Parques arqueológicos da Calábria, o berço da Magna Grécia

Parques arqueológicos da Calábria, o berço da Magna Grécia Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Os parques arqueológicos da Calábria, o berço da Magna Grécia como conhecemos, contam com a época de florescimento dos tempos antigos para os dias atuais. Assim sendo, essa região ao Sul da Itália, moldou a geografia e a cultura do Mediterrâneo.

E isso devido a uma onda maciça de migração da Grécia sobre esse local por volta dos séculos VIII e V a.C. Logo, as costas da Calábria foram uma tentação para os colonos gregos, pois nesse local tinham rios, colinas, portos naturais para ancorar navios.

Também uma terra próspera, rica em água e comida. Por esses e outros motivos, muitas das colônias italianas fundadas por gregos vieram a ser chamadas de Magna Grécia.

Com isso, se tornaram maiores e mais poderosas que as próprias cidades na Grécia. Então, as regiões da Calábria, influenciadas pelo mundo grego e suas fundações de centros importantes, se destacam nestas cidades:

  • Como Rhegion (Reggio Calabria);
  • Sybaris (Sibari);
  • Kroton (Crotone);
  • Lokroi Epizephyroi (Locri Epizefiri).

Todas essas tornaram-se tão prósperas e poderosas que, por sua vez, fundaram outros assentamentos. Por conseguinte, o que hoje se vê são importantes parques arqueológicos da Calábria.

Portanto, confira o que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana separou aqui para você conhecer. E, assim, ver a arte, a beleza, a natureza e história dessa região na Itália.

Parques arqueológicos da Calábria, o berço da Magna Grécia

Uma das cidades gregas mais importantes e ricas da Magna Grécia se situa em Sybaris, na Calábria, ao Sul da Itália. Então, para conhecer essa e mais parques arqueológicos da Calábria, confira a seguir!

Parque Arqueológico do Sibari

O Parque Arqueológico de Sybaris está localizado em Cassano all’Ionio, no distrito de Sybaris. Sendo assim, local de uma das cidades gregas mais ricas e importantes da Magna Grécia.

Logo, os achados das escavações são mantidos no Museu Arqueológico Nacional do Sibaritide. Para tanto, vale salientar que Sybaris estava sendo a primeira colônia fundada pelos aqueus na costa jônica da Calábria.

Sybaris e Kroton, o mais importante da Magna Grécia, entraram em guerra em 510 a.C e viram a derrota e destruição de Sybaris.

A área do Parque Arqueológico é marcada pela sobreposição das três cidades que se sucederam nas várias épocas.

Assentamentos proto-históricos são evidenciados por alguns sítios na área:

  • Castiglione di Paludi, onde existem restos de uma necrópole da Idade do Ferro, datável do século IX-VIII a.C.

As áreas de escavação investigadas até agora são as dos sítios Parco del Cavallo, Prolungamento Strada, Casabianca, Stombi e Oasi.

Na área do ‘Parco del Cavallos’, foram encontrados vestígios do período romano. Sendo assim, é um bairro organizado em duas grandes arquibancadas e um teatro.

Além disso, na zona da “Casa Branca” encontra-se um edificado do século IV a.C, com uma torre circular.

“Stombi” mostra um aglomerado urbano de povoamento misto, apenas parcialmente reconstruído após 510 a. Enfim, com algumas fundações do período Arcaico, incluindo um edifício modesto, poços e fornos.

Leia também: Monumentos Arquitetônicos da Itália – Um belo passeio pela arte italiana

Sítio Arqueológico de Castiglione di Paludi

Aqui está mais um dos parques arqueológicos da Calábria, o Castiglione di Paludi, é um dos exemplos mais importantes e bem mais preservados da arquitetura militar da Magna Grécia.

Assim sendo, um grande assentamento humano datado do século IV a.C, quase certamente relacionado a uma cidade bretônica, foi investigado na colina delimitada pelos riachos Coseria e Scarmaci, na área arqueológica de Castiglione di Paludi.

No planalto em frente ao povoado já haviam sido escavados 50 sepultamentos datados do século IX a.C, acompanhados de armas, lanças de ferro e bronze, fíbulas, lençóis decorados e outros objetos.

Logo, a área de Castiglione di Paludi poderia esconder a antiga cidade enótria de Cossa, perto da qual os Brettians mais tarde construíram sua própria cidade.

Uma cidade enótria, conhecida pelo nome de Cossa, aparece em um fragmento de Hecataeus de Mileto do século VI a.C. E depois Júlio César em De Bello Civili menciona uma cidade chamada Cossa no território de Thourioi.

Sítio Arqueológico de Monasterace Marina

A identificação da antiga colônia de Kaulon com a área entre Punta Stilo e a cidade de Monasterace Marina deve-se ao arqueólogo Paolo Orsi. Logo, descobriu os restos de um monumental templo dórico perto da praia em 1890.

Assim sendo, a área arqueológica de Monasterace Marina está localizada ao redor do grande templo dórico. Aliás, o sítio arqueológico também inclui algumas áreas imediatamente fora das muralhas da cidade.

É composto tanto pelo Parque Arqueológico com o anexo Museu em terra, como pela área arqueológica submersa na extensão de mar em frente ao Parque, onde é possível mergulhar na Estação Arqueológica Submersa de Kaulon.

Confira: Museus para visitar na Itália – Nápoles, Turim, Florença e Roma

Parque Arqueológico de Locri Epizephyrii

Um dos parques arqueológicos da Calábria, o Locri Epizefiri, está localizado a poucos quilômetros da cidade de Locri. Sendo assim, a cidade era protegida por uma muralha de 7 km de comprimento.

Então, fora das muralhas estão as necrópoles, enquanto a maioria das áreas sagradas estão localizadas perto das muralhas. Dessa maneira, os santuários dentro das muralhas têm edifícios de templos monumentais e datam do período arcaico.

Logo, entre os templos encontrados, o que está em melhor estado é o Santuário de Perséfone. E definido por Diodorus Siculus como “o mais famoso dos santuários do sul da Itália”.

O Museu Arqueológico Nacional de Locri Epizephyrii está localizado na área sagrada de Marasà, onde foi encontrada a antiga colônia lócria de Lokroi Epizephirioi.

O museu tem dois andares: no térreo, achados das escavações arqueológicas da antiga polis magna-grega. E o primeiro andar abriga achados anteriores à colonização grega e que remontam à Idade do Ferro.

Aqui finalizamos alguns dos Parques Arqueológicos da Calábria, região berço da Magna Grécia. E se você já conheceu, conte-nos a sua experiência.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.