Conheça alguns dos pratos tradicionais de Milão

Conheça alguns dos pratos tradicionais de Milão Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Sabores e cores, filosofia e cultura são demonstrados por meio da comida milanesa. E, certamente, com uma mera degustação de um prato tradicional milanês, você consiga ver todo o seu caráter, pensamento e humor.

Então, podemos citar o famoso Risoto Alla Milanese, incomparável e divino, que transmite uma esplêndida e inimitável tonalidade amarela. Sendo assim, esse é um dos pratos tradicionais de Milão sofisticado, delicado e profundo no paladar como se revelasse a própria natureza milanesa muito característica.

Mas também há outros pratos dessa culinária tão instigante, aquele que te aquece em momentos de intenso frio. Logo, trata-se da cassoeula, uma caçarola com carne e legumes.

Além disso, ossobuco e até minestrone, rica em vegetais e de sabor intenso. Nesse sentido, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará adiante os pratos tradicionais de Milão para que você conheça e experimente!

Pratos tradicionais de Milão

Milão é um dos lugares favoritos de muitos viajantes. Assim sendo, é um destino turístico glamoroso, uma cidade contemporânea e charmosa.

Além disso, seus pratos tradicionais não decepcionam, pois a culinária milanesa é repleta de sabores suculentos.

Também é importante lembrar que Milão é a capital da Lombardia e, portanto, influenciada por seu cenário alpino. Na prática, isso significa que a culinária típica milanesa também é baseada em ingredientes de Montanaro, com ênfase especial no queijo.

Dessa maneira, estes são acompanhados de polenta, o famoso mush à base de cereais que é a alternativa do Norte às massas preferidas pelo Centro e Sul da Itália.

Logo, lardo (bacon curado) e carne bovina, preparadas de várias maneiras, juntamente com muitos outros ingredientes. Portanto, uma excelente cozinha italiana para provar quando estiver viajando a Milão.

Cotoletta Alla Milanese

Esse é um dos pratos tradicionais de Milão conhecido como vitela milanesa. Assim sendo, é um filé de vitela esmagado que se reveste de ovo e depois frito em óleo quente.

Para tanto, vale ressaltar a importância da temperatura do óleo (180° C) a fim de garantir que a massa fique dourada e crocante. E, ao final, cozinhar a carne para não a deixar seca.

Também há uma outra versão desse prato milanês usando carne de porco que o deixa mais suculento, porém, gorduroso. Enfim, vem acompanhada de risoto ou batatas fritas em cubos.

Risoto All Milanese

O segredo deste tradicional prato milanês está na simplicidade de seus ingredientes. E, assim, se unem para criar um sabor refinado e delicioso ao paladar.

E o açafrão é o ingrediente que dá a essa iguaria a sua tonalidade preciosa.

Osso Buco

O ossobuco é uma iguaria típica milanesa, na qual, muitas vezes, é servido em conjunto com o Risotto alla Milanese. Assim sendo, o seu nome vem de ossbus, que significa um osso com um buraco no dialeto local.

E se refere ao corte específico de vitela: uma fatia de canela em que o osso é cercado por carne macia.

Logo, é um guisado de carne feito de pernil de vaca ou vitela. E também recebe esse nome ao se referir ao buraco ou cavidade (il buco) no osso.

Sendo assim, a carne é cozida em vinho branco por pelo menos duas horas, para que se solte do osso e fique macia e suculenta. Enfim, uma deliciosa comida milanesa.

Carpaccio

Como representante da cozinha típica milanesa, o carpaccio requer pouca explicação. Assim sendo, quase todo mundo conhece esse prato de carne crua, que fica mais gostoso quando se usa o lombo.

De fato, ao viajar a Itália e, especificamente, para Milão esse seria um dos primeiros pratos do país, pois o carpaccio é o prato mais popular em um bom número de restaurantes.

Logo, a chave para a sua textura macia e de fácil digestão e o seu sabor tão característico da carne de qualidade está na escolha dos melhores cortes de vaca, veado ou bezerro.

Então, a carne deve ser congelada e depois fatiada em fatias o mais finas possível. Portanto, isso é melhor feito com uma máquina de fatiar carne.

Desse modo, o prato é acompanhado por finas lascas de queijo de sabor forte (como o parmesão), polvilhadas com azeite extra virgem e salpicadas com folhas de rúcula.

Por fim, a rúcula fornece um contraponto interessante e amargo à doçura e umami (característica dos cogumelos selvagens) da carne.

Aqui finalizamos os pratos tradicionais de Milão e se você já saboreou algum desses listados, conte-nos a sua experiência.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.