Danças da Itália – Conheça algumas delas

Danças da Itália – Conheça algumas delas Foto: Flickr
Compartilhe em suas redes

Danças da Itália

As danças italianas são uma parte inata da sua cultura. Na verdade, foi o centro de poder do continente europeu desde os dias do Império Romano.

Assim sendo, a Itália como nação tem uma história cultural muito rica. Além disso, está sendo conhecida por ser o epicentro do maior evento histórico – O Renascimento.

Também conhecida por sua culinária única, como mundialmente conhecemos as famosas pizzas e massas. Aliás, há muitos outros pratos de dar água na boca.

De fato, os sicilianos estão sendo conhecidos como os melhores queijeiros do mundo. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que a cultura italiana também é conhecida por suas danças únicas.

Então, hoje você conhecerá aqui no blog Benini & Donato Cidadania Italiana quais são as danças da Itália mais famosas e populares.

Quais são as danças da Itália?

A dança italiana está relacionada com a tarantela. Assim sendo, está sendo conhecida por ser uma das danças folclóricas italianas mais populares.

Além disso, originou-se no Sul da Itália e as pessoas imigraram durante os séculos XIV e XX para a América. Ademais, os estilos de danças estão sendo tão variados quanto a própria Itália.

Portanto, cada cidade tem sua própria dança tradicional única que descreve ou representa histórias ou dá louvor e graças aos poderes superiores.

Sabendo disso, vale destacar que a dança folclórica praticada por pessoas comuns do local, sem nenhuma formação profissional. Também o estilo de dança está sendo celebrado e executado durante as celebrações e festas, dias comemorativos e reuniões familiares informais.

Ademais, nada é executado de forma profissional, pois os movimentos e passos estão cheios da criação de suas próprias mentes individuais através do simples ato de observar um ao outro.

Então, confira a seguir quais são as danças da Itália, pelo menos, algumas delas.

Dança Tarantella

Nomeado após uma “aranha lobo” é um grupo de danças folclóricas chamado Tarantella. E diz que se originou de uma região chamada Salento localizada no Sul da Itália.

Assim sendo, a dança Tarantella, a dança folclórica da Itália, também conhecida como dança do “namoro”, é essencialmente executada por casais ao ritmo da música.

Anteriormente, no final do século XV e na Itália, o “tarantismo” se tornou um fenômeno.

Dança Ballu Tundu, uma das danças da Itália

Ballu Tundu é uma dança folclórica da Sardenha realizada pela primeira vez no ano de 1805. E supostamente originária de uma região autônoma chamada Sardenha, na Itália.

A dança Ballu Tundhu compreende basicamente saltos e movimentos ágeis dos pés. Além disso, essa forma de dança folclórica está sendo executada com música produzida por instrumentos como o Launeddas e o acordeão.

Dança Monferrina

Uma dança popular conhecida como Monferrina, originária de uma região chamada Piemonte, no Norte da Itália. Assim sendo, nessa dança de “casal”, os artistas geralmente unem as mãos e dobram os joelhos durante a apresentação.

Além disso, a dança Monferrina também envolve o uso de reverências, provocações e persuasões. Também essa dança está sendo referida como “Monferrina Di Friuli” na província de Bolonha e “Monferrina Mudnaisa” na província de Modena.

Dança Tarantella Calabresa

A dança Calabrian Tarantella é uma das danças da Itália de parceiros originária da região da Calábria, no Sul da Itália. Além disso, essa dança está sendo executada em torno de um círculo chamado ‘rota’, ou seja, roda.

Ademais, instrumentos como Zampogna (um instrumento peculiar com flauta dupla). E um acordeão de botão diatônico, geralmente, usados ​​para produzir música para a dança folclórica calabresa Tarantella.

Dança da Pizzica, uma das danças da Itália

Executada essencialmente por “casais” é uma dança folclórica italiana popular chamada Pizzica. E originária de uma região chamada Salento localizada no Sul da Itália.

No entanto, deve-se notar que essa dança pode ser executada por “casais do mesmo sexo ou do sexo oposto”. Além disso, a dança Pizzica foi desenvolvida principalmente por mulheres como uma forma de expressar seu desejo de ser livre.

O estilo de dança estava sendo atualizado misturando estilos modernos de ritmo com as batidas tradicionais da dança folclórica italiana.

Aqui finalizamos quais são as danças da Itália para você conhecer. Então, conte-os se já ouviu falar ou se já experimentou alguma dessas danças italianas.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Leave A Reply