Galeazzo Alessi – Arquiteto que deixou uma obra brilhante em palácios e igrejas

Galeazzo Alessi – Arquiteto que deixou uma obra brilhante em palácios e igrejas Foto: Wikipedia
Compartilhe em suas redes

Designer brilhante, Galeazzo Alessi, deixou legado de belos palácios e igrejas

O arquiteto italiano Galeazzo Alessi, que projetou alguns dos edifícios mais impressionantes de Gênova e Assis, morreu no dia 30 de dezembro de 1572. Logo, ele projetou a Basílica de Santa Maria degli Angeli em 1568.

E como forma de expressar um artista tão eloquente, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre sua biografia, trabalhos, entre outros assuntos. Portanto, confira!

Galeazzo Alessi – Biografia

Nascido em Perugia em 1512, Galeazzoo Alessi estudou desenho para arquitetura civil e militar. Além disso, desenvolveu grande entusiasmo pela arquitetura antiga, embora também tenha sido posteriormente influenciado por Michelangelo.

Assim sendo, ele ficou conhecido em toda a Europa por seu estilo distinto e, no final de sua carreira, foi contratado para projetar igrejas e palácios na França, Alemanha, Bélgica e Espanha.

Ademais, muito de seu trabalho ainda pode ser visto em Perugia e Assis, onde, em colaboração com outro arquiteto. Então, Alessi projetou a Basílica de Santa Maria degli Angeli em 1568.

Em Gênova, ele projetou alguns dos belos palácios com decoração ornamentada que agora foram listados como patrimônios mundiais da Unesco. E esteve envolvido no planejamento do traçado das ruas e na restauração das muralhas da cidade.

Dessa maneira, Alessi morreu aos 60 anos em Perugia antes que os projetos que ele havia elaborado para El Escorial, a residência do rei da Espanha, pudessem ser executados.

Galeazzo Alessi – Obras e trabalhos na arquitetura

Galeazzo Alessi foi um arquiteto italiano de Perúgia, conhecido em toda a Europa por seu estilo distinto baseado em seu entusiasmo pela arquitetura antiga. Sendo assim, estudou desenho para arquitetura civil e militar sob a direção de Giovanni Battista Caporali.

Por vários anos ele morou em Gênova. Além disso, esteve envolvido no desenho das ruas e na restauração das muralhas da cidade, além de ser responsável por muitos de seus impressionantes palazzi, agora parte da Lista do Patrimônio Mundial.

Logo, o seu trabalho pode ser encontrado em muitas outras cidades italianas, incluindo Ferrara, Bolonha, Nápoles e Milão, onde projetou a fachada de Santa Maria presso San Celso. Aliás, com Vignola, ele projetou a Basílica de Santa Maria degli Angeliem Assis, a sétima maior igreja cristã da época.

Em outras partes da Europa, ele projetou igrejas e palácios na França, Alemanha e Flandres. Ademais, fazia desenhos para o El Escorial na Espanha, mas a idade e a saúde o impediam de realizá-los.

Dica de viagem para Perugia, cidade natal de Alessi

Perugia, cidade natal de Alessi, é a capital da região da Úmbria e uma das principais cidades etruscas da Itália. Assim sendo, uma vista deslumbrante no topo de uma colina.

Agora, Perugia também abriga duas universidades, a Universidade de Perugia, do século XIV. E outra universidade que foi criada para estudantes estrangeiros que aprendem italiano.

Para Assis, Alessi projetou a Basílica di Santa Maria degli Angeli em 1568 em colaboração com o arquiteto Giacomo Barozzi da Vignola. Tem uma fachada ornamentada e imponente.

E encerra uma pequena igreja do século IX, a Porciúncula, um lugar sagrado, onde o jovem Francisco de Assis renunciou ao mundo para ir viver entre os pobres e iniciar o movimento franciscano.

Chegamos ao final dessa breve explanação sobre a biografia, obra e trabalho de Galeazzo Alessi. E conte-nos o que achou!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.