Conheça o pesto genovês
É o ícone da Ligúria e uma das excelências da cozinha italiana! Assim sendo, está entre as comidas mais famosas e amadas do mundo.
Logo, estamos falando do Pesto Genovês, o delicioso molho frio feito de basilicum, a erva mais apreciada da culinária italiana. E no português podemos chamar como principal ingrediente, o manjericão, um item indispensável na comida.
Portanto, aqui o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará rapidamente sobre esse molho italiano saboroso e aromático. Confira!
Pesto genovês, um dos molhos frios italianos mais famosos do mundo
Pesto genovês é tão saboroso que você não precisa esperar um evento especial para comê-lo. Dessa maneira, esse molho italiano é sempre consumido com diferentes formatos de massas, das quais vale citar:
- Desde o tradicional trofie ou trenette da Ligúria até massas curtas, nhoques, lasanhas. Ademais, em um ingrediente muito precioso na sopa de minestrone, tão conhecida em Gênova.
Origens do Pesto Genovês
Apesar de a Ligúria estar à beira-mar, a sua cozinha caracteriza-se pelas ervas aromáticas. Pois, durante a Idade Média na República Marítima de Génova se cozinhava.
Também porque o mercado das especiarias era prerrogativa da sua inimiga, Veneza. Acima de tudo erva, manjericão (nome botânico ‘Ocimum basilicum’, das palavras gregas antigas òkimon = manjericão e basileus = rei, “erva real”).
E antigamente usado como planta ornamental e medicinal no Oriente. Sendo assim, apenas os ligurianos o usavam na culinária e eles podem ostentar o melhor manjericão do mundo, DOP, cultivado em estufas no distrito de Prà, em Gênova.
Segundo alguns estudiosos, o pesto resultaria do “aggiadda” (agliata), um molho dos anos 1200 feito com alho esmagado. Também vinagre, azeite e sal, usado para conservar alimentos cozidos.
Mas fala-se do verdadeiro pesto em 1830, pelo gourmet Giovanni Battista Ratto. Logo, falava de uma receita preparada com um dente de alho, manjericão, queijo holandês ralado e Parmigiano. E misturado com pinhões e esmagado num almofariz com uma pitada de manteiga.
Então, a receita original retirou o queijo holandês e a manteiga, transformando o pesto como o conhecemos ainda hoje: fresco, saboroso e com um sabor único.
Modo de Preparo do Pesto Genovês
Usar um liquidificador seria tirar todo o seu sabor porque causa a oxidação. Assim sendo, é hora de responder à pergunta mais necessária: como fazer o verdadeiro pesto genovês?
Estritamente, com um almofariz de mármore e um pilão de madeira, de folhas de manjericão, obtendo um molho verde intenso e amargo. Além do manjericão – lavado e seco com muito cuidado – os ingredientes originais são:
- Azeite extra virgem da Riviera da Ligúria, levemente frutado;
- Pinhões italianos de Pisa, Toscana (os melhores);
- Parmigiano Reggiano;
- Fiore Sardo Queijo Pecorino;
- Alho Vessalico (Imperial);
- Sal marinho grosso.
Depois de pronto, o pesto é misturado a um pouco da água do cozimento do macarrão, rica em amido. Com isso, vai deixar seu molho cremoso e com um excelente cheiro.
Então, conte-nos o que achou desse molho italiano cheio de aroma e com ótimo gosto. Enfim, compartilhe conosco sobre o Pesto Genovês.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.