A pacata vila no coração de Cinque Terre, ao Norte da Itália, Corniglia oferece variadas atrações turísticas. Assim sendo, você poderá realizar atividades que vão desde a caminhadas, mergulhos no mar, degustações de vinhos e muito mais passeios.
Além disso, a Cinque Terre da Itália parece mais um concurso de beleza, com uma aldeia após a outra competindo para ter as ruelas mais charmosas. Ademais, os prédios possuem tons pastéis mais bonitos e as vistas mais espetaculares.
E quando você pensa que encontrou o melhor, outro aparece e o surpreende. Mas, como as rainhas da beleza da vida real, cada uma das cinco aldeias tem encantos diferentes.
Para tanto, algumas são vistosas e outras mais sutis – como Corniglia. Dessa maneira, pode não ter a praia de Monterosso ou o colorido porto de Riomaggiore, mas tem sua própria beleza discreta.
Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana escolheu esse destino turístico como uma das opções para viajar até Cinque Terre. Então, se você vai ficar lá ou apenas passar o dia, aqui está o nosso guia sobre o que fazer em Corniglia em Cinque Terre.
Visitando Corniglia Em Cinque Terre
Não existe uma vila tranquila de Cinque Terre, mas Corniglia é a mais próxima que você pode chegar. Assim sendo, está no meio das cinco aldeias e conseguiu manter um ambiente local mais descontraído do que os outros por ser o mais difícil de chegar.
Sendo assim, as outras aldeias têm portos, mas Corniglia está situada no alto, sem acesso ao mar e com 380 degraus para chegar à aldeia.
Logo, para os visitantes que chegam a Cinque Terre para passar o dia, o esforço extra envolvido significa que Corniglia é o primeiro a ser eliminado da lista de visitantes.
Mas se você se esforçar para visitar Corniglia, seu prêmio é uma vila mais tranquila e menos comercializada de Cinque Terre. Além disso, possui bares e restaurantes enfiados em ruas de paralelepípedos e vistas deslumbrantes do litoral.
Isso não quer dizer que não haja um fluxo constante de pessoas passando durante o dia. Mas no final da tarde tudo fica mais lento e Corniglia volta a um estado mais sonolento.
A rede ferroviária de Cinque Terre torna tão fácil se locomover que não importa muito onde você está hospedado, pois você pode facilmente ir de uma aldeia para outra.
O Que Fazer Em Corniglia em Cinque Terre – IV atrações turísticas
I – Suba A Lardarina
O que torna Corniglia diferente das outras aldeias de Cinque Terre é sua localização no topo de uma colina. E como a linha do trem corre ao longo da costa, você terá que subir para alcançá-la.
Portanto, a primeira coisa que a maioria das pessoas faz em Corniglia é subir as escadas.
Então, uma escada chamada Lardarina conecta a estação de trem com a vila. Logo, ele sobe 380 degraus em zigue-zague para chegar ao topo e pode ser uma subida quente e suada no verão.
E embora os degraus sejam largos e rasos e haja muitos lugares para parar e recuperar o fôlego.
Ao chegar ao topo, você será recompensado com vistas fantásticas para o mar e ao longo da costa até Manarola. Mas se você não pode ou não quer subir a Lardarina, há também um ônibus que vai da estação de trem até a vila.
II – Explore A Vila
Corniglia pode ser pequena, mas ainda tem sua cota de lindas ruelas para passear, que são especialmente atmosféricas no início da noite, quando as multidões já se foram. Logo, procure edifícios coloridos, persianas descascadas, potes de limões e roupas drapeadas.
Desse modo, a Via Fieschi é o coração da vila, onde você encontrará a maioria dos bares, lojas e restaurantes. Então, procure o mirante La Torre no final da rua para vistas panorâmicas ao longo de Cinque Terre.
Há também algumas igrejas para visitar, tais como a Chiesa di San Pietro data do século XIV. E tem interiores barrocos e uma rosácea em mármore branco de Carrara.
Você também tem uma boa visão da vila a partir de sua porta. Ou o Oratorio dei Disciplinati di Santa Caterina é uma pequena capela com o teto pintado para parecer o céu.
III – Dê Um Mergulho No Mar
A localização no topo da colina de Corniglia em Cinque Terre pode significar que você não pode chegar à vila de balsa. Todavia, isso não significa que você não pode nadar no mar.
Embora não haja uma praia de areia ‘adequada’ em Corniglia, há alguns lugares onde você pode dar um mergulho em meio as rochas.
Há uma baía rasa abaixo da vila, acessível por um lance de escadas no final da Via Fieschi – siga as placas manuscritas para a Marina. No fundo há uma plataforma de concreto onde você pode tomar sol e pular nas águas límpidas e azuis.
Ademais, a vizinha Guvano Beach era um local popular para hippies e nudistas dos anos 1970. Esta enseada de seixos nos arredores de Corniglia em Cinque Terre é acessada por um túnel ferroviário abandonado de 1,5 km de extensão.
Mas o túnel está atualmente fechado por ser inseguro, então você só pode chegar à praia de barco ou caiaque.
IV – Faça Uma Caminhada em Corniglia em Cinque Terre
O Cinque Terre é famoso por suas caminhadas. E os caminhos pelas colinas eram originalmente a única maneira de as pessoas irem de uma aldeia a outra.
Assim sendo, a posição de Corniglia no meio das cinco aldeias o torna um ponto de partida ideal para caminhadas em ambas as direções.
Você pode percorrer todo o percurso em um dia ou dividi-lo em seções, usando os trens para ir e voltar do seu ponto de partida. Enfim, as caminhadas (principalmente ao longo da Trilha Azul) não são muito difíceis, mas são montanhosas e você precisará de botas ou tênis.
Aqui finalizamos IV passeios e locais para conhecer de Corniglia em Cinque Terre, na Itália. E se você gostou ou já conheceu algum deles, conte-nos a sua experiência.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.