Florença é conhecida mundialmente por sua impressionante contribuição para o mundo da arte. Além disso, um fato a não se negar é que há tantas pinturas fantasticamente famosas para ver durante sua estadia lá.
Logo, de representações detalhadas de um tempo passado a estátuas magníficas posicionadas em igrejas e catedrais, é provável que haja muito o que riscar da sua lista.
Desse modo, aqueles que tiverem a sorte de ficar em uma das vilas de férias na Toscana com piscina podem ter bons momemtos. E ainda passar o dia visitando essas fantásticas obras de arte antes de se refrescar no conforto de sua própria vila particular.
Portanto, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana reuniu uma lista das pinturas mais famosas para você ver. Também para que possa marcar as que já conhece a fim de não repetir a visita.
Pinturas Famosas de Florença – Galeria Uffizi – Algumas obras de artes expostas
Michelangelo Buonarroti – Tondo Doni
O incrivelmente talentoso Michelangelo é o artista por trás de Tondo Doni. Logo, uma raridade em si, já que ele preferia se expressar por meio da escultura.
Assim sendo, seguindo as obras mais conhecidas de A Pietà e a Estátua de David, Michelangelo já havia se estabelecido como uma lenda artística. E aí ele retrata a Sagrada Família com figuras e formas nitidamente desenhadas.
Portanto, a imagem em si apresenta cores vivas e pessoas nuas ao fundo. Enfim, os especialistas debatem o significado disso há anos.
Raphael – Modena do Pintassilgo, uma das pinturas famosas de Florença
Tendo aprendido todos os truques do ofício com o próprio Leonardo da Vinci, esta pintura é considerada uma das melhores realizações da arte da Alta Renascença.
Desse modo, a imagem mostra Maria, Jesus e São João Batista reunidos em torno de um passarinho, com uma linda paisagem ao fundo.
Então, se acredita que o pintassilgo seja uma representação da crucificação de Cristo. E a pintura utiliza cores e composições simples para alcançar uma harmonia poderosa.
Filippo Lippi – Madonna and Child
É provável que você tenha visto uma reprodução desta imagem de uma forma ou de outra. Mas, ninguém se compara a ver a coisa real em sua casa na Galeria Uffizi.
Um verdadeiro triunfo do Renascimento, esta é uma das últimas contribuições de Lippi para o campo da arte. Ele se apaixonou na cidade, e acredita-se que a mulher na pintura seja uma representação de sua amante, Lucrezia.
Enfim, parece apropriado que a pintura permaneça na cidade para que todos possam desfrutar.
O Corredor Vasariano
Os Medici tinham um palácio de cada lado do rio Arno, mas também exigia uma passagem entre os dois, que foi construída em 1565.
Assim sendo, o corredor em si abriga não uma, mas muitas obras de arte. Uma série de auto-retratos da coleção Medici reveste as paredes.
Logo, possui algumas pinturas fantasticamente detalhadas para toda aquela jornada de um lado para o outro, para desfrutar.
A melhor maneira de saber mais sobre essas pinturas em particular é agendando uma visita guiada ao museu ou a um guia de viagens de confiança.
Leonardo da Vinci – Adoração dos Magos
Estar cara a cara com uma verdadeira obra-prima de Da Vinci é tão inspirador quanto possível no mundo da arte. E da cultura, tornando a Adoração dos Magos imperdível durante sua estada em Florença.
Assim sendo, Maria e os Reis Magos formam um triângulo na frente contrastando com a massa de figuras em movimento que compõem o fundo.
Portanto, a pintura usa o sfumato, um estilo que envolve ‘pintura sem linhas ou bordas’, que logo se tornou um de seus gêneros de marca. Enfim, essa cena fantástica realmente vai tirar o fôlego.
Sandro Botticelli – Alegoria da Primavera
Talvez a obra de arte de pinturas famosas de Florença mais importante graças a todos que tentaram imitá-lo, este artista tem uma sala inteira dedicada às suas obras-primas no Uffizi, onde se encontra a Alegoria da Primavera.
Logo, Vênus, Deusa do Amor, é vista desembarcando em uma concha, longe do mar onde nasceu, cercada pelas diversas divindades que celebram a estação da primavera.
E essa dor significa algo diferente para cada pessoa, mas parece destacar temas como Amor e Beleza e o significado espiritual que eles têm no mundo.
Ticiano – A Vênus de Urbino
Reconhecida por sua natureza erótica e icônica, esta brilhante obra de arte retrata Vênus deitada nua em uma cama sem os vários símbolos e itens que são tipicamente associados a ela.
Existem alguns símbolos sutis, incluindo um cachorro para fidelidade e uma rosa para amor, mas ela parece muito mais humana do que deusa nesta representação.
E se você já visitou ou ouviu falar de alguma dessas pinturas famosas de Florença compartilhe conosco.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.