Pratos famosos da cozinha de Lombardia, na Itália

Pratos famosos da cozinha de Lombardia, na Itália Foto Freepik
Compartilhe em suas redes

Cozinha de Lombardia

Os pratos famosos da cozinha de Lombardia, na Itália, remetem ao passado que continuam a existir até os dias atuais. E isso porque os antigos preservaram a culinária dos seus ancestrais, além de passarem de geração a geração a maneira de cozinhar.

Por conta disso, essa região italiana possui uma rica herança gastronômica em seus pratos tradicionais. Logo, os sabores do passado e as receitas antigas estão sendo preservados tendo assim história e tradição ligadas há muito tempo.

Assim sendo, se você viajar para Lombardia, certamente, irá saborear suas comidas. E, depois disso, irá voltar ao passado e redescobrir sabores genuínos e autênticos.

Portanto, aqui no blog Benini & Donato Cidadania Italiana você conhecerá brevemente alguns pratos famosos da cozinha de Lombardia, na Itália. Confira!

Pratos famosos da cozinha de Lombardia, na Itália

A cozinha de Lombardia, na Itália, possui um patrimônio gastronômico rico e muito variado. Assim sendo, seu prato principal e mais famoso é o Risotto Alla Milanese.

Logo, essa receita é bem antiga na Itália que, inclusive, no Brasil é aceita e tem um sabor incrível. Aliás, ela é datada cerca de 1500 sendo um dos ingredientes o açafrão, um ingrediente delicioso e com alto poder medicinal.

Então, esse risoto da Itália usa o arroz de açafrão acompanhado com ossobuco (medula de boi) cozido por 120 minutos.

Portanto, aqui estão os pratos mais famosos da cozinha lombarda!

I – Casoncelli See More, um dos pratos famosos da cozinha de Lombardia

Na região de Brescia e Bérgamo você poderá experimentar esse prato famoso da cozinha de Lombardia, o Casoncelli See More. Assim sendo, ele se destaca por ser uma massa de ovo compostos por farinha, água, sêmola e recheada de vitela assada.

Além disso, ainda você tem amaretti, passas, noz-moscada e grana padano para deixar o prato ainda mais delicioso. Aliás, a massa é fechada ao redor do recheio em um formato quadrado chamado cassone

Ao final, tempera com camadas e camadas de manteiga quente.

II – Polenta e misultin

É um prato típico da região do Lago di Como. Dessa maneira, o misultin é um peixe parecido com a sardinha.

Todavia, na verdade, é um agone que vive nos lagos lombardos e que requer um processamento especial para poder conservá-lo por muito tempo. Além disso, o preparo é bem simples e leve: os peixes são grelhados na brasa e servidos com polenta à parte.

Este último, condimento típico de vários pratos regionais, é feito à base de milho ou trigo sarraceno e água. Por fim, sendo frequentemente combinado com gorgonzola (um queijo local de aroma e sabor intenso) ou com carne e cogumelos.

III – Cassoeula, um dos pratos tradicionais da cozinha de Lombardia

É um prato composto por diferentes cortes de carne de porco e legumes cozidos. Desse modo, você pode apreciá-lo em dias no outono, o que se torna perfeito.

O nome provavelmente deriva da colher com a qual é misturado (casseou) ou da panela em que é preparado (caçarola). Segundo a tradição, este prato era cozinhado por ocasião da Festa de Sant’Antonio Abate, a 17 de Janeiro.

IV – Pizzoccheri

Prato típico de Valtellina, são a comida ideal para se degustar na serra. Então, ele é um primeiro prato à base de macarrão de trigo sarraceno temperado com repolho, batata, manteiga e queijo.

Também a massa é cortada em tiras curtas e estreitas, que, depois de modeladas, são jogadas diretamente em uma frigideira quente (“panela”) cheia de manteiga derretida.

V – Torrone de Cremona, um dos pratos doces de Natal da cozinha de Lombardia

Este prato de sobremesa é, especificamente, para o Natal: nogado cremonês. No século XII, um cremonês traduziu um texto árabe que explicava como cozinhar o “turun”.

Assim sendo, segundo algumas teorias, a chegada do nougat na Itália se deve à corte de Frederico II e seus cozinheiros árabes. No entanto, há uma data que marca o nascimento oficial do nougat de Cremonese: 1441.

Por fim, ano em que Francesco Sforza e Bianca Maria Visconti se casaram e serviram o nougat de Cremona aos seus convidados.

VI – Mostarda

Nascida no século XVII, a mostarda apresenta inúmeras variações, mas continua a ser um prato típico dessa região a acompanhar diversos pratos salgados. Tradicionalmente, está sendo consumido no período natalino, e sua composição varia de acordo com as províncias:

  • Cremona é muito picante;
  • Milão é mais picante;
  • Voghera é leve;
  • Mântua é feito apenas com maçãs fritas, mel e vinho branco.

Por fim, já nasceu até um Festival dedicado a essa especialidade. Por aqui, finalizamos os pratos famosos e tradicionais da cozinha de Lombardia.

E se você já experimentou um deles, que tal compartilhar as suas preferências? Comente!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.