Alimentos típicos da Calábria
Localizada no extremo Sul da Itália encontra-se a Calábria, uma região costeira ladeada por planaltos e montanhas escarpadas. E que possui uma abundância de produtos alimentícios locais graças à sua geografia única.
Do Norte do maciço do Pollino, ao planalto do Sila e ao Sul do Aspromonte, a distribuição geográfica da região se presta a um catálogo de produtos típicos da Calábria tão variados quanto a paisagem.
Enquanto grande ênfase é colocada em carnes curadas do popular ‘Nduja a Sopressata, a Calábria também oferece alguns outros alimentos locais de muito boa qualidade. Logo, com sabores fortes, muitas vezes, com o uso liberal de pimenta em carnes e laticínios.
E não para por aí, com uma escolha de frutas e legumes de qualidade levando igual glória. Então, entre os favoritos óbvios estão a famosa “Cebola Roxa de Tropea”.
Por fim, deliciosa comida crua ou usada para fazer compotas e a essência essencial de Bergamota.
Portanto, convidamos a conhecer estes alimentos típicos da Calábria, ao Sul da Itália. Enfim, confira aqui no blog Benini & Donato Cidadania Italiana!
Alimentos típicos da Calábria – Carnes
Nduja é um salame para barrar especialmente bom apreciado em uma fatia de pão. E com uma textura muito suave e sabor picante, a invulgar cor enferrujada, textura e sabor tornam-no único na vasta seleção de enchidos italianos.
Assim sendo, um salame local de Spilsby, uma cidade na província de Vibo Valentia. Logo, é feito com gordura de porco e muito chili com tudo sendo defumado no intestino.
Enfim, hoje ‘Nduja é comumente usado como cobertura de pizza ou para dar sabor a molhos.
Soppressata
Sopressata, essa carne curada é feita de carne magra e gordura de porco à qual geralmente são adicionados pimentão picante e erva-doce, embora existam variedades feitas sem.
Capocollo
Depois da Sopressata vem o Capocollo, o “rei” dos frios da Calábria. Sendo assim, é um dos alimentos típicos da Calábria sendo preparado com a parte superior do lombo de porco.
Logo, a carne desossada é salgada, durante 4 a 10 dias, depois lavada com água e vinagre. E com um período de envelhecimento de pelo menos 100 dias a partir da salga.
Queijos Típicos da Calábria
Caciocavalo Silano
Este antigo queijo da Calábria feito de pasta fiada, de leite fresco integral. Logo, tem formato oval ou cônico e cada Caciotta pesa de 1 kg a 2,5 kg.
Giuncata
Um queijo cremoso produzido em Sila e na Planície de Sybaris, o nome vem da prática de coletar a coalhada em recipientes de cana. E que dão ao queijo sua textura superficial incomum.
Portanto, elaborado com leite de vaca ou cabra, tem textura lisa e cor esbranquiçada e sabor delicado. Porém levemente ácido.
Alimentos típicos da Calábria e produtos de padaria
Bergamota
A Bergamota se caracteriza como um citrino em forma redonda, de tamanho pequeno e na cor verde. Logo, possui um sabor e aroma intenso e fresco. Assim sendo, é produzido nos municípios de Reggino.
Por fim, a sua casca amarela contém um óleo essencial muito valioso, muito procurado na indústria cosmética.
Cedro Liscio di Diamante
Esta é a antiga fruta cítrica da qual parece que outros derivados cítricos chegaram hoje ao mercado, como a toranja ou a tangerina. Sendo assim, nesse trecho da costa é feito 98% da produção nacional de cedro.
Enfim, o sabor é azedo, mas doce, com um pouco de carne suculenta.
Cebola Tropea Vermelha, um dos alimentos típicos da Calábria
Um dos produtos típicos da Calábria mais populares na Itália, a Cebola de Tropea IGP é um tipo de cebola mais doce e suave do que outras variedades. Logo, o sabor particular vem de condições climáticas e geográficas particulares. Enfim, a terra enfrenta o mar e tem um inverno ameno.
Pane di Cerchiara
Um dos pães mais populares da Calábria: o pão Cerchiara vem de Pollino. Então, está sendo produzido e cozido em fornos antigos na província de Cosenza em nove fornos.
Logo, na sua maioria ou todos geridos por mulheres. Por fim, trabalham arduamente para abastecer toda a província e a região.
Calábria, a terra dos citrinos
Esta fértil região peninsular do Sul da Itália possui uma variedade de frutas cítricas que pode rivalizar com o resto do mundo. Portanto, riquezas que agora estão ao alcance de todos em todo o mundo.
Desde o final do século XVI, os viajantes alemães que faziam grandes viagens pela Itália. Logo, começaram a contar sobre uma presença significativa de frutas cítricas na Calábria.
Então, essas frutas já eram apreciadas pelo sabor, suculência da polpa, cheiro e também como enfeites. Aliás, a Calábria produz cerca de um quarto dos cítricos da Itália.
Em particular, as planícies de Sibari, Gioia Tauro e Lamezia. Além disso, a área de Crotone, a costa jônica e as áreas ao redor das cidades de Catanzaro e Reggio Calabria.
Graças ao clima favorável, a Calábria possui diversas variedades de frutas cítricas nativas. Então, a contribuição desta região para o cultivo de frutas cítricas na Itália pode ser atribuída principalmente às clementinas e laranjas, tangerinas e limões.
Dito isso, aqui finalizamos a Parte I sobre os alimentos típicos da Calábria. E, se desejar, compartilhe conosco a sua experiência nos sabores dessa região na Itália.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.