Villetta Barrea é uma pequena vila situada em um esporão rochoso na bela região de Abruzzo. E imersa na natureza do Parque Nacional de Abruzzo.
Assim sendo, a vila é um destino ideal para você que se considera amante da natureza e trilheiro nas montanhas. Desse modo, a aldeia de Abruzzo o surpreenderá principalmente pela presença de seus habitantes incomuns, os cervos.
Na verdade, Villetta Barrea é conhecida como a “aldeia dos cervos” devido à presença de numerosos cervos que circulam livremente na aldeia. E que você encontrará facilmente ao longo de suas ruas.
Então, entre casas de pedra, vielas de paralelepípedos, pequenas igrejas, trilhas ecológicas, lagos e veados, uma visita à vila será uma experiência única.
Portanto, veja aqui no blog Benini & Donato Cidadania Italiana informações dessa joia escondida de Abruzzo. Enfim, descubra o que esse lugar tem a oferecer!
Villetta Barrea: Centro histórico e pontos de interesse
Villetta Barrea é um pequeno vilarejo de apenas 600 habitantes a poucos quilômetros de L’Aquila que vale muito a pena visitar. Sendo assim, um passeio pelo centro o levará de volta no tempo.
Nesse local, você poderá perder-se num labirinto de pedras composto por pequenas casas colocadas umas sobre as outras. Ademais, verá longas ruas estreitas e lances de escadas.
A aldeia tem um aspecto fortificado e foi fundada por um grupo de monges beneditinos por volta do ano 1000. Assim sendo, na aldeia existe um Castelo construído no século XIV.
E hoje apenas resta uma torre, que alberga a Igreja Matriz Museu. Em Villetta Barrea você também pode visitar várias igrejas antigas.
A Igreja de San Rocco, que alberga belas obras do século XVIII, e o Estúdio, um convento-fortaleza único.
Dentro de um antigo moinho do século XV pode visitar o Museu da Água, onde se explica o ciclo da água e o processamento da lã. Então, de grande importância é o Museu da Transumância, verdadeiro testemunho da principal atividade que durante anos sustentou a economia da pequena aldeia.
Leia mais: Cidade de L’Aquila – Um passeio por III pontos turísticos
Áreas naturais e trilhas perto de Villetta Barrea
Durante a visita que você fizer, sem dúvida, ficará fascinado com o panorama e a natureza exuberante que envolve a vila. Sendo assim, Villetta Barrea tem vista para o Lago Barrea e é atravessada pelo Rio Sangro, emoldurado por montanhas e florestas.
Dessa maneira, o passeio pedestre ao longo do rio Sangro é uma das coisas mais bonitas para se fazer nessa vila. Ao longo do caminho, você pode admirar belas vistas da vila e talvez até encontrar um cervo nas proximidades.
Logo, a partir daqui você pode caminhar até as margens do Lago Barrea, perto do parque da vila. Também no lago é possível tomar banho e no verão você encontra praias equipadas.
Reserva natural de Camosciara
Ademais, não perca uma visita à Reserva Natural de Camosciara, a 3 km da vila. Assim sendo, nessa área protegida, que se estende por mais de 130.000 km, além da possibilidade de avistar veados, também é possível encontrar camurças, lobos, ursos e águias douradas.
Dessa maneira, formado por um anfiteatro rochoso de calcário, o Camosciara abriga inúmeros caminhos por cachoeiras, riachos e matas que vão te deixar sem palavras.
Confira: Visitando Corniglia em Cinque Terre – IV Lugares para conhecer
Entre as mais sugestivas, não deixe de ir à Cascate ou Waterfall delle Ninfe e à Cascate delle Tre Cannelle.
Villetta Barrea é o lugar ideal para quem quiser viver a chance de estar a contato direto com a natureza, avistar animais selvagens. Além disso, fazer caminhadas e viver o ritmo lento de uma cidadezinha de província.
Justamente por tratar-se de uma área protegida, você não encontrará por lá grandes estruturas hoteleiras. Então, você pode passar um final de semana na região, hospedando-se em lugares como o hotel Il Lavatoio, em Castel di Sangro, no Villino Quintiliani, em Pescasseroli, ou em outra graciosa cidade de lago, Scanno.
Villetta Barrea fica a cerca de 170 km de Roma, o que permite você se deslocar da Cidade Eterna para esse destino turístico imperdível. Enfim, conte-nos se já ouviu falar ou se pretende conhecer.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.