Há muitos arquitetos italianos contemporâneos que passaram a ser reconhecidos não apenas no país, mas além das fronteiras da Itália.
Assim sendo, entre os arquitetos mais famosos, podemos destacar vários deles. No entanto, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará abaixo apenas os mais notáveis. Portanto, confira!
Arquitetura Moderna na Itália
Em um país que possui a essência na antiguidade há um contraste em dizer que existem características modernas. Assim sendo, a maioria dos turistas que chegam à Itália fica encantada com os vestígios de seu passado e é difícil argumentar contra esse sentimento.
No entanto, esse é um país vivo, que respira, que se esforça para acompanhar as tendências modernas. E, claro, isso ocorre na arquitetura, assim como na vida cotidiana.
Alguns dos arquitetos modernos mais famosos do mundo são da Itália, como no caso de Aldo Rossi, Stefano Boeri e Mauro Bellini. E descubra um pouco sobre eles e suas influências.
Arquitetos Italianos Contemporâneos
Aqui estão os arquitetos italianos contemporâneos e, brevemente, informações a seu respeito. Confira!
Aldo Rossi
Aldo Rossi foi o primeiro arquiteto italiano a ganhar o Prêmio Pritzker em 1990, graças à realização de obras como a ampliação do Cemitério de Modena. Também o Teatro del Mondo realizado para a Bienal de Veneza e a cafeteira La Conica, para citar apenas um alguns.
Assim sendo, Rossi conseguiu levar sua visão e arte por todo o mundo. E nascido em Milão, formou-se em arquitetura e começou como editor da revista Casabella-Continuità e de outras redações.
Após seus primeiros pequenos projetos de construção, ele deu um salto quântico com a construção do complexo Monte Amiata no bairro Gallaratese de Milão. Porém, ganhou atenção internacional com seu projeto para a extensão do cemitério San Cataldo em Modena.
Por fim, Aldo Rossi colaborou com as mais prestigiadas universidades do mundo e ganhou inúmeras competições internacionais.
Stefano Boeri
Stefano Boeri é o símbolo da pesquisa arquitetônica contemporânea. Assim sendo, Boeri é mais conhecido por seu Bosco Verticale, um projeto que revolucionou a aparência de Milão. Logo, um complexo de duas torres residenciais inauguradas em 2014, cobertas com mais de duas mil espécies de árvores.
Então, um ambicioso projeto de reflorestamento metropolitano que, por meio da densificação vertical da vegetação visa aumentar a biodiversidade vegetal e animal da capital lombarda. E reduzindo a expansão urbana e também contribuindo para a mitigação do microclima.
Logo, esse projeto tornou Boeri famoso em todo o mundo. Ademais, lhe rendeu o prêmio International Highrise Award do Museu de Arquitetura de Frankfurt.
Também o prêmio de melhor edifício do mundo do Conselho sobre Habitat de Edifícios Altos.
Mario Bellini, um dos arquitetos italianos contemporâneos
Arquiteto e designer de renome internacional, Mario Bellini é oito vezes vencedor do Golden Compass Award. Sendo assim, ele se formou na Politécnica de Milão – Faculdade de Arquitetura. E começou a trabalhar no início dos anos 1960.
Além disso, a partir de 1963, iniciou sua carreira como designer de produtos e móveis. Mais tarde, de 1985 a 1991, trabalhou como editor da revista Domus.
Após a década de 1980, Bellini voltou sua atenção para a arquitetura. E, desde então, projetou estruturas notáveis, incluindo o distrito de Portello Trade Fair em Milão.
Também a Exposição Villa Erba, a sede do Deutsche Bank em Frankfurt, para citar alguns. Por fim, vinte e cinco de suas obras pertencem à coleção permanente de design do Museu de Arte Moderna de Nova York.
Você agora conheceu os arquitetos italianos contemporâneos que se tornaram famosos e conceituados no país. Enfim, se desejar, compartilhe algo sobre eles.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.