Aperitivos e digestivos da Itália
A Itália não é famosa apenas por sua deliciosa culinária, pratos icônicos e excelentes vinhos. Mas também por sua cultura de aperitivos e sua incrível escolha de digestivi (bebidas digestivas).
Sendo assim, as bebidas típicas (alcoólicas) italianas incluem licores italianos, licores, vermutes. Ademais, vinhos fortificados, vinhos de sobremesa e grappas.
Então, alguns deles são consumidos como aperitivos, outros como digestivos. E raramente como ambos e alguns são acompanhados com pratos específicos ou usados na culinária.
Portanto, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana hoje mostrará a você este breve guia de terminações. Logo, você saberá diferenciá-los e, inclusive, descobrirá suas marcas famosas, populares.
Um guia rápido para a terminologia de aperitivos e digestivos da Itália
Aperitivo
O aperitivo serve para abrir o apetite, por isso costuma ser seco ou amargo e com baixo teor alcoólico. Assim sendo, uma exceção a isso são os famosos coquetéis italianos, que na Itália costumam ser consumidos como aperitivo.
Todavia, ainda podem ser um pouco mais doces, dependendo da mistura. Também ainda são muito menos doces que os coquetéis internacionais.
Logo, Martini, Cinzano, Campari e Aperol, são marcas italianas famosas de aperitivos que também são usados como ingredientes para coquetéis antes do jantar.
Etimologicamente o termo está relacionado com a palavra latina aperire ‘abrir’. Aparentemente, os italianos já sabiam o que pesquisas recentes demonstraram.
Então, quando as células intestinais de camundongos são estimuladas com elementos amargos, elas desencadeiam a secreção de um hormônio da fome. A maioria dos famosos aperitivos italianos e coquetéis antes do jantar tem sabor relativamente amargo (em comparação com os padrões internacionais).
De fato, as bebidas amargas desafiam o fígado, moderam a fome durante a refeição e otimizam a digestão. Com isso, resultam em um melhor gerenciamento dos níveis de açúcar no sangue e armazenamento de gordura.
Bebidas doces e coquetéis, ao contrário, tendem a aumentar e diminuir o apetite. Além disso, diminuem a eficiência metabólica, levando o corpo a armazenar mais gordura.
Vermut ou Vermouth
É um vinho aromatizado, com teor alcoólico entre 15,5% e 22%, ingrediente principal de muitos coquetéis. Desse modo, note-se que o termo italiano “vermut” é legalmente reservado para bebidas com teor alcoólico de pelo menos 15 ,5%, e 18% para os secos.
Como a maioria das variedades de Martini tem um teor alcoólico de 14,4%, o termo “vermut” não aparece mais nas garrafas.
Digestivi
Digestivos italianos populares são grappa, amaro e amaretto, centerba, strega, genepi e sambuca. Por definição, um digestivo é uma bebida servida no final de uma refeição para ajudar na digestão.
Sendo assim, uma grande variedade de bebidas digestivas está disponível na Itália, variando de licores, como grappa, a licores, álcoois infundidos com ervas ou outros aromas, como amari.
Também observe a diferença entre um licor a outro que até em inglês costumam ser confundidos. Um licor é uma bebida alcoólica destilada sem açúcar, como grappa (ou gim, tequila, por exemplo).
Um licor é geralmente doce e preparado pela infusão de destilados neutros com açúcar, ervas, especiarias ou frutas. E agentes aromatizantes, como limoncello, amaretto, nocino, etc.
Amaro
é um licor aromatizado, portanto equivalente a um vermute mas com licor em vez de vinho. Logo, a maioria dos amari são amargos e doces, às vezes xaroposos, embora também existam amari secos, como o Amaro Averna, produzido na Sicília.
O processo de produção geralmente consiste em duas fases: infusão, durante a qual diferentes aromas são macerados em álcool, misturados com calda de açúcar, e destilação.
Um tipo especial são os amari centerbe, cada um com uma fórmula proprietária que geralmente inclui várias ervas , raízes , folhas , cascas , flores e especiarias .que se acredita terem propriedades estomacais.
Eles geralmente têm um teor alcoólico entre 27% e 42%. Não deve ser confundido com amaretto.
Fernet é um tipo de amaro, aromaticamente aromatizado com mais de 40 ervas e especiarias, entre as quais o açafrão.
É usado como digestivo por suas propriedades que melhoram a digestão. Também é usado para fazer o famoso “caffè corretto”, um café enriquecido com licor. Pode ser servido puro ou on the rocks.
Nos últimos anos, também tem sido usado como ingrediente para coquetéis em todo mundo
Limoncello
Limoncello é um forte licor de limão produzido no Sul da Itália, originalmente na região ao redor do Golfo de Nápoles.
É feito de raspas de limão, álcool, água e açúcar. É amarelo brilhante, doce e cítrico, mas não azedo, pois não contém suco de limão.
Pode ficar amargo se as cascas de limão forem descascadas grosseiramente.
Assim sendo, Limoncello é tradicionalmente servido gelado como digestivo após o jantar. Logo, o melhor limoncello é feito com os limões de Amalfi.
Agora que você conheceu as terminologias e marcas famosss, comente sobre os aperitivos e digestivos na Itália que acabou de ler.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.