Comida de Trentino-Alto Adige, Itália

Comida de Trentino-Alto Adige, Itália Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

A comida de Trentino-Alto Adige na região do Tirol do Sul da Itália não é o que você pode pensar como comida tipicamente italiana. Mas, na região, possui cultura local mais germânica do que italiana. Na verdade, os moradores daqui se referem a si mesmos como italianos de língua alemã.

Quanto à comida nessa parte do Norte da Itália, a influência das culturas alimentares circundantes – principalmente Alemanha, Áustria e Hungria – é interessante e deliciosa. Assim sendo, pratos de massa, polenta e pizza coexistem ao lado de chucrute, ensopados saudáveis, schnitzels e carnes de caça.

Ademais, pratos populares de comida caseira feitos com maçãs, presunto e queijo. E muito e muito queijo!

Logo, é interessante os vinhos regionais produzidos nessa parte da Itália combinam tão bem com os alimentos ricos – é um casamento feito no paraíso gastronômico. Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará algumas de suas melhores comidas.

Comida do Tirol do Sul, Itália

Um almoço típico de comida do Sul do Tirol geralmente inclui tábuas de madeira empilhadas com manchas. Também queijos feitos localmente e pães feitos localmente como Schüttelbrot em um pub de estilo rural em um prado alpino ou adega Törggelen.

Dessa maneira, a fusão das cozinhas italiana, alpina e da Europa Central resultou em um mundo culinário único e diversificado. E um lugar fascinante para os amantes da gastronomia, refletindo a dupla identidade da história ladina da região de Trentino e as raízes austro-húngaras encontradas no Alto -Adige (Tirol do Sul).

Os amantes da gastronomia encontrarão pratos familiares do Veneto como Pasta e fagoli e polenta aqui. E pratos mais germânicos, como knodeln, spaezli e goulash, todos baseados em produtos de origem local cultivados aqui.

Portanto, a comida tradicional tirolesa é uma das cozinhas regionais mais distintas da Itália, e um must-try para os gourmets da Itália.

Quando se trata de comida, você poderá saborear os favoritos sazonais, independentemente da época do ano que visitar. A temporada do mercado de Natal é um momento especialmente bom para visitar (geralmente de 8 de dezembro a 6 de janeiro, a Epifania) se você quiser experimentar uma grande variedade de comidas locais.

Comidas Imperdíveis do Tirol do Sul

Massa e Polenta

Um dos pratos tradicionais de massa do Alto Adige, o ravioli em forma de meia-lua (Mezzelune em italiano) é feito de centeio e farinha de trigo. Sendo assim, recheadas com espinafre e ricota, costumam ser servidas com manteiga marrom e parmesão.

Logo, o ravioli de estilo alemão é recheado com chucrute e frito em vez de cozido.

Macarrão

Um macarrão de passado longo e plano, essa massa saudável é uma das comidas mais tradicionais de Bolonha um pouco mais ao sul. No entanto, no Tirol do Sul você a encontrará servida com ragú feito de carne de porco ou vaca e muitas vezes com carne de caça como carne de veado.

Strangolapreti

Um nhoque com sabor de espinafre e queijo feito de pão amanhecido, espinafre ou outras verduras sazonais, como acelga. Assim sendo, esses nhoques de costela são apreciados cobertos com manteiga marrom e sálvia, ou às vezes servidos em caldo de galinha.

O termo se traduz literalmente como “estranguladores de padres” do folclore medieval. Se um padre comesse muitos desses nhoques, ele engasgaria e seria estrangulado.

Bolinhos de queijo

Bigoli

Influência de Veneza, essa massa extrudada é grossa, tubular e muito longa. Se você estiver familiarizado com a massa de espaguete oca chamada bucatini, bigoli é semelhante a isso.

Espaguete tirolês

Uma versão italiana do spätzle alemão preparado em toda a região. É uma massa verde feita de espinafre cozido, ovos, farinha e noz-moscada em um molho de creme de leite e grão crocante que foi frito na manteiga. Geralmente coberto com Parmigiano.

Tirol do Sul Tagliatelle di Schüttelbrot

Esta massa é feita moendo Schüttelbrot (um pão de centeio crocante) e misturando-o com ovos e farinha de sêmola para fazer massa de macarrão. É servido com chanterelle fresco ou cogumelos porcini e muitas vezes frito na manteiga é adicionado juntamente com uma generosa pitada de salsa fresca.

Polenta

Polenta, fubá amarelo, é um grampo na cozinha Trentino-Alto Adige. Pode ser comido quente como acompanhamento com cogumelos ou queijo. Também é deixado para endurecer um pouco e depois fatiado e frito. A polenta é um alimento versátil servido com carnes, molhos, cogumelos ou misturado com manteiga e queijo. Há também uma polenta escura feita de farinha de trigo sarraceno.

Smacaf

Prato muito tradicional na região, é feito com banha, manteiga, enchidos de porco frescos chamados luganica, farinha de trigo sarraceno, azeite e queijo ralado. Logo, a caçarola é coberta com manteiga e queijo ralado e depois assada até que tenha uma bela crosta marrom no topo.

Dumplings

Essas versáteis bolas de pão ou bolinhos estão sendo uma das comidas favoritas que as pessoas gostam de comer no Tirol do Sul, e você encontra em todos os restaurantes de Bolzano.

Certamente, há muito mais comidas de Trentino Alto Adige, na Itália, com sabores deliciosos. E se você já degustou de algum, então, conte-nos a sua experiência.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.