Palácio Real de Caserta, na Campânia – Saiba o que ver e se encante com a sua grandiosidade

Compartilhe em suas redes

O Palácio Real de Caserta, ou Reggia di Caserta, é uma das joias imperdíveis da Campânia, na Itália. Assim sendo, a uma fácil viagem de trem de cerca de 45 minutos de Nápoles.

Aliás, esse Patrimônio Mundial da UNESCO foi construído para rivalizar com Versalhes e o Palácio Real de Madri.

E sua relativa obscuridade significa que é muito menos lotado do que ambos. Dessa maneira, situado em 11 andares, é uma das maiores residências reais do mundo e inclui um parque paisagístico com fontes ornamentais e piscinas alimentadas por um aqueduto próximo.

O Reggia foi projetado por Luigi Vanvitelli, um dos mais proeminentes arquitetos e engenheiros italianos do século XVIII. E a pedido do Rei Bourbon Carlos III, que supervisionava o Reino das Duas Sicílias na época.

Nesse sentido, o palácio é considerado a obra-prima de Vanvitelli, embora ele também tenha trabalhado na Fontana di Trevi, na Basílica de São Pedro e no Palácio Real de Nápoles.

Grandiosidade do Palácio Real de Caserta

O Palácio Real de Caserta impressiona pela grandiosidade de seus salões, escadarias e salas de jantar. Desse modo, possui 1.200 quartos opulentos com intrincados afrescos no teto, detalhes em mármore embutidos e decorações folheadas a ouro.

Alguns dos destaques incluem a Grand Staircase of Honor, a Royal Palatine Chapel e o Royal Court Theatre. E com detalhes em azul-oliva, este pequeno teatro em forma de ferradura foi inspirado no Teatro dell’Opera di Napoli, a casa de ópera mais antiga do mundo.

Logo, é uma verdadeira jóia que, recentemente, aberta ao público através do Touring Club da Itália ( veja mais detalhes aqui ). Portanto, confira mais detalhes no blog Benini & Donato Cidadania Italiana sobre esse monumento impressionante.

O que ver no Palácio Real de  Caserta

Embora seja adornado com ricos mármores, ouro e detalhes inestimáveis, o palácio tem uma sensação verdadeiramente harmoniosa: construído de acordo com os princípios vitruvianos de firmatis (durabilidade), utilitas (utilidade) e venustatis (beleza), é um excelente exemplo de planejamento urbano e integração da arquitetura ao seu entorno.

Também combina vários estilos de arquitetura, incluindo estilos barroco, renascentista e neoclássico em seu layout e detalhes decorativos. Você pode até reconhecer o palácio de alguns filmes famosos – ele foi usado para representar o Vaticano em filmes como Anjos e Demônios e Os Dois Papas, e também apareceu em vários filmes de Guerra nas Estrelas.

O Palácio Real de Caserta era o Palácio Real dos Bourbons de Nápoles e seu jardim inglês é tão bonito que faria inveja até mesmo a Maria Antonieta. É o Versalhes italiano, o maior, mais belo, majestoso e resplandecente palácio real do mundo. Foi a luxuosa residência dos Bourbons de Nápoles e hoje é um dos locais nacionais mais visitados.

O palácio real de Caserta, de fato, junto com o aqueduto Vanvitelli e o complexo de San Leucio, foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. Visitar o Palácio Real de Caserta é como voltar a um passado maravilhoso, entre quartos e interiores de valor extraordinário, um parque infinito e um jardim inglês de rara beleza.

E você? Já conhecia ou nunca ouviu falar sobre esse Palácio Real de Caserta? Conte-nos o que achou e como foi a sua experiência.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Artigos Relacionados

Comune di Fontanelle, na Provincia di Treviso, em Vêneto

Comune di Follina, na Provincia di Treviso, em Vêneto

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *