Lecce, a famosa Dama do Barroco rica em cultura e arte

Lecce, a famosa Dama do Barroco rica em cultura e arte Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Graças a imaginação e a criatividade dos artistas de Salento, a cidade mediterrânea Lecce teve a arte barroca difundida, entre o século XVII. Por essa razão, possui um amplo patrimônio artístico.

Assim sendo, ao visitar esse lugar você se deparará com o seu centro histórico, ou melhor, um labirinto repleto de centenas de ruas e becos. E ao passear ficará maravilhado com as numerosas igrejas, os palácios barrocos e pátios floridos.

Além disso, poderá vislumbrar os monumentos construídos com as pedras Lecce, a famosa dessa região onde possui uma cor brilhante e quente. Aliás, vale destacar que essa pedra é um calcário macio e compacto extraordinariamente bela com decorações sofisticadas.

Também trabalhada habilmente no passado por mestres de canteiros dessa região. Logo, uma peça rara que você só encontra em Lecce.

Portanto, aqui o blog Benini & Donato Cidadania Italiana você conhecerá brevemente a arte e cultura na cidade de Lecce, em Salento, Itália. Confira!

Onde fica Lecce, a famosa Dama do Barroco rica em cultura e arte

Lecce demonstra sofisticação, elegância e uma cidade bem acolhedora. Assim sendo, ela é o coração pulsante de Salento da arte o ano todo.

Sendo assim, é uma cidade a poucos quilômetros do mar onde domina o centro histórico. Além disso, possui a bela Piazza Duomo, com sua incrível torre sineira.

E que domina os telhados dos edifícios antigos, o anfiteatro romano da época augusta na central Piazza Sant’Oronzo e a igreja Basilica di Santa Croce. Logo, junto com o adjacente Palazzo dei Celestini, representam o melhor do barroco em Lecce. Essas são apenas algumas das maravilhas de que os habitantes da cidade se orgulham.

Então, eis abaixo algumas informações e locais para você conhecer em Lecce, em Salento, Itália. Confira!

As origens antigas de Lecce

Lecce, originalmente uma cidade Messápia, teve um curto período de dominação grega. Assim sendo, desde o século I a.C, a cidade esteve sob o controle dos romanos que ali permaneceram por cerca de cinco séculos.

Logo, nesse período foi construído o grande Anfiteatro Romano e está localizado na piazza Sant’Oronzo. Além disso, foi descoberto no início do século XX durante a construção do edifício do Banco da Itália.

Outra obra importante é o Teatro Romano, com capacidade para 5.000 pessoas. Lecce sofreu o domínio dos normandos, seguidos pelos suevos e angevinos.

Durante o século XV, Lecce tornou-se um importante centro comercial e cultural do Salento. E foi enriquecido com belos edifícios e monumentos em estilo barroco. Dessa maneira, nesse período, o Castelo de Charles V e as muralhas da cidade foram construídos, para defender a cidade das incursões dos turcos.

No final do século XIX e início do século XX, Lecce começou a se desenvolver fora dos muros. Em 1927 tornou-se uma província independente.

Logo, graças ao imenso património artístico e à sua posição estratégica na península de Salento, Lecce é hoje um importante destino turístico a não perder.

Igrejas e monumentos em estilo barroco

A Porta Napoli é a porta de entrada no centro da cidade, que pode ser acessada a pé ou de bicicleta. Assim sendo, seguindo pelas ruas, você entra na piazzetta Addolorata, que abriga a igreja Santa Maria di Costantinopoli.

Dessa maneira, na Piazzetta Baglivi, você pode admirar a igreja de Santa Maria della Provvidenza. E na rua Umberto I pode-se admirar o Palazzo Adorno do século XVI.

Logo, com suas belas decorações que enriquecem suas superfícies e a Basílica de Santa Croce, o exemplo mais significativo do barroco de Lecce.

Então, especialmente, pelo esplendor das decorações da fachada principal. Desse modo, seguindo em direção ao centro, chegamos à Piazza Sant’Oronzo.

E o coração pulsante da cidade e ponto de encontro por excelência, onde se encontra a majestosa Colonna del Santo patrono.

Esta Colonna foi construída pelos habitantes como um símbolo de ação de graças por salvar a cidade da peste que se abateu sobre todo o reino de Nápoles no século XVII.

Portanto, se você está em Lecce e deseja conhecer os cantos mais pitorescos e escondidos da cidade, vá ao Velo Service, que organiza interessantes visitas guiadas a pé, de bicicleta, de bicicleta-riquixá, de segway, em busca de história e tradição.

Enfim, aqui finalizamos sobre a cidade de Lecce, em Salento, na Itália. Então, se desejar, conte-nos a sua experiência nessa região.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.