Mercato Centrale também conhecido como Mercado Central possui uma arquitetura de edifício parisiense. Além disso, sua aparência é fascinante e encantadora sendo uma mistura moderna e clássica.
Desse modo, vidro e ferro fundido estavam sendo usados por toda parte. E seu exterior apresenta uma base grande e atarracada feita de um arenito cinza chamado pietra serena. Ademais, o seu interior, por outro lado, é espaçoso, aberto e luminoso graças ao seu famoso teto de vidro.
Certamente, um dos mais impressionantes mercados da Itália. Sendo assim, o edifício projetado pelo arquiteto Giuseppe Mengoni, é o mesmo homem que projetou a Galleria Vittoria Emanuelle II.
Nesse sentido, sua construção aconteceu entre os anos 1870 a 1874. E até hoje essa obra prima é tão impactante quanto o dia de sua fundação.
Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará a você uma pequena explanação sobre esse Mercato Centrale, em Florença. Confira!
Mercato Centrale, uma cultura forte e com grande tradição
O primeiro andar do Mercato Centrale é o local ideal para aprender um pouco sobre a história e a cultura da Itália. Assim sendo, ele assume o papel de um centro cultural que abriga tradições culinárias italianas interessantes.
Além disso, intrincadas e artesanais, onde permite que os visitantes se envolvam e aprendam sobre a produção e o processo.
Para tanto, muitos dos alimentos são considerados itens especiais e são produzidos usando métodos tradicionais italianos. Logo, por exemplo, a pizzaria faz sua pizza à maneira napolitana (Nápoles é onde o prato se originou).
E os visitantes podem ver a muçarela de búfala sendo formada usando as técnicas clássicas que os italianos do Sul ainda usam até hoje. Então, uma das coisas fascinantes para ver em Florença.
Nesse sentido, se você estiver interessado em vinho, você também deve parar no estande de vinhos de Chianti para um copo ou uma garrafa. Especialmente, se você não tiver tempo para visitar a região vinícola de Chianti enquanto estiver na Itália.
Há tantas coisas para ver em Florença – e o Mercato Centrale é simplesmente imperdível. Embora você não tenha tempo de descobrir todos os segredos desse belo edifício, mas tenha pelo menos a chance de percorrer as lojas do térreo (e talvez até comprar algumas lembranças).
Se você tiver algum tempo livre, por que não voltar e ficar realmente preso no que é sem dúvida a melhor parte do Mercado de San Lorenzo? Enfim, sem dúvida, você será surpreendido!
Dois andares saborosos para saborear o que há de melhor no Mercado Central
O Mercato Centrale é composto por dois níveis. Sendo assim, o piso térreo apresenta pequenas lojas especializadas que vendem produtos como queijo, carne e azeite local.
Também você encontrará comerciantes, incluindo vendedores de frutas e vegetais, peixarias e açougueiros. E há muitas barracas, por exemplo, Parini’s, onde você pode comprar queijos, carnes curadas e molhos especiais.
E ainda ter uma ou duas amostras grátis para saber que vai gostar do que está comprando. Outros itens populares no térreo incluem azeite extra virgem, vinagre balsâmico envelhecido.
Ainda mais, pode experimentar o mel e óleo de trufas, que são ótimos presentes para um ente querido. Portanto, aproveite essa oportunidade!
No segundo andar há uma praça de alimentação gourmet – e é realmente uma das coisas culinárias mais impressionantes para se ver em Florença. Dessa maneira, tem 3.000 metros quadrados de espaço, 500 lugares e pode acomodar até doze barracas dedicadas a uma especialidade culinária italiana diferente.
E que incluem assados, queijos, vinho Chianti, gelato, chocolate, carne, frutas, vegetais, pizza e massas.
Há também a oportunidade de acompanhar o processo de produção de diversos alimentos. Então, tais como a panificação, a criação do gelato artesanal e o artesanato do queijo de búfala.
Logo, termine o seu tempo com uma parada no café bar a fim de tomar uma bebida com cafeína de estilo italiano. Além disso, vá na livraria Giunti (especializada em livros de receitas e outros materiais de leitura relacionados à culinária) ou na loja Fiorentina, uma loja dedicada ao time de futebol florentino.
Aqui você leu algumas informações a respeito do Mercato Centrale, em Florença, um expressivo monumento italiano de enorme relevância para o país. E deixe as suas impressões sobre esse ponto turístico ao nos contar a sua experiência.