VI Pontos turísticos em Cuneo, Piemonte

VI Pontos turísticos em Cuneo, Piemonte Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Os VI pontos turísticos em Cuneo, Piemonte, tornarão a sua viagem à Itália memorável. Assim sendo, essa cidade piemontesa reserva lugares belíssimos. Também perfeita para caminhadas, prática de ciclismo e visita a locais de antiguidades.

Além disso, a região possui mais de XX tesouros escondidos esperando para serem explorados e visitados. Ademaism, aguarde por surpresas extraordinárias que vão além dos cenários paisagísticos.

Logo, se encantará com toda a riqueza histórica de Cuneo, cuja localização tem uma posição geográfica única. E onde o seu nome tem origem justamente por conta de estar situado em um planalto de forma triangular.

Ademais, com forma de cunha com a ponta embutida no coração da planície do Piemonte. E você ainda se vislumbrará com os edifícios mais antigos, além de ver a Praça Galimberti, Castelo di Barolo e outras atrações.

Portanto, confira estes VI pontos turísticos em Cuneo que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana separou para você desfrutar de momentos incríveis.

VI Pontos turísticos em Cuneo, Piemonte

A capital verde de Piemonte, Cuneo, está situada à margem dos principais destinos turísticos. E numa posição estratégica na foz de VI vales ligando a Ligúria e a França.

Então, está curioso para encontrar lugares maravilhosos à sua vista? Então, confira a seguir e planeje a sua próxima aventura em Piemonte!

I – Castello di Barolo

Antes fora construído como uma fortaleza defensiva, o Castello di Barolo ou Falleti (como também está sendo conhecido) hoje abriga o Museu do Vinho. Aliás, esse monumento convertido do século XIII oferece belas vistas das colinas e vinhedos circundantes.

Além disso, está numa posição privilegiada, pois você consegue ver a paisagem do Langhe. E ela é outra cidade pequena interessante e próxima para conhecer.

Logo, as fundações do século X ainda o manterá com os seus pés firmes no chão. Aliás, uma verdadeira obra prima e relíquia!

Portanto, visite esse castelo que se divide em V andares. Por fim, esse museu do vinho traz história e técnicas atuais sobre viticultura da região.

II – Praça Galimberti, um dos pontos turísticos em Cuneo

Uma das praças em Cuneo mais querida, a Piazza Galimberti. Sendo assim, seu nome está sendo dedicado a um dos militares mais corajoso. Logo, o Tancredi Galimberti reconhecido como um Herói da Resistência.

E, assim, recebeu a Medalha de Ouro de Valor Militar. Dito isso, ali você poderá conhecer também a Casa e o Museu Tancredi onde há toda a história e relatos de sua brava luta.

III – Parques e jardins

Considerada a capital verde de Piemonte, Cuneo, oferece inúmeros parques e jardins. Nesse sentido, eles se estendem até a base das antigas muralhas onde paredes foram sendo derrubadas em tempos atrás.

Leia também: Pratos italianos de Piemonte – Conheça a sua comida típica

IV – Feira Nacional da Castanha

Também em Cuneo você poderá apreciar os eventos gastronômicos como a Fiera Nazionale del Marrone, a qual é a principal da região. Além disso, esse destino turístico em Piemonte é famosa por oferecer outras programações culturais e sociais.

Então, essa feira ocorre anualmente. Logo, no mês de outubro sendo produção típica desse local que produz castanha. Além desse, há a Scrittorincittà, uma festa popular literária que reúne centenas de participantes.

V – Centro histórico de Barolo, um dos pontos turísticos em Cuneo maisfamosos

O centro histórico de Barolo possui muitas arcadas, pois são típicas de Cuneo. Além disso, há cerca de 8km que você pode, confortavelmente, passear até mesmo em dias chuvosos.

Por conta disso, essa cidade se torna atraente tendo as suas arcadas do tempo da Idade Média e dos séculos XVII a XVIII ao Barroco. Também nesse centro comercial está localizada a Piazza Galimberti, com arcadas do século XIX.

Ademais, a Via Roma que, ao longo dessa rua principal, está a prefeitura, o palácio episcopal e a igreja barroca de Sant’ Ambrogio. Também a Piazza Torino poderá ser visitada nesse entorno.

Por fim, você encontrará ainda bares, vinícolas. E restaurantes servindo produtos típicos acompanhados dos melhores vinhos locais.

Leia também: VII Atrações turísticas em Barolo, na província de Cuneo, Piemonte

VI – Torre cívica, Palazzo della Torre e Palazzo Municipale

Estes três pontos turísticos em Cuneo estão pertos um do outro, o que permite visita-los simultaneamente. Então, essa torre cujo nome se chama Pallazzo Della Torre até 1775 estava sendo a sede do prefeito.

Assim sendo, a Torre cívica (como muitos o conhecem) foi construída em 1317 onde está presente também o Palazzo della Torre. E situada em frente ao Palazzo Municipale.

Nesse pátio da prefeitura há a reprodução em cobre de um modelo de carro Ceirano de 1903, obra de B. Ferrero. Desse modo, os irmãos Giovanni Battista, Giovanni e Matteo Ceirano de Cuneo estão entre os pioneiros da engenharia automotiva.

Enfim, de 1895 a 1919, fundaram dez fábricas de automóveis em Turim.

Aqui chegamos ao final dos VI pontos turísticos em Cuneo, na região de Piemonte, Itália. Então, que tal nos contar sobre a sua experiência de viagem por essa região? Compartilhe conosco!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.