III Museus em Perugia, na Úmbria, o coração verde da Itália

III Museus em Perugia, na Úmbria, o coração verde da Itália Foto: Umbria Tourism
Compartilhe em suas redes

Museus em Perugia para conhecer e se encantar com a arte italiana

Perugia é a sede do coração verde da Itália, situada na Úmbria (Umbria em italiano), uma cidade única e fascinante. Assim sendo, Perugia é fortemente influenciada pela passagem dos etruscos e dos romanos.

Logo, oferece aos viajantes e turistas a oportunidade de conhecer não só a cultura, mas também a gastronomia. Aliás, é reconhecida como a cidade do chocolate pela presença da fábrica Perugina.

Também a natureza e obter um pouco da experiência religiosa (Assis, cidade natal dos santos Francisco e Clara, fica a 20 minutos de trem de Perugia. Também onde estão os dois santuários e seus restos mortais, local visitado 365 dias por ano por peregrinos de todo o mundo).

Além disso, há a famosa National Gallery of Umbria. E aqui o blog Benini & Donato Cidadania Italiana vem mostrar III museus no centro histórico da cidade que te surpreenderá!

III Museus em Perugia, na Úmbria, o coração verde da Itália

Há pelo menos III Museus em Perugia, na Úmbria, Itália que você que ama arte poderá visitar e ver algumas belas obras. Portanto, confira a seguir!

I – A Casa Museu Ranieri de Sorbello, um dos primeiros museus em Perugia

A Casa Museu faz parte do complexo monumental que também inclui o poço etrusco, perto da Piazza Piccinino. E que se situa a poucos passos da Piazza IV de novembro.

Sendo assim, esse antigo palácio, propriedade do Marquês Ranieri de Sorbello desde o século XVIII, abriga um valioso acervo de pinturas. Também porcelanas, estampas, manuscritos e tecidos bordados.

Logo, a visita é guiada e bilíngue para que você possa entender e conhecer história interessante dessa família. Aliás, que viveu naquele prédio por gerações, e sua influência na cidade de Perugia.

No final da visita, você poderá admirar uma vista deslumbrante de Perugia. Por fim, verá o Vale de Assis a partir do terraço panorâmico.

II – Palácio Baldeschi al Corso

O palácio que hoje admiramos é o resultado da fusão de vários edifícios na área entre Corso Vannucci e suas ruas cruzadas. Sendo assim, tornou-se um museu em 2002, quando a Saving Bank Foundation de Perugia o adquiriu.

Dessa maneira, abriga a prestigiada coleção de obras de arte da Fundação, que consiste em mais de 200 peças de pinturas. Além disso, esculturas e desenhos de artistas da Úmbria e outros.

Ora, de 1400 a 1900, a configuração do museu propõe um roteiro de áreas temáticas: a planta nobre destina-se às exposições temporárias. E que se organizam com base num programa anual.

Então, depois a coleção de Maiolica renascentista, ela estava sendo composta por 147 artefatos de duas coleções muito importantes. Logo, a Coleção Marabottini, uma doação de mais de 700 obras.

Enfim, que incluem pinturas, esculturas, desenhos, incisões, miniaturas, ceras, vidrados, decorações, porcelanas dos séculos XVI e XX.

Confira: Siena, a cidade italiana da Toscana rica em arte e com ruas históricas

III – Museu do Poço Etrusco, um dos museus em Perugia

Perugia, uma das cidades mais importantes do Dodecapoli etrusco, abriga um dos exemplos mais importantes da engenharia hidráulica. Ademais, a arquitetura etrusca no porão do Palazzo Sorbello, o poço etrusco ou Sorbello.

Assim sendo, o poço fica na parte mais alta da cidade, chegando a 37 metros de profundidade, construído em meados do século III a.C. E, ao longo dos anos, o poço foi alvo de diversas obras de restauro, sobretudo na sua cobertura.

Então, o passeio do poço sofreu sucessivos danos ao longo dos anos. E devido sobretudo ao tráfego automóvel na praça. E hoje está em frente à entrada da Casa Museu.

Além disso, a grade de ferro exibe dois brasões de família, um, claramente legível, pertence à família Bourbon di Sorbello, o outro é o da família Eugeni.

Chegamos ao final dos III museus em Perugia, na Úmbria, e deixe-nos a sua experiência.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.