinturas e afrescos. E, assim, saberá o que o espera lá.

Então, confira a seguir e a inclua em sua próxima viagem a região da Toscana, na Itália. De certo, será uma experiência incrível conhecer sua história e cultura.

A Santíssima Trindade, de Masaccio (1427), uma das pinturas e afrescos na Basílica de Santa Maria Novella

Considerado como o primeiro artista renascentista, Masaccio (1401-1428), mudou o rumo da arte ocidental com o uso da perspectiva linear. E, ao se inspirar na arquitetura, criou obras de um realismo estonteante.

Além disso, trouxe qualidade tridimensional que pouco se via na época. Na verdade, raramente. Nesse sentido, a Santíssima Trindade, que fora pintada antes de sua morte prematura, demonstra sua destreza, competência e virtuosismo.

Sem dúvida, uma de suas inspirações na pintura veio dos trabalhos de Brunelleschi, em especial a mais famosa: a cúpula da Catedral de Florença. Então, Masaccio se espelhou sobre perspectiva linear e arquitetura e Brunelleschi pode ter se envolvido nessa criação.

Dito isso, A Santíssima Trindade também faz referência aos antigos arcos triunfais romanos. Ademais, às técnicas de perspectiva linear recentemente desenvolvidas, com um ponto de fuga ao nível dos olhos do observador.

Desse modo, a técnica de Masaccio é tão boa que os pesquisadores conseguiram criar uma representação 3D de seu espaço imaginário usando tecnologia digital.

As Capelas na Basílica de Santa Maria Novella

A maioria dos afrescos podem ser encontrados nas capelas. Sendo assim, a capela na abside é a Cappella Maggiore (capela-mor), também conhecida como a Capela Tornabuoni.

Há também um crucifixo de madeira, do século XVI, obra de Giambologna. Ademais, as cadeiras do coro datam do século XV, assim como os três vitrais na parede traseira.

E que foram criados em 1491, após um desenho de Domenico Ghirlandaio. Logo, o mesmo artista, que na época tinha como assistente um jovem de 14 anos de idade, Michelangelo Buonarroti, também criou os magníficos afrescos nas paredes.

Dessa maneira, esses afrescos, que datam de 1485-1490, retratam cenas da vida de Maria e de São João Batista, o santo padroeiro de Florença. E as pinturas de teto mostram os quatro evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João.

À direita da capela principal fica a capela Strozzi. Então, estava sendo pintada com afrescos de Filippino Lippi a pedido de Filippo Strozzi, o membro mais famoso da poderosa família Strozzi.

Por fim, os afrescos mostram cenas da vida de São Felipe e São João Evangelista.

Confira também: Basílica De Santa Maria Novella – Um Verdadeiro Tesouro Da Arquitetura

Quando estiver em Florença, na Toscana, conheça as belas pinturas e afrescos na Basílica de Santa Maria Novella. Por fim, caracterizada pelo seu magnífico interior, decorado com numerosos afrescos e esculturas.

Se desejar, compartilhe conosco a sua experiência em conhecer a arte, a arquitetura e a cultura na Itália.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Leave A Reply