Pasta alla Carbonara, um dos pratos mais amados da Itália, possui muitas versões. E não somente entre os italianos, mas em todo o mundo. No entanto, a versão única, deliciosa e tradicional se encontra em Roma.
Certamente, você precisará visitar a Cidade Eterna para provar o seu real sabor! Agora, vale destacar que é uma comida italiana muito fácil de preparar. Logo, você pode incluir em seu roteiro culinário para um belo jantar com a família.
Pois bem, você sabe a origem desse prato clássico da cozinha tradicional italiana? Assim sendo, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana vai mostrar abaixo a sua origem. E como preparar a versão original. Portanto, confira!
Pasta alla Carbonara: um prato de origem misteriosa
Espaguete, guanciale (papada de porco), ovos, pimenta e queijo: a Pasta alla Carbonara é um dos pratos italianos mais populares em todo o mundo. E no Brasil não poderia ser diferente.
Além disso, é um prato muito simples e com poucos ingredientes. Logo, o que se torna excelente para incluir em sua rotina alimentar.
Agora, para surpresa de muitos, esse prato não se encontra nas receitas da cozinha tradicional da região do Lácio.
As origens da Carbonara são incertas. Todavia, existem várias teorias fascinantes sobre o nascimento desse delicioso prato. Então, veja a seguir quais são os mais plausíveis.
Conforme a primeira hipótese, a Pasta Alla Carbonara teria sido inventada por carvoeiros (carbonai em italiano) de Abruzzo. Sendo assim, eles costumavam preparar Carbonara usando ingredientes de longa duração e facilmente disponíveis.
Ademais, costumavam passar muito tempo fora de casa, observando carvoeiros na mata. Por isso, era muito importante que trouxessem alguns mantimentos.
Sempre havia ovos e queijo em seus sacos. Também usaram guanciale e sua gordura em vez de azeite que era muito caro para eles.
Já na segunda hipótese é a mais intrigante. Então, durante a Segunda Guerra Mundial soldados americanos das Forças Aliadas desembarcaram em Anzio. E a poucos quilômetros de Roma.
Logo, costumavam comer alimentos que lhes eram familiares, como espaguete, bacon e ovos. Ao fazer isso, eles teriam dado uma pista aos chefs italianos durante a ocupação militar da cidade. Em seguida, este revisitou e aprimorou a receita.
Por fim, essas duas hipóteses são bem aceitas e você? Qual será que mais tem probabilidade de ser a verdadeira? Compartilhe ao final nos comentários.
Leia também: Pesto genovês, um dos molhos frios italianos mais famosos do mundo
A melhor Pasta Alla Carbonara: como prepará-la seguindo a receita original
Pasta Alla Carbonara está sendo famosa em todo o mundo e há muitos anos. Assim sendo, variações criativas desse prato nasceram em todos os países e algumas delas estão muito longe do original.
Então, aqui está a receita original para a melhor Carbonara de sua vida!
Vamos começar pelo tipo de massa: qual escolher? De acordo com a receita original deve-se usar espaguete ou rigatoni.
E, apesar do que todos pensam, não há bacon em Carbonara. Sendo assim, você tem que usar guanciale (papada de porco). E que é um salame mais valioso feito da bochecha do porco.
Ingredientes para 2 pessoas
Você também pode fazer para mais pessoas, porém, dobre a receita abaixo:
- 200 gramas de espaguete; 120 gramas de guanciale; 4 gemas de ovo. E adicione 80 gramas de queijo Pecorino Romano. Também 20 gramas de queijo Parmigiano Reggiano; Pimenta moída na hora; Sal.
Método de preparo da Pasta Alla Carbonara
Corte o guanciale em palitos e frite na frigideira. Enquanto isso, despeje as gemas em um prato e misture com 60 gramas de Pecorino.
Também 20 gramas de Parmigiano Reggiano, trabalhando tudo até obter uma mistura cremosa e homogênea. Depois de formar um creme, adicione duas colheres de sopa da gordura perdida da papada durante o cozimento.
Assim sendo, leve uma panela grande de água para ferver, adicione sal e cozinhe o espaguete. Logo depois, escorra-os ainda al dente.
Dessa maneira, continue cozinhando o espaguete na panela da papada de porco. E depois de remover tudo coloque-o em um recipiente separado.
Após isso, derrame água do cozimento sobre o esparguete com uma concha até estarem cozidos. Assim que obtiver uma consistência cremosa pode desligar o lume e deitar o creme de queijo e ovos.
Confira: VI Bons motivos para amar a culinária italiana
Em seguida, misture o espaguete e o creme e prepare os pratos. Por fim, acrescente o guanciale, o pecorino restante e uma pitada abundante de pimenta.
Pronto! Sirva! Compartilhe conosco o que achou desse prato famoso, a Pasta Alla Carbonara.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.