A comida do Sul da Itália apresenta sabores picantes e deliciosos do Mediterrâneo. Muitas vezes, durante as férias na Itália, os turistas associam à comida tradicional italiana sendo fundamental ir visitar só por esse motivo.
Até porque cozinhar é uma maneira essencial do Norte, Centro e Sul da Itália. Então, mostram a sua diversidade. Logo, essa região está sendo referida como Cucina Povera.
E com os frugais cozinheiros do Sul contando com a fartura do mar ou a colheita árdua de fazendeiros tenazes. Assim sendo, o clima mediterrâneo quente sustenta uma história de comércio e conquista. Logo revelando características distintivas da gastronomia inesquecível.
Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana faz questão de trazer hoje as cidades que podem render muitas comidas gostosas para saborear.
V Cidades para explorar a comida do Sul da Itália
Bari, Catanzaro, Nápoles, Costa Amalfitana e Campobasso See More são as V cidades para explorar a comida do Sul da Itália. Confira!
I – Bari
Bari é a capital da região de Puglia. Assim sendo, a cidade de Bari está localizada na costa do Adriático, criando receitas clássicas imersas na tradição e ingredientes marítimos.
Além disso, a forte ligação de Bari com a paisagem e os ingredientes vai desde os pimentões vermelhos e amarelos à massa orecchiette. Então, os pratos populares de Bari usam a fartura da terra e do mar. E com sardinha ou tomate, azeitonas e azeite ou presunto.
Aliás, o azeite de alta qualidade de Bari é uma característica de qualquer famoso prato local. Então, você pode saborear durante seu tempo na movimentada cidade.
Eis abaixo alguns pratos famosos de Bari:
- Orecchiette com nabo e linguiça;
- Queijo Burrata;
- Panzerotti;
- Focaccia Barese;
- Abobrinha alla Poverella;
- Macarrão ao Forno.
II – Catanzaro
Catanzaro é a capital da Calábria. Então, a cozinha de Catanzaro usa azeite e pimenta malagueta como base da autêntica cozinha local.
Assim sendo, ingredientes clássicos da culinária Catanzaro também incluem tripas e ovos fritos. Também ingredientes como figos, nozes e canela. Aliás, a cidade tem vista para os mares Jônico e Tirreno.
No entanto, normalmente, não utiliza frutos do mar frescos na culinária, preferindo ingredientes específicos. Então, frutas, legumes, carne e aves para uma experiência culinária saudável e rica.
Portanto, aqui estão alguns pratos típicos de Catanzaro:
- Queijo Provola;
- Sopressata;
- Macarrão com ovos estrelados e queijo pecorino;
- Anchovas al Cetrarese;
- Bucatini com anchova e molho de pão.
III – Nápoles, a comida do Sul da Itália
Nápoles é a capital da região da Campânia. Sendo assim, a cozinha de Nápoles consiste principalmente em ingredientes simples com grandes sabores. E, produzindo pratos como esparguete com amêijoas ou risotto alla pescatoa.
Então, as tradições gastronômicas da cidade misturam uma variedade de reinos, impérios e colonizadores dos últimos dois milênios. Logo, resultando em uma combinação de frutos do mar e pratos de barro.
Portanto, a proximidade com o Monte Vesúvio resulta em vegetais e frutas que se alimentam dos ricos nutrientes do solo vulcânico. Enfim, produzindo sabores robustos e uma culinária fresca.
Enfim, eis abaixo alguns pratos populares de Nápoles:
- Pasta a Fagioli;
- Ragú napolitano;
- Pizza marguerita;
- Muçarela em Carrozza;
- Babá.
IV – Costa Amalfitana
A Costa Amalfitana é uma costa popular da Campânia que conecta uma seleção de pequenas cidades costeiras. Dessa maneira, a culinária da Costa Amalfitana combina frutos do mar frescos e fantásticos com produtos sensacionais e frescos cultivados ao longo das falésias do Mar Tirreno.
Então, os vários microclimas à beira-mar e as falésias de grande altitude moldam os sabores característicos das frutas e legumes cultivados ao longo da costa. Logo, as verdadeiras pérolas da culinária da Costa Amalfitana vêm do mar com pratos que refletem a abundância de frutos do mar que você pode desfrutar ao explorar as cidades e sabores locais.
Agora, veja alguns pratos populares da Costa Amalfitana:
- Scialatielli;
- Ndunderi;
- Pignatiello all’amalfitana;
- Colatura di Alici;
- Sfogliatella.
V – Campobasso See More, a comida do Sul da Itália
Campobasso é a capital da região de Molise. Sendo assim, a gastronomia de Campobasso é composta por ingredientes orgânicos e locais. E para o melhor sabor de vegetais como abobrinha, aipo e pimentão.
Logo, os pratos da comida do Sul da Itália, Campobasso, incluem sopas ou enchidos temperados. Então, a Província de Campobasso é também uma zona importante onde os caçadores podem encontrar preciosas trufas.
Aliás, o terreno montanhoso abriga lagos, colinas e rios que correm para o Mar Adriático. E definindo as tradições culinárias da cidade. Também a cultura inerente com ingredientes saudáveis moldados pelo ambiente acidentado.
Portanto, eis os pratos populares de Campobasso:
- Capicola;
- Torcinelli;
- Barriga de porco;
- Fusilli com ragu de cordeiro;
- Cavatelli com brócolis e pimenta;
- Pizza e minestra.
As diferentes regiões do Sul da Itália produzem azeites condimentados, tomates carnudos. E grandes limões com herança florescente ao redor da mesa.
Então, o Sul da Itália traz um foco comemorativo aos pratos internacionais que muitos já conhecem. Todavia, dentro da culinária cultural inerente aos solos e mares específicos que você pode explorar durante um tour gastronômico pela Itália.
Por fim, compartilhe conosco quais as cidades que já visitou e provou a comida do Sul da Itália.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.