Turismo na Itália – Cidades turísticas encantadoras

Compartilhe em suas redes

Turismo na Itália

A Itália é dividida em 20 regiões, como a Toscana e a Sicília, e que são divididas em 109 províncias, como Florença e Pisa.

Assim dá pra imaginar o tamanho do potencial turístico da Itália, né? Assim sendo, confira aqui no blog Benini & Donato Cidadania Italiana os seus destinos preferidos.

Ah, o trajeto entre as regiões e províncias pode ser realizado de trem e ônibus, facilitando a locomoção dos turistas.

Turismo na Itália  – Roma

Capital da Itália, Roma é conhecida mundialmente pelo Coliseu e pelo Vaticano.

O Coliseu, construído em 72 d.C a pedido do Imperador Vespasiano, é símbolo da cidade. Então, o maior anfiteatro de Roma recebe diversas atrações como musicais e peças de teatro.

Referência católica, uma visita ao Vaticano lhe renderá um conhecimento incalculável. Logo, o local é composto por muita arte, basílica e museus.

Trastevere é o bairro mais boêmio da cidade eterna. Lá você poderá aproveitar uma das culinárias mais deliciosas do mundo.

A cidade de Roma é cheia de muitas praças, como a Piazza del Popolo. No trajeto você descobrirá monumentos históricos, cafés e muitos artistas de rua.

O Panthéon era um Templo de Todos os Deuses, depois foi transformado em uma igreja católica e hoje recebe missas e celebrações todos os dias. Portanto, é um dos monumentos mais bem preservados da capital.

Ah, a Fontana di Trevi merece uma parada especial! Aliás lá você poderá aumentar suas chances de voltar a Roma.

Dizem que quem segue a tradição e joga uma moeda na fonte volta a Roma. Vai arriscar?

Bolonha, um turismo na Itália imperdível

Bolonha é uma das cidades bases para quem deseja conhecer o Norte da Itália. Sendo assim, com um dos centros históricos mais preservados da Europa, encanta a todos com suas belezas escondidas.

Dessa maneira, a cidade de Bolonha também é conhecida como La Grassa, por ser o principal centro culinário do Norte italiano.

É de lá que vem o nosso tradicional espaguete à bolonhesa, mas já adianto, você não vai encontrar esse prato na Itália.

O verdadeiro se chama Tagliatelle Al Ragú e é feito com outra massa, outro molho e receita.

Atração principal da cidade são as construções antigas em tons avermelhados e com uma arquitetura de ficar de boca aberta.

Ir a Bolonha e não conhecer suas belas igrejas deveria ser proibido. A Cattedrale Metropolitana de San Pietro é uma das mais conhecidas e tem uma história surpreendente.

Sua arquitetura meio gótica e barroca sobreviveu à um incêndio e a um terremoto.

Outra parada é a Basílica de Santo Stefano, que já foi um templo em homenagem à deusa Ísis. Atualmente o complexo da basílica conta com quatro igrejas, pátios e pinturas que narram toda a sua história.

O Santuario Madonna de San Luca pode ser avistado lá no alto do morro. Para chegar lá você fará uma caminhada morro acima, passando por 666 pórticos.

O número representa a vitória de Madonna (Virgem Maria) contra uma serpente.

Milão, outro destino turístico

São vários os motivos para conhecer a capital do design e da moda. Imagina um dia de compras no Quadrilátero da moda de Milão? O local concentra as principais lojas e grifes do mundo todo em uma só região.

A Piazza Duomo é o primeiro ponto turístico que você deverá visitar. Uma das principais praças da Itália é ponto central de Milão, local onde acontecem manifestações e eventos da cidade.

Lá também está localizada a Catedral de Milão. Considerada a terceira maior igreja do mundo, chama atenção pela sua arquitetura medieval e vitrais do século XIII ao XX.

A Galleria Vittorio Emanuele II une a Piazza Duomo a Piazza Scala. Formada pelo cruzamento de duas vias, é coberta por uma cúpula de ferro e vidro.

Leonardo da Vinci deixou na cidade uma de suas maiores artes: a Última Ceia. A obra fica na Igreja Santa Maria delle Grazie e precisa de reserva com antecedência para visitação.

Um passeio real em Milão também rola. O Castelo Sforzesco pode ser visitado pelos turistas. Atualmente é um símbolo dos momentos históricos da cidade.

Milão também é a capital do futebol italiano e sede de dois importantes times, Inter de Milão e Milan.

No Estádio San Siro é possível conhecer um museu dedicado à história dos dois times e se der sorte até acompanhar um jogão.

Veneza, a cidade do amor

Veneza é conhecida como a cidade do amor e também dos canais, pois está situada sobre um grupo de 117 ilhas ligadas por diversas pontes.

Assim sendo, o destino preferido dos casais também tem atrações para uma viagem sozinho ou com amigos.

A principal praça da cidade, a de São Marcos, reúne alguns pontos turísticos de Veneza.

A Basílica de São Marcos conta com peças de arte bizantina e encanta todos os turistas com sua beleza. Além disso, a Torre dell’Orologio, símbolo da história da cidade, também se encontra na praça.

Ir a Veneza e não andar de gôndola, não é ir a Veneza. Os gondoleiros de camisa listrada te levam para um passeio pelos canais da Cidade do Amor.

Tire fotos na maior e mais conhecida ponte de Veneza, a ponte de Rialto. Ela liga dois importantes distritos separados pelo famoso Grande Canal.

Ah, uma dica é jantar nos restaurantes próximos ao Grande Canal, além de apreciar a culinária local, você irá se encantar com a vista.

Florença, outro lugar de turismo na Itália que encanta

Florença é a capital da região da Toscana, uma área localizada na região central da Itália. Conhecida pelas paisagens extraordinárias, essa região tem de tudo um pouco.

Praias, montanhas, arte, colinas e muito vinho. Não é à toa que Florença é uma das cidades mais famosas da Itália.

Destaque turístico na cidade é a escultura de Davi do artista Michelangelo. Visite-o na Galeria da Academia de Artes de Florença.

O museu de arte mais antigo do mundo também fica na cidade, a Galleria Degli Uffizi. O museu expõe obras do século XII ao século XVIII com obras do estilo renascentista.

A Ponte Vecchio é uma ponte em arco medieval sobre o Rio Arno. Famosa também pelas muitas lojas que a cercam, acredita-se que a ponte foi construída ainda na Roma Antiga.

A igreja de Santa Maria del Fiore possui uma arquitetura gótica com 153 metros de comprimento e 90 metros de altura, sendo a quinta maior igreja da Europa.

Aproveite as piazzas de Florença, como a Piazza della Signoria, considerada um verdadeiro museu a céu aberto.

Siena, a queridinha dos turistas

Siena também faz parte da região da Toscana, e é uma das mais escolhidas pelos turistas. A pequena cidade com ar medieval encanta os turistas pela sua preservação de 800 anos.

A Piazza del Campo é a principal e maior praça de Siena, ao redor você conhecerá inúmeros cafés, restaurantes e lojas.

Além de importantes pontos turísticos, como Palazzo Público, que abriga o Museu Cìvico. A Torre del Mangia – a mais alta da cidade – também pode ser acessada pelo prédio.

Subir o Faccione certamente é uma ótima pedida. No caminho você conhecerá o Museu dell’Opera da Duomo di Siena e ainda apreciar a vista mais linda da cidade.

A Facciatone era pra ser uma fachada da expansão da igreja de Siena, mas se transformou em um mirante. De lá dá para ver a cidade todinha de cima.

Conte-nos a sua experiência ao conhecer esse turismo na itália e se já visitou algum desses lugares.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.