Brescia é uma cidade animada na Lombardia, a apenas 1 hora de distância de Milão e Bérgamo.
Assim sendo, a cozinha de Brescia tem as suas raízes no campo. E hoje em dia podemos saborear pratos tradicionais provenientes dos hábitos e criatividade dos camponeses.
Na verdade, eles conseguiram transformar produtos humildes em especialidades ricas e finas agora oferecidas em restaurantes.
A gastronomia é valorizada também pela grande tradição vitivinícola milenar: basta pensar na rota do vinho Franciacorta, uma zona da província de Brescia onde se produz o Franciacorta DOCG, o primeiro espumante (espumante ) feito com um método clássico a ser denominado DOCG.
Aqui você também pode degustar vinhos DOC como Garda Classico, Lugana e San Martino della Battaglia.
Portanto, hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará algumas de suas iguaria. Confira!!
Cozinha de Brescia, na Lombardia, Itália
Bigoi Col Pestöm
Bigoi col pestöm é um prato típico de massa de Brescia preparado com a massa de salame, o Pestöm .
O tipo de massa utilizada para este prato chama-se Bigoi, que é o dialecto de Bigoli, esparguete grande semelhante a aletria feito de farinha integral, ovos e água.
Embora Bigoli também possa ser encontrado na culinária do Veneto, eles se espalharam com sucesso para a Lombardia Oriental, particularmente em Brescia .
Quanto ao pestöm, é uma pasta de salame fresco picada grosseiramente; na província de Brescia é usado para temperar massas, raviólis e até casoncelli, como substituto da manteiga.
Casoncelli Alla Bresciana
Casoncelli alla Bresciana é um tipo de massa recheada semelhante ao Casoncelli de Bérgamo . A diferença entre os dois tipos está nos ingredientes utilizados para o recheio.
Em Brescia , o recheio inclui uma longa lista de ingredientes, entre eles carne bovina, vinho tinto, caldo de legumes, uma pitada de canela , cravo, noz-moscada, parmesão ralado e pão ralado.
No recheio do casoncelli bergamasco encontramos salame picado, amaretti, sultanas e peras.
Os Casoncelli são servidos sempre quentes, temperados com manteiga derretida, pedaços crocantes de bacon, sálvia, parmesão ralado e uma pitada de pimenta.
Caicc De Breno (Ravioli Di Breno)
Caicc de Bre em dialeto (ou ravioli di Breno , em italiano) prato preparado para eventos e comemorações especiais que, antigamente, era acompanhado de polenta temperada com queijo e manteiga derretida. Nada mais foi necessário. Amaretti e sultana dão um tom doce muito agradável.
Queijo
A polenta é o acompanhamento ideal para agrande variedade de queijosproduzidos em Brescia: Silter DOP, Nostrano Valtrompia DOP,BagòssPAT(Prodotto agroalimentare tradizionale), Grana Padano DOP, Provolone Valpadana DOP, Stracchino, Robiola Bresciana PAT e Taleggio DOP.
Scopen Con Polenta (Espetos Com Polenta)
Apesar de os detalhes da receita variarem consoante a zona e tradição de cada família, as principais características estão bem definidas: o prato é composto por pedaços de carne (decarne de porco a frango ou coelho) e batatas servidas em espetadas compridas cozidas em lume muito brando. Antes de cozinhar, são temperados com manteiga derretida, sálvia, sal e aromas.
Depois de várias horas no forno estão prontos a servir com polenta e um bom copo de vinho tinto Franciacorta.
Coniglio Alla Bresciana (Coelho Estilo Brescia)
Este é um prato histórico feito por qualquer nonna bresciana . Graças à ciência, especificamente à reação de Maillard , podemos obter um coelho crocante por fora, mas macio e macio por dentro, pois todos os sucos da carne são mantidos e não são liberados na panela.
Polenta Taragna
Em Brescia, todo mundo adora polenta taragna . Seu nome vem de “ tarèl ”, uma longa vara usada para misturar a polenta na panela de cobre.
A polenta taragna é composta por milho e farinha de trigo sarraceno , esta última dando-lhe a característica cor acastanhada.
Além disso, o queijo (em Brescia eles usam o Bagoss DOP local ) é adicionado durante o cozimento, para que a textura final seja ainda mais suave do que a polenta clássica.
Seu segredo? Excelente qualidade da farinha e tempo de cozimento muito longo!
Manzo All’Olio (Carne Em Óleo)
Manzo all’olio é um segundo prato de carne e uma das receitas mais populares de Brescia . É uma iguaria saborosa que nos aquece nos dias de inverno, combinando os mais verdadeiros sabores das tradições locais num só prato.
É uma das muitas variações da clássica carne refogada , cozida com legumes e caldo. No entanto, o que o distingue das outras versões é o uso de anchovas.
Apesar de não ser um ingrediente local, as anchovas estiveram historicamente presentes no território por causa da dominação veneziana em Brescia que durou quase 400 anos e que influenciou a culinária local com ingredientes do mar.
Manzo all’olio pertence à tradição mais antiga de Brescia: basta pensar que é mencionado em documentos do século XVI!
Certamente, há na cozinha Brescia muito mais pratos deliciosos. E se você sabe de algum, então, compartilhe conosco!!!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.