Alimentos típicos da Calábria, ao Sul da Itália – Parte II

alimentos-típicos-da-Calábria
Compartilhe em suas redes

Cedro e bergamota são uns dos alimentos típicos da Calábria. Assim sendo, essa região Sul da Itália, de fato, é um forte apoio ao produtor rural mediante os recursos do Programa de Desenvolvimento Rural.

Além disso, adota e mantém práticas orgânicas, bem como a valorização do setor de frutas cítricas e produtos únicos e de nicho, como o cedro e bergamota.

Assim sendo, nesta Parte II, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará outros produtos alimentícios que fazem parte da Calábria. Portanto, confira abaixo e não deixe de ler a Parte I também AQUI.

Alimentos típicos da Calábria – Bergamota

Essa fruta cítrica se assemelha a uma pequena laranja por causa de sua casca preciosa na Calábria. Logo, cresce na faixa costeira que se estende de Villa San Giovanni a Gioiosa Jonica.

Também entre o mar Jônico e o mar Tirreno, na região de Reggio Calabria. Então, alguns botânicos acreditam que se originou na Calábria, talvez graças a uma mutação espontânea.

Os primeiros vestígios encontrados na região datam do século XIV. Desse modo, a bergamota, um citrino perene, tem uma forma esférica. Além disso, varia na cor do verde ao amarelo, dependendo da maturação.

A polpa fornece um suco muito amargo e azedo. Além disso, está sendo usado para fazer xarope, frutas cristalizadas, bem como para a fabricação de ácido cítrico.

E utilizado na indústria farmacêutica e na tinturaria e estampagem de tecidos. Logo, a casca da bergamota é utilizada para extrair o “ouro verde”, ou seja, o óleo essencial DOP de bergamota que possui um aroma muito peculiar do qual a Calábria é o maior produtor mundial.

A essência de bergamota é procurada para criar fragrâncias finas, por isso, um dos alimentos típicos da Calábria. Além da ampla gama de perfumaria e cosméticos, a essência é utilizada na indústria farmacêutica.

E isso devido aos seus poderes antissépticos e antibacterianos, além de suas propriedades anticolesterol, hipoglicemiantes e antioxidantes.

A essência e o suco estão sendo utilizados como aromatizantes para cremes e licores diversos. Então, exemplificamos:

  • Refrigerantes, licores de ervas, doces, frutas cristalizadas, geleias. Também bolos, sorvetes e chocolates, bem como para receitas salgadas.

Belmonte Calabro, um dos alimentos típicos da Calábria

O tomate Belmonte é uma rara e deliciosa herança italiana da região da Calábria. Assim sendo, eles são suaves e saborosos e combinam perfeitamente com o tradicional prato italiano de tomate e muçarela, bem como para molhos.

Amantea – Conhecida por sua culinária picante

Uma das mais modernas aldeias de combinação montanha/praia da Calábria, Amantea é uma boa transição entre a idade média e os dias atuais, à medida que sua viagem diminui.

Há muita história a ser encontrada no topo das montanhas, desde ruínas de castelos e igrejas medievais até becos charmosos e intrigantes. E que você já deve esperar, mas também há um centro comercial considerável na milha da cidade.

Logo, separa a base da a montanha do litoral aparentemente interminável, cheio de clubes de praia e jogos de vôlei. Então, você encontrará algo mais parecido com uma cidade pequena, com uma infinidade de lojas e restaurantes locais.

Enfim, que atendem a um ambiente mais habitado do que as outras aldeias deste itinerário.

Mesmo ao explorar as partes medievais de Amantea, você descobrirá que não está muito longe do presente. E é o compromisso perfeito entre as aldeias mais antigas e abandonadas,

Como toda a Calábria, Amantea, conhecida por sua culinária picante, possui a pimenta reinando suprema na região. E complementando em quase todos os pratos.

Particularmente especiais para Amantea, porém, são alguns notáveis da culinária no lado mais doce. Logo, gelato de pistache (reconhecidamente popular em toda a Itália) e figos cobertos de chocolate.

Dentro de meia hora de Amantea há outras aldeias medievais com seus próprios castelos, ruínas e vistas deslumbrantes, a mais notável das quais é Fiumefreddo Bruzio.

Portanto, se você conseguir estar durante o pôr do sol, suba até o segundo nível das ruínas do castelo. Enfim, observe através dos restos de janelas medievais enquanto o céu brilha através de sua paleta de fogo.

Calábria, o ouro “verde” da Itália

A Calábria ocupa o segundo lugar entre todas as regiões produtoras de azeite da Itália. Além disso, possui um portfólio olivícola único no mundo, composto por 33 cultivares de azeitona

Também é uma região italiana com uma profunda vocação. Neste setor, o azeite tem uma longa tradição que remonta muito antes da chegada dos primeiros colonos gregos ao sul (no século VIII a.C), a quem se atribui a introdução da olivicultura em Itália.

Hoje a olivicultura está mais ou menos presente em toda essa região, desde as zonas costeiras até às serras e contrafortes do interior.

A muito apreciada e notável produção de azeitona orgânica da Calábria está sendo mencionada por seus efeitos positivos na saúde e no território. Logo, mais de 35% das produções orgânicas são originárias da Calábria.

Enfim, finalizamos nessa Parte II sobre os alimentos típicos da Calábria e se você já viajou para esse destino gastronômico, compartilhe conosco!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.