Realmonte, na província de Agrigento, na Sicília, abrange um grande arco temporal. Assim sendo, sabe-se que a fundação do núcleo habitado data de 1681.
E acredita-se que desde os tempos pré-históricos foi um território importante para as migrações dos primeiros homens de África para a Europa, tendo-se encontrado vários testemunhos da época.
Mais tarde, entre os séculos IV e III aC, também existem elementos importantes no Monte Rossello relativos à presença de um assentamento grego.
Todavia, a grande descoberta arqueológica no território foi realmente em 1907. Dessa maneira, quando as obras para a construção da linha férrea Porto Empedocle – Castelvetrano, nos arredores de Punta Grande, vestígios de uma vila romana do século I a.C, pertencente a um rico Patrick.
Então, aqui o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará mais desse lugar de turismo na Sicília, Itália. Por isso, confira mais detalhes dessa comuna que está sendo visitada por muitos turistas.
Um pouco sobre Realmonte, Agrigento
Realmonte, fundada em 1681, é “jovem” no que diz respeito à maioria das comunas da Sicília. No entanto, ainda assim oferece algumas atrações históricas.
Assim sendo, a costa é marcada por lindas falésias calcárias e praias arenosas, com alguns dos locais à beira-mar mais distintos da Itália.
Além disso, a Scala dei Turchi é uma dessas praias famosas, com camadas de “degraus” de calcário – muito fotografadas e muito incomuns. Também a praia de Gelonardo com falésias de gesso que brilham é outra.
E abaixo você conhecerá algumas atrações turísticas de Realmonte para aproveitar bem a sua viagem em Agrigento, na Sicília. Portanto, confira!
Villa Romana Durrueli, Realmonte
A villa inclui todas as divisões típicas de uma “Domus Romana” incluindo um “tablinium”, uma “exedra peristilium”, uma fonte e as “termae”. Sendo assim, a villa destaca-se sobretudo pelos seus esplêndidos mosaicos, entre os quais o de “Poseidon” e “Tritão”.
De um período mais recente, o século XVI, existem dois dos “Torri di Deputazione” do Reino das Duas Sicílias. E fazendo parte do ambicioso projeto de defesa costeira desenhado por Cammilliani nos anos 500: um está no Monte Rossello em um estado de ruína, e o outro em Monte Rosso milagrosamente intacto.
Ademais, o Teatro Costabianca é um anfiteatro aberto a poucos metros da praia de Capo Rossello onde exibe todo o seu esplendor, sendo um local de cultura, diversão e lazer.
A situação que tem na baía de Capo Rossello a poucos metros do mar é um exemplo de um projeto alto. Particularmente notável é sua acústica, que reproduz sons e efeitos típicos dos antigos teatros gregos.
Scala dei Turchi, outra atração turística de Realmonte
A falésia rochosa que girada pelo vento forma a costa de Realmonte, única no mundo. Pois bem, se chama assim devido à sua forma de escada, por onde, segundo a lenda, durante o período das incursões mouriscas, os turcos subiam para perpetrar os seus saques.
Logo, situa-se entre a praia e as colinas que limitam a costa, formadas por cal e argila que lhe conferem a sua característica cor esbranquiçada. E com águas extraordinariamente limpas e transparentes.
Por fim, no verão é também palco de concertos onde se pode desfrutar de um belo e relaxante pôr-do-sol de verão.
Torre di Monterosso, em Realmonte
Monterosso é um planalto que domina a costa oeste, especialmente “U Cappiddrazzu”, uma das mais belas enseadas da costa de Real Monterosso.
Sendo assim, é um verdadeiro terraço natural com vista para o Mar Mediterrâneo. E de onde se pode debruçar para apreciar os belos movimentos do mar e sentir o vento e os cheiros do Mediterrâneo.
Então, agrupa diversas vegetações típicas do Mediterrâneo, como a palmeira São Pedro, plantas aromáticas como o timo ou o rosmarino. Além disso, no topo está a antiga torre de observação que leva o nome de “Torre di Monterosso”, construída para se defender dos turcos e piratas do Oriente.
Por fim, essa torre, no verão, é palco de um concerto de jazz.
Chiesa di sale – Igreja do Sal
A igreja do sal está a menos de 150 metros da superfície e 30 metros abaixo do nível do mar. E onde o público é escoltado por carruagens pelas galerias cavadas pelos mineiros.
Além disso, é um local verdadeiramente único, para 800 pessoas sentadas. Logo, uma acústica que supera os auditórios mais sofisticados e casas de ópera: A Igreja da Mina de Sal de Realmonte.
Então, nesse local está sendo celebrada a missa de Santa Bárbara, sua protetora. Também possui diversas esculturas feitas de sal em alto relevo em suas paredes, sendo figuras sacras.
Logo, sua situação é ideal, pois fica a 1 km do Scala dei Turchi e a 15 km do Valle dei Templi de Agrigento.
Por fim, está sendo utilizada pela Câmara Municipal como sala de concertos, sendo um destino turístico para visitantes de todo o mundo.
Finalizamos aqui um pouco sobre esse atrativo turístico para você conhecer em Realmonte, Agrigento, na Sicília. Agora, conte-nos se já conhecia ou pretende visitar quando estiver na Itália.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.