Conheça a cidade de L’Aquila por meio destes III pontos turísticos e veja uma beleza renascida nessa comuna na Itália.
Vir a L’Aquila, na Itália, tem um sabor agridoce, uma mix de emoções. Assim sendo, não é uma experiência que nos deixe indiferentes. Na verdade, não é o mesmo que viajar em qualquer outra cidade artística italiana.
Logo, apesar de sofrer um terremoto no passdo, no entanto, visitar L’Aquila nesse momento também significa testemunhar o florescimento da sua beleza novamente.
Nesse sentido, a do seu famoso centro histórico, repleto de igrejas monumentais, praças fascinantes e pórticos alargados. Mas também a beleza incólume de uma população que aos poucos e com orgulho recupera o seu cotidiano.
Portanto, aqui o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará a você III pontos turísticos na cidade de L’Aquila. Confira!
Cidade de L’Aquila – Um passeio por III pontos turísticos
Caminhando pela capital de Abruzzo, a cidade de L’Aquila, você encontrará constantemente canteiros de obras, guindastes e trabalhadores.
No entanto, muitos espaços públicos já estão recuperados sendo um dos passeios incríveis que você terá. E que redescobrirá tesouros maravilhosos, além de ajudar a recriar momentos merecidos. Portanto, veja III deles abaixo!
I – Atravessar os pórticos da cidade de L’Aquila
L’Aquila recentemente viu seus belos pórticos brilharem novamente. Logo, uma autêntica peça do passado da cidade, atravessam o Corso Vittorio Emanuele, a rua principal do centro histórico, e chegam à Piazza Duomo.
Dessa maneira, caminhar sob essas arcadas antigas e icônicas é uma vantagem em dias chuvosos (ou com neve). Todavia, a vista também será beneficiada.
De fato, o Corso Vittorio Emanuele é pontuado por alguns dos edifícios mais admiráveis e emocionantes da cidade de L’Aquila.
Sendo assim, a rua é constituída por dois troços distintos. O Norte é conhecido como Corso Stretto. Logo, desprovido das arcadas que revestem a seção Sul, o mais amplo Corso Largo.
Os 800 metros dessa ampla avenida pedonal chegam ao coração de L’Aquila, a Piazza Duomo, um local historicamente amado e frequentado pelos moradores locais.
Seu outro nome é Piazza del Mercato, e o motivo é dito rapidamente: por mais de 750 anos e até o terremoto de 2009, era aqui que o mercado da cidade funcionava. E que aos poucos estava voltando ao normal.
Além disso, essa praça, uma das maiores da Itália (140 metros de comprimento por 70 metros de largura), é um imponente retângulo luminoso ladeado pela Catedral. E pela bela igreja de Santa Maria del Suffragio.
Também na cabeceira e na base da praça, você notará as duas fontes encimadas por estátuas gêmeas. Juntos, os dois compõem o complexo La Fontana Vecchia.
Por fim, datado do século XIV onde estava sendo várias vezes remodelado. E devido aos numerosos sismos que periodicamente assolaram a cidade.
II – Faça a viagem mais romântica
O Lago di Scanno é um lugar imperdível em Abruzzo e um dos lugares mais românticos que você encontrará. Além disso, visitar seus belos arredores é definitivamente algo que você deve fazer quando estiver na cidade de L’Aquila.
Sendo assim, essa massa de água, cujo contorno lembra fielmente a forma do coração. Então, brilha a mil metros de altitude na natureza verdejante do vale Sagittario. Logo, a meio caminho entre Villalago e Scanno, duas cidades medievais incluídas no circuito Borghi più Belli d’Italia.
O Lago di Scanno irá conquistá-lo por muitas razões. Em primeiro lugar, a presença de áreas de lazer e com muitas opções de restaurantes. Logo, tornando-o atrativo para quem viaja em família.
Ao longo da costa, você encontrará pequenas praias de calhau banhadas por águas premiadas com Bandeira Azul. E ideais para relaxar nas profundezas ou surfar.
Ademais, há trilhas próximas, algumas das quais levam ao Monte Genzana e Montgana Grande. E oferecem caminhadas encantadoras e, se você preferir andar sobre duas rodas, nada o impedirá de fazer um passeio de bicicleta.
Uma das rotas mais evocativas para fazer perto do Lago Scanno é chamada Sentiero del Cuore (Trilha do Coração). E leva a um excelente ponto de vista para fotografar o grande coração verde esmeralda no seu melhor.
III – Visitar uma vila colorida perto da cidade de L’Aquila
Um pedacinho de Abruzzo que você não espera ver a apenas uma hora de carro de L’Aquila. Aielli é uma encantadora vila medieval que se ergue mil metros acima do nível do mar.
Encontra-se no coração do Parque Regional Velino-Sirente e está rodeado por vales e montanhas.
Até aí, nenhuma surpresa. Ou melhor, nada que não se previsse encontrar numa província com tantos povoados que correspondem fielmente à descrição. No entanto, esse borgo em particular tem algo diferente.
E o que é? Um festival fabuloso que fez de Aielli uma das aldeias de arte de rua mais surpreendentes da Itália. Assim sendo criado em 2019, o Borgo Universo contribuiu para valorizar essa pequena joia de La Marsica.
O resultado é uma incrível galeria ao ar livre. Então, percorra o centro histórico, com as fachadas das casas. Ademais, contemple edifícios cobertos imaginativamente de formas, cores e palavras.
E se encontre num outro universo, uma dimensão onde a street art dá um novo significado à história e ao tempo. Se você está procurando coisas para fazer perto da cidade de L’Aquila, considere uma viagem a Aielli.
Em suma, uma das mais belas aldeias para se visitar na região. Enfim, conte-nos a sua experiência.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.