V Comidas em Veneza para experimentar

Comidas em Veneza

Comidas em Veneza para experimentar!

Massas e pizzas são mundialmente famosas e são os alimentos básicos que geralmente associamos à Itália e sua culinária. Assim sendo, a realidade, no entanto, está certa que a Itália é o lar de uma variedade de cozinhas.

Quando os turistas viajam para Veneza, um dos destinos mais populares do país, sem dúvida, são os restaurantes mais badalados e turísticos, verdade? E lá pedem massas, pizzas e demais sabores já famosos.

No entanto, que tal experimentar os locais venezianos que oferecem comidas típicas dessa região? Afinal, conhecer essa região e sua gastronomia traz lembranças por toda a vida.

Desse modo, com sua localização única na lagoa e proximidade com os jardins da ilha de Sant’Erasmo, a genuína culinária veneziana consiste em alguns pratos verdadeiramente saborosos e refinados.

E baseados fortemente em peixes e vegetais. Então, aqui o blog Benini & Donato Cidadania Italiana fornecerá um guia para algumas das especialidades venezianas que você realmente deveria experimentar ao visitá-la.

V Comidas em Veneza para experimentar

I – Sarde in saor

Este delicioso sabor ou prato agridoce, definitivamente, está sendo um dos favoritos de centenas de turistas. Assim sendo composto por filetes de sardinha frita marinados em vinagre, cebola.

Também passas e pinhões, o saor foi originalmente concebido na Idade Média como método de conservação por marinheiros e pescadores venezianos.

Com a refrigeração moderna, não é mais necessário conservar peixes (e outros alimentos) dessa maneira. No entanto, os sabores simultaneamente doces e picantes, caracterizados nesse método de preservação, eram claramente muito atraentes para as papilas gustativas dos venezianos.

E, como resultado, o prato sobrevive como um antepasto ou aperitivo moderno.

II – Bacalhau mantecato

Entre as comidas em Veneza para experimentar, esse está sendo outro antepasto sublime à base de peixe. Logo, Baccala mantecato ou bacalhau seco cremoso é preparado com molho, escaldando.

Além disso, mistura o peixe em uma mousse suave temperada com azeite, sal e pimenta. Aliás, você encontrará salsa e alho em algumas variações.

Em seguida, está sendo servido em fatias de pão fresco ou polenta branca grelhada, um alimento típico da região de Vêneto.

III – Risotto al nero di seppia, uma das comidas em Veneza

O arroz é outro alimento básico comumente cultivado na região de Vêneto. Também poucos pratos são mais venezianos do que esse risoto à base de frutos do mar.

Logo, a tinta de lula nesse primo ou starter pode conferir uma cor preta azeviche alarmante. E aparentemente intragável ao arroz.

Diante disso, esse prato de comidas em Veneza, porém, conquista até os turistas mais céticos. Até porque tem o sabor salgado distinto de sua lula, vinho, cebola, tomate e refogado de tinta.

Leia mais: Comidas Típicas Do Vale De Aosta, a região alpina da Itália

IV – Risi e Bisi, uma das comidas em Veneza

Este está sendo uma das comidas em Veneza que não poderia mencionar. Logo, uma entrada à base de arroz, o risi e bisi ou o arroz com ervilhas à moda veneziana.

Em 25 de abril, dia de São Marcos, esse primo era tradicionalmente servido como uma oferenda ao Doge de Veneza do campesinato das ilhas da lagoa.

Nem bem risoto nem bem sopa, o risi e bisi é feito com arroz vialone nano, pancetta, cebola, manteiga. Também salsinha e surpreendentemente, caldo de casca de ervilha!

Portanto, se você notar ervilhas frescas enfeitando as barracas dos mercados de Rialto (geralmente de meados ao final da primavera), pode ter certeza de que é o momento certo para provar esse prato em uma trattoria local.

V – Bigoli na salsa

Bigoli em salsa é outro prato de comidas em Veneza, na Itália, para experimentar. Assim sendo, Bigoli ou Bigoi como eles chamam no dialeto local, são essencialmente fios longos.

Também grossos de massa de trigo integral que se assemelham ao espaguete. Sendo assim, uma salsa ou molho composto por cebola e peixe curado no sal (sardinha ou anchova).

Então, usado para acompanhar o macarrão. Tradicionalmente, está sendo servido em giorni di magro ou dias magros como a Sexta-feira Santa e a véspera de Natal.

Por fim, esse prato simples, mas delicioso é agora servido durante todo o ano em Veneza. Sem dúvida, você precisa experimentar quando estiver em viagem.

Conte-nos se já saboreou algumas dessas comidas em Veneza. 

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Cultura de Lácio, na Itália, e locais a visitar – Parte II

Lácio

Lácio, uma das regiões mais antigas da Itália, oferece locais interessantes para você conhecer. Ademais, você se surpreenderá com a cultura de Lácio em uma viagem retratados em centenas de atrações locais.

E, nessa Parte II, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre a cidade de Tivoli. Logo, ainda outras impressionantes obras de artes espalhados por toda essa região. Confira!

Cultura de Lácio, na Itália, e locais a visitar

A cidade de Tivoli é rica em monumentos históricos de épocas passadas. Assim sendo, a cênica Villa d’Este e as ruínas de templos antigos estão situadas lá.

Definitivamente, você também deve prestar atenção aos atrativos naturais. Logo, o mais misterioso entre eles é o Monte Circeo.

Dito isso, está localizado em um grande parque nacional. E atrai a atenção de muitos viajantes devido às cavernas incomuns de formato cruciforme.

Outra região com importantes atrações naturais estão localizadas em Sperlonga. Dessa maneira, os viajantes estão sendo atraídos para essa região pitoresca com ruínas antigas da vila que pertenceu ao imperador Tibério.

Logo, uma das cavernas locais leva o nome do imperador. E os viajantes teriam a oportunidade de apreciar a beleza de muitas grutas.

Então, o magnífico Coliseu e o Panteão localizados em Roma são atrações de classe mundial. E é impossível imaginar excursões sem eles.

Pontos únicos para conhecer a cultura de Lácio e proximidades

Torre das milícias – Séc.XII, altura de 50m

A Torre das Milices, um dos monumentos medievais mais interessantes de Roma, esteve sendo construído no século XIII. Assim sendo, a torre tem uma escala impressionante.

Dessa maneira, o comprimento de seus lados é de cerca de 10 m. Logo, a torre tem 50 metros de altura.

Todavia, um forte terremoto ocorreu em Roma em 1348 e o piso inferior da torre foi danificado como resultado disso. Logo, aconteceu durante esse período o desvio do edifício do eixo vertical.

Assim sendo, a torre pertenceu a muitos residentes ricos da cidade após a construção. Então, representantes da família Annibaldi estavam entre seus primeiros proprietários.

Agora, esse nome torre das Milícias possui esse nome ao fato ter sido originalmente construída como um posto militar. Então, a torre está localizada nas proximidades da Igreja de St. Catherine hoje.

E essa igreja foi construída em 1628 onde os pesquisadores acreditam que sua construção também pode afetar a aparência da torre medieval e aumentar seu rolo.

A Torre das Milícias está localizada no território do chamado Mercado de Trajano. Logo, um complexo de edifícios históricos.

Alguns deles têm mais de mil anos. Então, a grande reconstrução da torre começou em 1914 e seu principal objetivo é evitar seu colapso.

Caverna Lupercal – Profundidade de 16m

Caverna Lupercal é um dos marcos históricos mais importantes da Itália. Sendo assim, a lenda da fundação de Roma diz que Rômulo e Remo foram encontrados ali pela loba.

Logo, os arqueólogos encontraram essa caverna apenas em 2007. Então, localizada a 16 metros abaixo do solo e é o principal santuário do mundo antigo. Logo, um atrativo em Lácio.

Aliás, há um grande número de lendas surpreendentes ligadas a essa caverna, mas ninguém pode afirmar qual é a verdadeira.

Assim sendo, o piso foi feito de telha de barro queimado e a entrada também foi feita artificialmente. E diz-nos que as pessoas viveram nessa caverna há mais de 2.000 anos.

Durante muito tempo, a caverna foi habitável e depois foi reconstruída em uma catedral. Agora você pode ver os fragmentos da pintura de parede salva e do mosaico no teto da caverna.

No centro do desenho, pode-se ver uma águia branca, o principal símbolo de Roma. E um grande número de artefatos ali encontrados dizem que essa gruta foi utilizada pelos romanos para a realização de certas cerimónias de culto durante a Lupercalia.

Museu das almas mortas

Os fãs das histórias místicas do além podem estar sendo recomendados para visitar o Museu das Almas Mortas, localizado em Roma. Assim sendo, a sua localização é a sacristia da antiga igreja Del Sacro Cuore del Suffragio.

Antes da visita ao museu, todos os visitantes devem receber a bênção do padre. Não se deve preocupar com isso, já que essa formalidade se deve apenas à peculiaridade do museu.

É interessante como todos os dias os curiosos turistas e moradores dessa região visitam o museu com o único objetivo – pessoalmente da existência do além e de continuar a perseverar as almas das pessoas que partiram para viver.

No museu estão sendo apresentadas muitas das diversas exposições. E cada uma das quais está relacionada com a lenda interessante ou a narrativa sobre os fantasmas.

Logo, essas são as roupas com impressões das mãos fantasmagóricas, as tábuas do assoalho com as solas das solas. E os livros nos quais as estranhas impressões e sinais foram feitos.

Aliás, o chefe da igreja acompanha os convidados e conta as histórias incríveis sobre os fantasmas. Sendo assim, ele observa que as almas falecidas não gostam de interferência humana.

Por isso, a visita ao museu deve ser particularmente cuidadosa. Então, o museu está sendo visitado gratuitamente. Também as exposições nele apresentadas podem estar sendo fotografadas. Por fim, divirta-se!

Aqui finalizamos a Parte II sobre a cultura de Lácio e locais para visitar, além de passeios por perto. E se você ainda não leu a Parte I, clique AQUI e leia. Enfim, conte-nos o que achou e se já conheceu algum desses lugares.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

V Atrações para visitar em Abruzzo, na Itália

Atrações-para-visitar-em-Abruzzo

As atrações para visitar em Abruzzo, localizada na região central e ao Sul da Itália, oferecem passeios a todos os gostos. Assim sendo, esse destino turístico está sendo conhecido como a região mais verde da Europa.

Então, já pode imaginar o que você encontrará muito nesse local, certo? Aliás, em um único dia você poderá apreciar vistas deslumbrantes das montanhas dos Apeninos às águas azuis cristalinas do Mar Adriático.

Dito isso, vale salientar que o seu terreno permaneceu intocado e selvagem, pois sua culinária e tradições são lindamente autênticas. E embora você visite esse lugar muitas vezes ainda assim há locais formidáveis para conhecer.

Portanto, confira essas V atrações imperdíveis que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana compartilhará com você! E esperamos que faça uma bela viagem recheado de momentos incríveis em Abruzzo.

V Atrações para visitar em Abruzzo, na Itália

I – Pacentro

Localizada no Parque Nacional Maiella, Pacentro é uma das aldeias mais pitorescas, não só de Abruzzo, mas de toda a Itália. Assim sendo, a incluíram no prestigioso clube Borghi Piu Belli d’Italia.

Logo, a apenas 8 km da cidade de Sulmona, Pacentro está repleto de arquitetura barroca, renascentista e medieval. Ademais, com um horizonte dominado pelo incrível Castello Caldora do século XIV.

Então, você pode desfrutar de arrosticini e spaghetti alla chitarra harmonizados com o vinho Montepulciano d’Abruzzo. E enquanto admira a famosa vista panorâmica da vila.

II – Sulmona, uma das atrações para visitar em Abruzzo

A cidade medieval de Sulmona é a estrela brilhante da produção de confete na Itália. Dessa maneira, esses pequenos doces de amêndoa são cobertos com uma espessa cobertura de açúcar.

E oferecidos em casamentos, batizados e outros eventos familiares importantes. Aliás, a palavra inglesa confetti na verdade se origina dessa tradição italiana!

Dito isso, conhecida como la città dei confetti, Sulmona tornou-se uma cidade que é mais do que apenas o berço do poeta latino Ovídio. Logo, ao visitar essa cidade, caminhe pelo Corso Ovidio até a ampla Piazza Garibaldi.

E admire o bem preservado aqueduto medieval ao longo do caminho, para encontrar a rua repleta de pequenas lojas de artesanato. Por fim, encontre também cafés que vendem uma variedade de confetes coloridos.

III – RoccaCalascio

Um dos lugares favoritos de muitos turistas e, sem dúvida, uma das atrações para visitar em Abruzzo se chama Rocca Calascio. Sendo Assim, localizada dentro do Parque Nacional Gran Sasso e Monti della Laga, Rocca Calascio é uma fortaleza que se eleva a quase 1.500 metros.

Dessa maneira, construído no século X como torre de vigia de uma instalação militar. Posteriormente, destruído por um terremoto em 1703.

Logo, a pequena comunidade que vivia abaixo das muralhas da fortaleza fugiu para a cidade vizinha de Calascio. E a fortaleza está sendo uma bela, mas ruína vazia, desde então.

Hoje, o local se tornou um playground para fotógrafos e entusiastas da natureza. Diante disso, o parque é uma das áreas de maior diversidade biológica da Europa.

Também uma visita à fortaleza lhe proporcionará uma visão clara do Corno Grande, o pico mais alto dos Apeninos. Enfim, uma experiência fantástica!

IV – Lago diScanno, uma das atrações para visitar em Abruzzo

Uma vila encantadora imortalizada por Henri Cartier-Bresson e Mario Giacomelli, Scanno é o paraíso dos fotógrafos. É também um dos poucos lugares que restam na Itália onde ainda é possível encontrar mulheres, jovens e idosas, vestidas com o tradicional traje abruzzês.

Assim sendo, esse majestoso lago em forma de coração é o maior de Abruzzo. Também um dos raros lagos naturais da região.

Logo, designada como praia de “bandeira azul” pelas suas águas límpidas, atrai muitos banhistas nos meses de verão. Além disso, cercado por inúmeras trilhas de montanha, você pode fazer uma pausa do sol.

E caminhar pelo Caminho do Coração para chegar ao ponto panorâmico mais bonito acima do lago em menos de uma hora. Por fim, de todos os belos locais naturais e artísticos da região, o Lago di Scanno é um que você certamente não pode perder.

V – Costa dei Trabocchi

Uma das atrações mais especiais da região de Abruzzo é a espetacular Costa dei Trabocchi (Costa de Trabocchi). Logo, estendendo-se por 40 km de Ortona a Vasto, você encontrará plataformas de pesca características salpicadas no azul cristalino do Mar Adriático.

Assim sendo, essas máquinas de pesca são uma característica distintiva da paisagem costeira ao longo do sul do Adriático. Então, as plataformas são ancoradas em grandes rochas com longos braços (antenas) suspensos acima da água por uma rede malhada, que se projetam para o mar.

Dito isso, essa engenhosa técnica esteve sendo criada há muitos séculos por pescadores. E com o objetivo de combater as condições meteorológicas e marítimas.

Muitos trabocchi foram transformados em restaurantes que servem prato após prato de frutos do mar regionais e iguarias locais. Então, para quem pode mergulhar verdadeiramente numa refeição saboreando todos os frutos do mar, esta experiência gastronómica será única!

Conte-nos o que achou dessas V atrações para visitar em Abruzzo comentando abaixo! Enfim, compartilhe conosco quais delas está interessado em conhecer.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

X Pratos Típicos de Lombardia, na Itália

A região Norte da Itália oferece uma culinária mais simples, caseira e igualmente deliciosa como nos outros lugares do país. Sendo assim, os pratos típicos de Lombardia possuem especificidade, tais como em ser uma cozinha menos requintada, sofisticada.

No entanto, isso não a faz ter uma comida menos saborosa. Pelo contrário, assim como em Milão e toda a região lombarda, a sua comida irá lhe proporcionar sabores de temperos deliciosos, aromas exóticas e agradáveis ao paladar.

Portanto, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará a você X pratos típicos de Lombardia, de Milão e toda essa região. Então, conheça-os e experimente-os quando estiver em viagem!

X Pratos Típicos de Lombardia, na Itália

A seguir estão os pratos mais conhecidos internacionalmente. Por fim, aproveite o seu tempo de viagem para descobrir a região da Lombardia e seus pratos fantásticos!

I – Risoto à milanesa

É provavelmente um dos pratos típicos de Lombardia, na Itália, e o mais conhecido em todo o mundo. Todavia, cada família e cada chef tem sua própria maneira de prepará-lo.

Diante disso, o que nunca pode faltar é açafrão, farto, salteado com tutano de boi, e um belo creme. Assim sendo, muitos o servem junto com o ossobuco em um único prato.

II – Cotoletta à milanesa, um dos pratos típicos de Lombardia

Super famosa e querida também é a costelinha à milanesa. E embora a tradição queira carne grossa e com osso, hoje também é servida fininha e crocante. Enfim, o mais importante de tudo é que ele esteja empanado de forma perfeita e que seja bem frito!

III – Pizzoccheri

Vamos agora para as montanhas! Sendo assim, em Valtellina você certamente come bem e a escolha é vasta. Então, experimente pizzoccheri sem falta.

Logo, ele está sendo preparado com um macarrão curto de trigo sarraceno com batatas, couve lombarda. E uma grande quantidade de um delicioso queijo Valtellina em pequenos pedacinhos.

IV – Casoncelli, mais um dos pratos típicos de Lombardia

Se você for a Bergamo ou Brescia, não poderá deixar de provar o casoncelli! Sendo assim, deliciosos raviólis agridoces, recheados com assado, linguiça.

Também passas e peras, para serem saboreados temperados com manteiga e queijo ou com adição de bacon. Além disso, existe a versão em caldo, para esquentar bem no inverno.

V – Polenta Taragna

Outro na lista dos pratos típicos de Lombardia, a Polenta Taragna. Sendo assim, o nome dessa iguaria deriva do bastão com o qual a polenta era misturada.

Logo, um prato simples, feito com farinha de milho amarela e farinha de trigo preto. Também com queijo já fica perfeito sozinho, mas também dá o melhor com linguiça! E aí nada é jogado fora: se adiantar é só fritar em tirinhas e pronto!

Leia mais: Vinhos finos da Lombardia mais apreciáveis

VI – Tortelli Mantovani, um dos pratos típicos de Lombarida

Este prato doce e azedo de Mântua está sendo de tradição antiga. Ademais, típico da estação do outono. Aliás, entre os ingredientes você encontrará abóbora e amaretti!

VII – Cassoeula

Cassoeula é tradicionalmente um prato de inverno. Sendo assim, carne de porco cozida durante muitas horas juntamente com couve-lombarda.

Tradicionalmente, estaria sendo feito com resíduos de carne de porco, como pés, rabo, orelhas e courato. Todavia, hoje muitos preferem substituir alguns desses ingredientes ou adicionar costelas e linguiça a eles.

VIII – Cozido com mostarda

Nem todo mundo gosta, mas quem aprecia, com certeza vai se apaixonar! Até porque nada se joga fora, depois de feito o caldo deve comer-se a carne e eventualmente com mostarda.

Aliás, o mais famoso vem de Cremona e geralmente é preparado no final do verão com frutas da estação. E, incluindo peras, pêssegos, figos e cerejas.

A sobremesa de fruta é compensada pela mostarda picante. Por fim, acompanha bem queijos e salames assim como carnes cozidas.

IX – Panetone, um dos mais famosos pratos típicos de Lombardia

Quem não conhece o famoso Panetone, verdade? Assim sendo, essa sobremesa, já típica do Natal, se tornou o preferido no mundo inteiro.

De fato, na Lombardia encontra-se todo o ano e o verdadeiro, tradicional, artesanal, tem uma fermentação lenta. Além disso, não pode faltar frutas cristalizadas e passas!

Enfim, sozinho ou com zabaglione ou chocolate, é certamente um orgulho da tradição culinária italiana!

Confira também: Cozinha de Brescia, Comidas típicas dessa região italiana

X – Gorgonzola

Entre os melhores pratos típicos de Lombardia, mesmo que não seja exatamente uma receita, não poderia faltar o gorgonzola. Assim sendo, esse famoso queijo, forte e macio, pode ser consumido de todas as formas.

Logo, sozinho, como acompanhamento, no pão com bacon, como molho para massas ou risotos. Enfim, a escolha é sua, desde que não se deixe intimidar pelo cheiro!

Quais desses sabores você já conhecia? E quais pratos típicos de Lombardia está interessado em provar quando estiver nessa região? Compartilhe conosco!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Cultura De Lácio, Na Itália, E Locais A Visitar – Parte I

Cultura de Lácio

As riquezas da cultura de Lácio também se estendem além de Roma. Logo, desde os mosaicos de Ostia na costa até as tumbas etruscas pintadas em Tarquinia e Cerveteri. E a Villa Adriana em Tivoli.

Sendo assim, há museus, ruínas, vilas e palácios que não foram destruídos. E sem contar os milhares de igrejas espalhados pela região.

Definitivamente, vale a pena considerar os melhores lugares para ficar em Lácio para quem é amante da arte, de fatos históricos e queira descobrir mais sobre a Itália.

Todavia, é bom ressaltar que se você gosta de férias de bicicleta, então, vai gostar de Lácio, na Itália. Talvez, se está interessado em uma região vinícola menos visitada, ou apenas queira prolongar suas férias romanas, Lácio se torna esplêndido!

Portanto, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz a você a cultura de Lácio e os seus locais para conhecer. Sendo assim, quem sabe as belas cidades medievais em ruínas no topo de colinas?

Também os palácios desbotados, grandes e tranquilos lagos em antigas crateras vulcânicas, fontes termais e vinhos finos. Enfim, aprofunde seus conhecimentos visitando esse destino tão revelador!

Sobre a cultura de Lácio e sua região

Lácio (Lazio em italiano) fica no centro da Itália, na costa Oeste. Assim sendo, a região era anteriormente conhecida pelos viajantes ingleses por seu nome romano, Latium.

Porém, hoje essa versão do nome está sendo raramente usada. Dessa maneira, nesse local existe um importante porto de escala no Grand Tour e os viajantes do século XVIII exploravam pitorescas aldeias.

Entretanto, Lácio agora está sendo deixada de lado pela capital da Itália, a famosa Roma. Logo, com tantos investimentos, empregos e turismo concentrados em Roma, a região ao redor costuma ser tranquila, despovoada e esquecida.

Para tanto, os turistas podem apreciar o lado bom disso. Desse modo, poderão ver os trechos de campos intocados. Ademais, os centros históricos dilapidados, mas firmes, então, essas são as boas-vindas que você pode receber.

Lácio está dividido em cinco províncias. Então, Norte e Oeste, na fronteira com a Toscana e a Úmbria, estão as províncias de Viterbo e Rieti.

No centro do Lácio, o centro administrativo da região é a Província de Roma. E depois ao Sul estão as Províncias de Latina e Frosinone.

Saiba mais: Escritores italianos famosos que deixaram suas marcas na história – Parte I

Atrações culturais em Lácio, na Itália

Esse destino é o lar de atrações únicas sobre a cultura de Lácio. Dessa maneira, só Roma está cheia de locais interessantes para excursões.

Logo, a instituição cultural mais visitada é a Pinacoteca Vaticana. Então, esse grande museu de arte foi fundado em 1908 pelo Papa Pio VI.

São cerca de 500 pinturas em 18 salas do museu. Além disso, pinturas únicas do século XI e obras de artistas de renome internacional.

E que remontam ao final da Idade Média onde estão entre eles. Também não muito longe do museu está a bela Basílica de São Pedro. Enfim, que também é de grande interesse histórico e arquitetônico.

Visite o Castelo Sant’Angelo, obra de arte da Cultura de Lácio

Entre os monumentos históricos proeminentes de Roma, visite o Castel Sant’Angelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano. Logo, é o mais notável.

Sendo assim, esse edifício tem quase 2.000 anos, de acordo com registros históricos. E nos tempos antigos, o mausoléu era um edifício de beleza fabulosa, decorado com materiais preciosos.

Dito isso, no início do século V, o mausoléu construído por ordem do imperador Adriano foi reconstruído em uma fortaleza. E perdeu sua antiga beleza.

Hoje, belas esculturas são a principal decoração do antigo prédio; agora convertido no museu histórico. Assim, o espaçoso terraço do castelo está equipado. E com uma excelente plataforma de observação para os visitantes.

Portanto, Lácio é uma das regiões mais visitadas da Itália. Logo, existem mais de 3.500 lugares de hospedagens em seu território. Certamente, sua visita a essa região será memorável!

Leia também: Romancistas Italianos do século passado e atual

Aqui finalizamos essa Parte I sobre a cultura de Lácio, o que você encontrará nessa região. E também locais a visitar como obras de artes, museus, palácios históricos, e outros.

E se desejar, compartilhe conosco as suas impressões desse lugar magnífico na Itália. Enfim, conte-nos a sua experiência em viagens culturais.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

As mais belas aldeias da Toscana, Itália

As mais belas aldeias da Toscana, Itália Foto: Flickr

Viajar a lugares esplêndidos, longe das agitações das cidades metropolitanas está sendo uma das opções boas para se refrescar. Assim sendo, pense em ciprestes espalhados pela paisagem, campos de trigo ondulantes.

Além disso, cidades situadas no alto das colinas e treliças sombreadas que praticamente exigem que você se sente, relaxe e absorva as vistas incríveis. Logo, existem alguns destinos que simplesmente atraem o coração.

E a Toscana é certamente uma delas. Portanto, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana elaborou algumas das mais belas aldeias da Toscana, para que você possa desfrutar da região em toda a sua glória.

As mais belas aldeias da Toscana

Volterra

Volterra é imperdível ao visitar a Toscana. Assim sendo localizado no coração da Toscana e no topo de uma colina com vista para os vales Cecina e Era.

Logo, é o lugar perfeito para conhecer a rica herança da região. Também é uma das mais belas aldeias da Toscana.

Então, de túmulos etruscos que datam de vários séculos a.C, a igrejas medievais e palácios do século XVI, Volterra conta a história dessa região. E a longa batalha entre Florença e Siena para controlá-la.

Arezzo, uma das belas aldeias da Toscana

Uma antiga cidade etrusca, Arezzo já foi rival das vizinhas Florença e Siena. E ainda tem riquezas para provar isso.

Durante o seu tempo de viagem a Arezzo, dirija-se à Basílica de San Francesco. Com isso, veja os famosos e recentemente restaurados afrescos de Piero della Francesca.

Logo, esse grande mestre renascentista nasceu na Itália. E a qualidade do seu trabalho revela a sua verdadeira genialidade.

Então, se apaixone pela simplicidade, pureza e precisão das suas composições. Também o domínio da perspectiva e o sentido de humanidade que tão perfeitamente infunde no rosto de quem pinta.

Depois de passear pela bela igreja românica de Santa Maria della Pieve, peça uma tigela saudável da famosa ‘ribollita’, uma antiga sopa de legumes da Toscana.

E, após isso, vá visitar os museus Casa Vasari e Casa del Petrarca.

Cortona

Situada na fronteira da Toscana e da Úmbria, ao Norte do Lago Trasimeno, Cortona já foi uma importante cidade etrusca. Assim sendo, a prova disso ainda pode ser vista hoje nas enormes paredes que cercam a cidade.

Também na Tabula Cortonensis de bronze com inscrições em exibição no Museu da Academia Etrusca da cidade. Logo, imersa no charme toscano, Cortona abriga uma bela coleção de arte sacra.

E, incluindo obras como Virgem com o Menino de Pietro Lorenzetti, Anunciação de Fra Angelico. Também Pieta de Pietro da Cortona.

Ademais, aventure-se fora das muralhas e encontre a igreja de Santa Maria Nuova, construída em meados do século XVI por Giorgio Vasari, famoso por usar pela primeira vez o termo Renascimento.

Por fim, Cortona está perfeitamente localizada: Siena, Arezzo, Perugia e Assis estão todas a uma hora de carro da cidade.

San Gimignano, uma das belas aldeias da Toscana

O centro histórico de San Gimignano é um Patrimônio Mundial da UNESCO. E simplesmente uma das cidades mais bem preservadas dos séculos XIII e XIV.

Sendo assim, as suas torres medievais características, recortadas no horizonte da cidade, são um espetáculo para ser visto. Logo, datando ainda mais atrás está a Colegiada de Santa Maria Assunta, na Piazza del Duomo.

Dito isso, dentro da igreja há vários afrescos imperdíveis, incluindo o Juízo Final de Taddeo di Bartolo (1363-1422). E Histórias do Novo Testamento de Lippo e Federico Memmi (1338-1340).

Também não deixe de visitar o Palazzo del Popolo também. Até porque, de acordo com Dante, é o lar de obras de arte ainda mais incríveis. E, com tanto a oferecer, até as crianças serão conquistadas pelos encantos artísticos do velho mundo de San Gimignano.

Montepulciano

A charmosa vila de Montepulciano, situada na província de Siena, foi fundada há 1.500 anos. Logo, sem dúvida, uma das mais belas aldeias da Toscana.

Dessa maneira, o vinho produzido nessas partes também é muito bonito. E que torna Montepulciano uma visita obrigatória para os amantes do vinho e entusiastas da arquitetura.

Então, passeie pelas ruas estreitas até chegar à praça principal na Piazza Grande. E depois à igreja San Biagio para aproveitar algumas vistas panorâmicas perfeitas da paisagem toscana.

Pienza, uma das mais belas aldeias da Toscana

Esta encantadora vila toscana, situada entre Montalcino e Montepulciano, oferece vistas deslumbrantes da paisagem local. Sendo assim, dê um passeio por suas muralhas e ruas estreitas.

Ademais, admire belas paisagens sobre as colinas de Val d’Orcia. Por fim, essa vila é outro Patrimônio Mundial da UNESCO e também é o local de nascimento do Papa Pio XII.

Montalcino

A cidade fortificada de Montalcino fica no topo de uma colina com vista para as colinas de Val d’Orcia. Assim sendo, depois de uma tarde navegando pelas encantadoras ruas estreitas da Cidade Velha, dirija-se ao bar de vinhos mais próximo.

E tome uma taça de Brunello di Montalcino, o sensacional vinho tinto produzido na região. Logo, essa cidade medieval abriga muitas atrações culturais e históricas.

Enfim, incluindo uma fortaleza, igrejas pitorescas e a Abadia de Sant’Antimo, que fica a apenas alguns quilômetros ao sul da cidade.

Pitigliano

Pitigliano, ao Sul da Toscana, é uma antiga cidade medieval situada em um penhasco de calcário. E com ruas estreitas e inclinadas conectadas por passagens cobertas que estão apenas implorando para serem exploradas.

San Quirico d’Orcia

San Quirico d’Orcia, a meio caminho entre Siena e Orvieto, no deslumbrante vale de Orcia, é uma cidade medieval. Enfim, cercada por muralhas pontilhadas por impressionantes portões.

Monteriggioni

Monteriggioni é uma vila fortificada no coração da Toscana rural. Sendo assim, com suas duas ruas principais, uma praça deslumbrante dominada por uma igreja românica.

Ademais, um pequeno museu dedicado aos Cavaleiros Templários. Logo, é fácil ver como essa bela vila da Toscana se tornou uma inspiração para o videogame Assassin’s Creed.

Por fim, finalizamos essas belas aldeias da Toscana que você pode escolher para visitar. E conte-nos o que achou e quais delas você tem vontade de conhecer.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Cozinha de Piemonte no Outono para quem ama vinhos – A melhor estação do ano

Cozinha de Piemonte no Outono para quem ama vinhos – A melhor estação do ano Foto: Freepik

O outono no Piemonte, na Itália, é a estação perfeita para gourmets, amantes do vinho. E todos que desejam desfrutar da região vinícola dessa região.

Além disso, desfrute das trufas brancas de Alba, da culinária piemontesa e do esplendor da natureza. Assim sendo, a época da colheita na Itália é uma época mágica, com festivais de vinho.

Também há eventos gastronômicos que envolvem azeite, castanha. Também comidas diversas em muitas das extensas regiões do país. Todavia, uma das mais favoritas, sem dúvida, é Piemonte.

Logo, onde você pode descobrir as melhores experiências gastronômicas. E vinícolas italianas durante uma escapadela de outono na Itália.

Então, a rica e fascinante região de Piemonte, na Itália, oferece a você uma tapeçaria cênica de aldeias medievais no topo de colinas. Também castelos antigos, pastagens alpinas. Ademais, lagos cristalinos e exuberantes vinhedos ondulantes.

Diante disso, as encostas onduladas e os vinhedos da região oferecem um grande espetáculo de imensa beleza durante o outono. Logo, é quando as paisagens vívidas mudam de cor. E se transformam de verde em impressionantes tons de amarelo, laranja e vermelho.

E ainda se alinha com o cenário glorioso dos alpes. Portanto, ir a Piemonte no outono estará sendo nada menos que espetacular com momentos inesquecíveis.

Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana explanará o que você poderá encontrar durante essa estação do ano. Enfim, confira abaixo!

Cozinha de Piemonte no Outono

Alguns dos melhores produtos também são colhidos nessa época. Assim sendo, as uvas se transformam em vinhos tintos arrojados como Barolo e Barbaresco.

Além disso, as trufas dão um toque irresistível aos pratos e castanhas. Logo, vitrificadas por habilidosos confeiteiros. E, assim, se tornam os lendários marrons glacés.

Para celebrar essa temporada de outono, Piemonte organiza uma variedade fantástica de festivais gastronômicos. E de vinhos todos os anos.

Logo, há presença de chefs de classe mundial, sommeliers e apaixonados por gastronomia de todo o mundo.

Também veja as paisagens fascinantes com tons vibrantes de outono. Além disso, vistas de tirar o fôlego. Ainda há charmosas vilas medievais, colinas cobertas por fileiras de videiras.

E massas polvilhadas com trufa raspada. Também vinho que os amantes não podem perder. Logo, apenas algumas razões para visitar esse paraíso gastronômico em região do Piemonte.

Garantido para impressionar, o Piemonte, um exemplo perfeito do casamento entre comida e vinho. E está sendo amado por gourmands em todo o mundo.

Especialidades da Cozinha de Piemonte no Outono

Piemonte tem uma culinária diferente de qualquer outra região italiana. Sendo assim, as azeitonas não crescem bem nesse clima, o que permite saborear outros itens.

Por isso, a culinária local é mais baseada na manteiga e na banha. Então, ingredientes que conferem uma textura sedosa e um aroma forte. Além disso, as carnes locais de caça e os tubérculos são geralmente cozidos por longos períodos em fogo baixo.

E deixando os sabores se desenvolverem lentamente. Logo, dando um caráter deliciosamente rico e saboroso aos pratos piemonteses.

Em vez das pizzas e molhos de macarrão à base de tomate familiares de outras partes da Itália, no Piemonte é mais provável que você encontre risoto, polenta e até fondue de queijo.

Neste artigo, você encontrará uma seleção de pratos típicos do Piemonte. Então, os que melhor resumem essa famosa tradição culinária.

Saiba mais: A Deliciosa Cozinha da Ligúria, Itália – Conheça Algumas Comidas Dessa Região

Bagna cauda

Bagna cauda, ​​ou no dialeto de turim bagna caôda, é um dos pratos mais representativos dessa região. Logo, é um molho picante comido com vegetais frescos. Além disso, pimentas, rabanetes e cardos.

Primeiramente, a bagna cauda é preparada em uma panela quente adicionando alho, óleo e anchovas, os ingredientes que fazem o molho. Em seguida, é servido com legumes frescos que são mergulhados nele.

Bagnet

Bagnet é um molho picante ideal para acompanhar carnes cozidas. Assim sendo, existem duas variedades de bagnet: uma verde e uma vermelha.

Dessa maneira, o bagnet verde preparado com alho, anchovas, salsa, azeite e pão ralado. Em vez disso, o vermelho é feito com tomate, cebola, alho e cenoura.

Assim, esses dois molhos servidos com carne ou peixe cozido, de forma a dar-lhe um sabor especial.

Confira também: Cannoli – O doce italiano recheado da Sicília, Itália

Vitello tonnato, uma das delícias da cozinha de Piemonte no Outono

Vitello tonnato é um dos pratos mais famosos e antigos da culinária italiana e piemontesa. Então, é feito com fatias de filé de fassona. Também marinado em vinho branco, com aipo, cebola e azeite.

Além disso, o filé é então coberto com um molho à base de atum, anchovas e alcaparras.

Risotto Al Barolo

Risotto Al Barolo é um prato que melhor resume a tradição culinária do Piemonte. Assim sendo, de um lado está o risoto, que se come muito. E do outro está o Barolo, um famoso vinho de langhe, em Piemonte.

Primeiramente, o arroz é cozido com refogado, depois defumado com Barolo. Em segundo lugar, é cozinhado com um molho à base de carne. Finalmente, o queijo é adicionado.

Agnolotti Al Plin, uma das iguarias da cozinha de Piemonte no Outono

Agnolotti Al Plin é uma massa típica, recheada com carne ou vegetais. E a palavra “plin” vem da ação de fechar esse tipo de massa. Geralmente, preparados com carne ou legumes assados ​​e queijo.

Gianduja

Gianduja é um chocolate típico que nasceu em Torino em 1806. Sendo assim, o cacau foi substituído pelas nozes.

Até por serem mais baratas e fáceis de obter. Você pode comer gianduia em barrinhas ou em bombons, chamados gianduiotti.

Vinhos, uma das especialidades da cozinha de Piemonte no Outono

O Piemonte é uma das regiões italianas mais famosas pela produção de vinho. Nessa região, de fato, existe uma tradição antiga. E, de vinhos finos, graças à presença de Langhe, Roero e Monferrato.

Então, nesses lugares, muitos vinhos estão sendo produzidos e muito famosos. Como mencionado acima, entre os vinhos tintos está o Barolo. E que está sendo produzido em Langhe.

Há também Barbera di Monferrato, assim como Barbera d’Asti. Sendo assim, um lugar famoso pela produção de espumante.

Enquanto isso, entre os vinhos brancos estão Gavi e Cortese. Todavia, experimente Langhe doc Arneis.

Conte-nos o que achou de saber sobre a cozinha de Piemonte no outono. Então, irá viajar nessa estação e provar dos vinhos e iguarias?

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Escritores italianos famosos que deixaram suas marcas na história – Parte II

Escritores italianos famosos que deixaram suas marcas na história – Parte II Foto: Flickr

Muitos dos escritores italianos se tornaram conhecidos no mundo inteiro. E, certamente, você ouviu falar de muitos ao longo da história.

Assim sendo, no post anterior, na Parte I, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordou sobre Dante, Petrarca, Ovídio. E se você ainda não leu, clique em Escritores italianos famosos que deixaram suas marcas na história – Parte I  e leia.

Hoje, nesta Parte II, abordaremos sobre Boccacio e Horácio. Então, acompanhe conosco essa jornada literária incrível! Leia abaixo!  

Giovanni Boccaccio – 1313-1375, um dos escritores italianos

Giovanni Boccaccio, um dos famosos escritores italianos, teve a sua biografia traduzida para 100 idiomas. Assim sendo, nasceu em 16 de junho de 1313, com falecimento em 21 de dezembro de 1375.

Dito isso, ele se tornou escritor, poeta, correspondente de Petrarca. Também um importante humanista renascentista italiano.

Nascido na cidade de Certaldo, tornou-se um escritor tão conhecido que às vezes era conhecido simplesmente como “o Certaldese”. E uma das figuras mais importantes do panorama literário europeu do século XIV.

Sendo assim, alguns estudiosos (incluindo Vittore Branca) o definem como o maior prosador europeu de seu tempo. Ademais, um escritor versátil que amalgamou diferentes tendências e gêneros literários.

E fazendo-os convergir em obras originais, graças a uma atividade criativa exercida sob a bandeira do experimentalismo.

Diante disso, as suas obras mais notáveis são O Decameron. Logo, uma coletânea de contos que nos séculos seguintes foi um elemento determinante para a tradição literária italiana.

Especialmente, depois que Pietro Bembo elevou o estilo boccacciano a modelo de prosa italiana no século XVI. Também sobre mulheres famosas.

Além disso, escreveu sua literatura imaginativa, principalmente, em vernáculo toscano. Também outras obras em latim, e é particularmente conhecido por seu diálogo realista.

E que diferia do de seus contemporâneos, escritores medievais que geralmente seguiam modelos estereotipados para personagem e enredo.

Influência das obras de Boccaccio

A influência das obras de Boccaccio não se limitou à cena cultural italiana. Todavia, estendeu-se ao resto da Europa, exercendo influência em autores como Geoffrey Chaucer. Logo, uma figura chave da literatura inglesa, ou mais tarde em Miguel de Cervantes, Lope de Vega e o espanhol teatro clássico.

Boccaccio, juntamente com Dante Alighieri e Francesco Petrarca, faz parte das chamadas “Três Coroas” da literatura italiana. Então, está sendo lembrado por ser um dos precursores do humanismo.

E que do qual ajudou a lançar as bases na cidade de Florença, em conjunto com a atividade de seu amigo e professor Petrarca.

Foi ele quem iniciou a crítica e a filologia de Dante: Boccaccio dedicou-se a copiar os códices da Divina Comédia. Além disso, se tornou um divulgador da obra e da figura de Dante.

No século XX, Boccaccio foi objeto de estudos crítico-filológicos de Vittore Branca e Giuseppe Billanovich. E seu Decameron foi transposto para a telona pelo diretor e escritor Pier Paolo Pasolini.

Leia também: Romancistas Italianos do século passado e atual

Horácio – 65- 8, um dos escritores italianos

Horácio também se qualifica como um dos famosos escritores italianos. Logo, possui em sua biografia traduzida para 96 idiomas diferentes.

Quintus Horatius Flaccus, nome completo e original, nasceu em 8 de dezembro de 65 e faleceu em 27 de novembro de 8 a.C). Sendo assim, conhecido no mundo como Horácio e esteve sendo o principal poeta lírico romano durante a época de Augusto (também conhecido como Otaviano).

Dito isso, o retórico Quintiliano considerava suas Odes praticamente as únicas letras latinas que valem a pena ler: “Ele pode ser altivo às vezes, mas também é cheio de charme e graça, versátil em suas figuras e felizmente ousado em sua escolha de palavras”. elaborou versos hexâmetros elegantes (Sátiras e Epístolas) e poesia iâmbica cáustica (Epodos).

Desse modo, os hexâmetros são trabalhos divertidos, mas sérios, de tom amigável. E levando o antigo satírico Persius a comentar: “enquanto seu amigo ri, Horácio astutamente coloca o dedo em cada falha sua; uma vez que entra, ele brinca com as cordas do coração”.

Além disso, a sua carreira coincidiu com a importante mudança de Roma de uma república para um império. E, assim, seguiu com influência e participando da construção de um novo país.

Finalizamos essa Parte II sobre escritores italianos. Então, compartilhe conosco o que chamou mais atenção e contribua também com o seu conhecimento.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Atração Turística Da Úmbria, Itália – Castelo De Montecolognola

Atração Turística Da Úmbria, Itália – Castelo De Montecolognola Foto: Flickr

Com vista extraordinária do Lago Trasimeno, o Castelo Montecolognola está sendo uma das atrações mais marcantes da Úmbria, na Itália. Assim sendo, você se surpreenderá estar em uma colina na cidade de Magione, local onde o castelo está localizado.

Além da beleza ao ver uma paisagem linda, essa atração turística na Úmbria atrai muitos turistas devido ao seu valor e importância histórica. Portanto, oferece a você muitas descobertas, fatos antigos, belos cenários e muito mais.

Logo, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana compartilhará brevemente sobre esse ponto turístico. E, assim, você quando estiver nessa região possa visita-lo e se encantar com sua história e monumento incrível!

História e curiosidades sobre o Castelo Montecolognola

O Castelo Montecolognola estava sendo habitado desde a época romana. Sendo assim, as primeiras casas e um oratório estavam sendo construídos na segunda década do século XIII.

E também nessa época os habitantes do subjacente Pian di Carpine (hoje Magione), se rebelaram contra os Cavaleiros Templários. Logo, eles tinham o controle de uma parte do território ao redor do lago.

Dessa maneira, o Castelo, em calcário com inserções em terracota, estrutura-se arquitetonicamente em planta elipsoidal de traçado urbano retangular. Além disso, há casas e arruamentos distribuídos paralelamente ao eixo principal.

Então, permanecem de grande imponência e beleza os cinco baluartes perimetrais. E as duas portas, uma a Norte, denominada Porta Nuova ou Porta Fiorentina, sendo a entrada principal virada a Sul, poderosamente equipada e com vestígios de ponte levadiça.

Valor artístico

No interior da aldeia encontra-se a igreja paroquial de Santa Maria Annunziata, construída no século XIV. E que conserva o fresco da Anunciação a Maria e Adoração dos Magos da escola Úmbria do primeiro quartel do século XVI.

Também uma Paisagem futurista (têmpera sobre gesso) de Gerardo Dottori criada em 1949 na capela de Santa Lúcia.

Assim sendo, algumas fontes relatam que escritos pertencentes aos etruscos foram encontrados no castelo. Logo, datando assim o possível nascimento do castelo por volta de 300 a.C.

Ao longo dos anos o castelo sofreu muitas mudanças. Então, estava sendo usado de diferentes maneiras. Logo, como mercado até se tornar uma área habitada por cidadãos de modo que em 1861 tinha 124 habitantes.

Leia também: Parques na Itália com paisagens impressionantes

O que ver no Castelo Montecolognola?

Ao viajar para a região da Úmbria, na Itália, visite o Castelo Montecolognola. Bem, agora que você já sabe um pouco sobre sua história e curiosidade, valor artístico, vamos saber o que ele oferece!

Primeiramente, esse castelo está situado em uma colina de 400 metros acima do nível do mar. Então, você já pode imaginar a vista panorâmica que você poderá contemplar lá de cima.

Logo, oferece uma vista maravilhosa do Lago Trasimeno com pôr do sol de tirar o fôlego. E que todos os anos surpreendem milhares de turistas de todo o mundo.

Além da visão espetacular e da vegetação em que está imerso, o castelo oferece outras atrações imperdíveis. Então, visite a fortaleza da Igreja de Santa Maria Annunziata, a torre sineira.

Também o arco do Abside e 300 metros ao Sul o esplêndido Santuário da Madonna delle Fontanelle.

Em 2017, a cidade de Magione procedeu à limpeza e renovação das muralhas do castelo. E à abertura de um percurso pedestre panorâmico, com o objetivo de melhorar o seu aspecto da melhor forma possível.

Enfim, esse lugar de importância histórica e beleza incrível está sendo uma das atrações turísticas da Úmbria para visitar pelo menos uma vez na vida. E se você sentiu vontade de conhecer o Castelo Montecolognola, conte-nos!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

A Deliciosa Cozinha da Ligúria, Itália – Conheça Algumas Comidas Dessa Região

A Deliciosa Cozinha da Ligúria, Itália – Conheça Algumas Comidas Dessa Região Foto: Freepik

Com uma comida saborosa, rica em simplicidade e bem diversificada, a cozinha da Ligúria se baseia em produtos genuínos. Também se concentra em tradições ancestrais.

Assim sendo, localiza-se ao longo da costa Noroeste da Itália, a Riviera Italiana, onde fica essa região da Ligúria. Logo, possui uma grande variedade de ingredientes para saborear deixando os pratos ainda mais deliciosos!

Portanto, aqui estão algumas comidas dessa região para você conhecer. E, assim, ao viajar para esse destino possa desfrutar de tudo que ela tem a oferecer.

A Deliciosa Cozinha da Ligúria, Itália – Conheça Algumas Comidas Dessa Região

Os aromas do Mediterrâneo e as comidas simples e genuínas vêm das terras agrícolas. Logo, uma estreita faixa de terra com vista para o mar, a Ligúria sabe oferecer uma gastronomia variada e saborosa.

Dessa maneira, confira alguns ingredientes, pratos e sabores que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz para você. Confira!

Manjericão e Pesto

Grandes quantidades de manjericão crescem nas encostas da Ligúria. Por isso, é uma erva muito utilizada em pratos tradicionais.  Com isso, essa área é conhecida pelo pesto. 

Então, há muita combinação de manjericão. Também pinhões, Parmigiano-Reggiano, alho e azeite. Portanto, espere encontrar na cozinha da Ligúria pratos típicos com esses excelentes sabores.

Pão Focaccia, uma das especialidades da cozinha da Ligúria

Grande parte do terreno na Ligúria não é adequado para o cultivo de trigo. Dessa maneira, grande parte da farinha é feita com grão de bico. 

Assim sendo, o pão pelo qual a região é mais famosa é a focaccia.  Portanto, há evidências que mostram que esse pão feito na Ligúria tem mais de dois mil anos.

Frutos do mar, uma das variedades da cozinha da Ligúria

Por se tratar de uma região costeira, os peixes e frutos do mar têm grande destaque na culinária tradicional local. Assim sendo, o peixe é servido de várias maneiras. E, incluindo assado, frito ou grelhado. 

Também usado como ingrediente em ensopados e sopas. Então, ao comer em restaurantes ao longo da costa, você verá pratos especiais com a pesca do dia. 

Para tanto, um aperitivo popular é uma sopa chamada Ciuppin. E pode conter qualquer tipo de marisco ou peixe. Então, as pessoas simplesmente adicionam seus favoritos à sopa junto com pão amanhecido e tomates. 

No entanto, o prato foi originalmente feito como uma forma de aproveitar as sobras dos mercados de frutos do mar.

Conservas De Peixe

Outra maneira de os ligurianos comerem frutos do mar é preservando-os em óleo, vinagre ou sal.  Logo, atum, sardinha e anchova estão sendo preservados e comidos em biscoitos. 

Além disso, o bacalhau salgado é outra escolha popular. E combinado com outros ingredientes para criar um prato chamado stocchefisce accomodou.  Enfim, os demais itens incluem batatas, pinhões, azeitonas, cogumelos, legumes e ervas.

Saiba mais: Comidas Típicas Do Vale De Aosta, a região alpina da Itália

Pratos de carne, um dos alimentos da cozinha da Ligúria

As carnes mais consumidas na Ligúria são a vitela e o coelho. Logo, uma refeição tradicional popular é cima ripiena. 

E ela está sendo feita de vitela recheada com legumes, queijo, pistache e ovo.  Enfim, a carne também está sendo servida no espeto ou em ensopados.

Macarrão

Na Ligúria, as massas frescas e secas são a base da sua dieta. Assim sendo, uma especialidade dessa área é o pansouti con la salsa di noci. 

Logo, uma massa de macarrão recheados com ricota. Por fim, um tempero chamado preboggion. Enfim, contendo cerefólio, ervas, chicória e borragem.

Leia também: Pesto genovês, um dos molhos frios italianos mais famosos do mundo

Pesto Genovês, um dos sabores deliciosos da cozinha da Ligúria

O Pesto é um dos condimentos italianos mais famosos em todo o mundo. Todavia, só em Gênova e na região da Ligúria é possível saborear o autêntico Pesto Genovês.

E ele tem 7 ingredientes tradicionais que derretem na boca. Assim sendo, nesse saboroso molho típico de aroma intenso há: manjericão, azeite. Também pinhão, alho, e outros itens maravilhosos.

Então, agora que você conheceu esses ingredientes da cozinha da Ligúria, conte-nos o que achou. Compartilhe conosco a sua experiência na comida italiana.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.