Passeio pela Ilha de Asinara, na Sardenha – IV Razões para conhecer

Passeio pela Ilha de Asinara, na Sardenha – IV Razões para conhecer Foto: Flickr
Compartilhe em suas redes

Você gostaria de conhecer um destino único na Sardenha? Pois bem, aqui você terá IV excelentes razões para visitar a remota ilha de Asinara.

O Norte da Sardenha possui riquezas impressionantes. Assim sendo, desde o pequeno Tahiti, Golfo de Alghero, Cala Coticcio. Também Stintino e até mesmo Costa Esmeralda traz lembranças memoráveis.  

Além disso, você ainda poderá desfrutar das praias, do mar, de sua gastronomia imperdível. Ademais, há vários roteiros alimentares e de vinhos como também experimentar a beleza da cultura italiana e das tradições.

Todavia, há uma joia escondida que falta ainda você visitar: a esplêndida Ilha de Asinara. Apesar de estar fechada há muito tempo, mas hoje abriga o Parque Nacional e Área Marinha Protegida em 2002.

Logo, esse destino turístico encantador localiza-se no extremo Norte da Sardenha, ao lado Oeste. Também em frente a Punta Capo Falcone podendo chegar por mar, tours e balsas que partem do Porto Torres ou Stintino.

Então, que mistério há nessa ilha tão especial? Pois bem, aqui o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará IV boas razões para você incluir em sua viagem.

Passeio pela Ilha de Asinara, na Sardenha – IV Razões para conhecer

Conheça estas IV razões para conhecer a Ilha de Asinara, na Sardenha. Confira!

I – Ilha de Asinara para quem curte a aventura de trekking e natureza

Por ser um pouco afastada, a Ilha de Asinara exige um pequeno desafio a trilhar para chegar. Logo, devido a sua expansão, a qual é cerca de 16km.

Sendo assim, se você gosta de trekking no meio da natureza, então, não perca de visita-la. Nesse sentido, há praias imaculadas e altas costas recortadas.

Para tanto, é imprescindível que leve muita água, protetor solar e chapéu para se proteger do sol, pois é bem quente e o clima é ensolarado. Aliás, tudo isso valerá a pena, pois sua paisagem é inigualável.  

O cenário é espetacular e de tirar o fôlego, e ao longo da costa existem muitas cavernas e ravinas arenosas para explorar. Talvez, uma boa subida para visitar o ossuário austro-húngaro …arrepiante!

Por fim, caso não queira se aventurar de trekking, há serviços de veículos elétricos, autocarros e bicicletas para que aproveite os momentos relaxantes.

II – Isola dell’ Asinara: o mar… e seus habitantes!

Aqui está um encontro com golfinhos que você se surpreenderá como nunca! Dessa maneira, a caminho do Parque Asinara está sendo comum ver esses bichanos brincando e se divertindo.

Além disso, mergulhando e dando cambalhotas, até mesmo perto dos barcos. Logo, uma das melhores experiências. E, claro, sempre respeitando essas criaturas admirando-os para tirar belas fotos.  

Não é à toa que a ilha de Asinara costuma ser chamada de “O Paraíso dos Golfinhos”. E sua área marinha faz parte do chamado Santuário de Mamíferos Marinhos.

Por outro lado, não esqueça as esplêndidas enseadas, muitas delas acessíveis apenas por mar em passeios de barco. E para serem exploradas com snorkeling animado por anêmonas coloridas, estrelas do mar e polvos, ou mergulhando entre garoupas e sargos.

III – A fascinante razão por trás do nome da ilha de Asinara

Você deve ter adivinhado pelo nome: a ilha de Asinara é famosa por seus simpáticos burros brancos. Além do snorkelling e do birdwatching, os amantes dos animais terão o prazer de conhecer esses dóceis quadrúpedes, que se encontram livremente por toda a ilha.

Mas, o nome por trás da ilha é a derivação do nome latino de “Sinuaria”, que significa sinuoso por conta de suas costas repletas de enseadas.

Todavia, os burros brancos detêm a absoluta primazia iconográfica ligada à ilha, sobretudo pela sua particular conotação albina.

De aspecto cândido, brilhante e algodoado, de olhos rosados ou azuis, e de porte reduzido, a presença desses animais ainda está envolta em mistério.

Muito provável que, simplesmente, esses esplêndidos animais podem ser resultado de uma mutação do burro cinza nativo. E que se encontra presente em toda a Sardenha, inclusive na própria ilha de Asinara.

O Parque Asinara tem mais de 120 espécimes, continuamente monitorados pelo Parque e pela Autoridade Florestal da Sardenha, juntamente com os veterinários da Universidade de Sassari.

Finalmente, a Ilha de Asinara não é para qualquer um ser o símbolo de um mar tão esplêndido que definitivamente vale a pena visitar. Por fim, em especial na baixa temporada e nas férias de primavera e verão.

IV – Os aromas e sabores da Sardenha mais antiga na Ilha de Asinara

Aqueles que conhecem a Sardenha podem lembrar imediatamente de seus aromas selvagens: murta, esteva de flores brancas, ervas pungentes.

Assim sendo, a ilha tem uma percentagem extraordinária de plantas endémicas protegidas, incluindo a Centaurea Horrida.

Se voltar de Asinara quiser ter uma lembrança não só de perfumes, mas também de sabores excepcionais. Dessa maneira, com vista para o Golfo de Asinara, no meio dos campos verdes entre Marina di Sorso e Castelsardo, você encontrará o Tenuta Asinara e o Restaurante Akitchen.

Logo, de excelentes carnes a produtos da horta interna, é uma experiência que sublimará uma excursão a um local maravilhoso como o Parque Nacional Asinara.

Para finalizar, conte-nos o que achou dessas IV razões para conhecer a Ilha de Asinara.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.