O Teatro Fenice (significa “A Fênix”) é uma casa de ópera em Veneza, na Itália. Assim sendo, é um dos marcos mais famosos e renomados da história do teatro italiano e da história da ópera como um todo.
Especialmente, no século XIX, ele se tornou o local de muitas estreias de óperas famosas durante as quais as obras de vários dos quatro principais compositores da era do bel canto – Rossini, Bellini, Donizetti, Verdi – foram executadas.
Com isso, é provavelmente a casa de ópera mais bonita que você verá ao visitar a cidade de Veneza. Logo, esses locais são geralmente bastante majestosos, não importa onde você vá na Europa. Todavia, Fenice tem um encanto especial.
Além disso, devido à pitoresca cidade em que está localizada, Veneza lindamente preservada, exprime um sentimento nostálgico. Então, é como se você quase estivesse entrando em uma máquina do tempo.
E em breve a alta sociedade de outrora vai estourar pelas portas, toda enfeitada com um barulhento traje rococó. Nesse sentido, banhada em perfume antigo e luxuoso, para compartilhar o espaço com você.
Desse modo, o Teatro Fenice se destaca como uma das maiores casas de ópera da Itália e da Europa. E, graças às estreias de inúmeras obras-primas, essa casa tornou-se parte da história do melodrama.
Por sua grande eloquência, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz estas curiosidades sobre o Teatro Fenice. Portanto, leia e inclua em seu roteiro de passeios culturais e turísticas por Itália.
Teatro Fenice, em Veneza – Fatos que você possivelmente não sabe
Aqui estão fatos a respeito do Teatro Fenice, em Veneza para você conhecer melhor esse lindo ponto turístico cultural. Portanto, confira!
Gioachino Rossini estreou no Teatro Fenice em 6 de fevereiro de 1813 com Tancredi, sua primeira obra-prima heroica.
Assim sendo, ele escreveria outras duas óperas para La Fenice: Sigismondo (27 de dezembro de 1815) e Semiramide (3 de fevereiro de 1823). Logo, uma das maiores obras dramáticas de Rossini e sua última ópera italiana antes de se mudar para Paris.
Também das dez óperas de Vincenzo Bellini, duas foram escritas para La Fenice: I Capuleti ei Montecchi (11 de março de 1830) e Beatrice di Tenda (16 de março de 1833).
Além disso, Gaetano Donizetti, por outro lado, escreveu três óperas para a ópera veneziana:
- Belisario (4 de fevereiro de 1836);
- Pia de Tolomei (18 de fevereiro de 1837);
- Maria de Rudenz (30 de janeiro de 1838).
Também o Teatro Fenice foi destruído duas vezes pelo fogo (1836,1996). E na última vez eles usaram os clipes de Luchino Visconti do filme “Senso” como guia para reconstruir os espaços.
Para tanto, além do local principal tem muitas salas, algumas das quais são usadas para pequenos concertos. Como também apresentações de livros, eventos de boas-vindas, exposições.
Outros fatos interessantes
Outro fato é sobre a entrada a qual hoje já foi o portão dos fundos! Então, costumavam entrar pela porta que dá para o canal.
Nesse sentido, o arquivo histórico – só porque estava em um prédio diferente – é o único no mundo a preservar todos os documentos desde sua primeira fundação até hoje (cartas, memorabilia etc.).
Outro fato é que muitos artesãos contribuíram para a restauração. Ademais, o Teatro tem grandes elevadores para transportar a cenografia (não é óbvio em Veneza!).
E dependendo do piso temos diferentes percepções das medidas do Teather (parece maior do topo e do centro).
Logo, há uma homenagem oculta a Palladio com uma maquete da Basílica Palladiana (Vicenza) na sala de ensaio do coro.
O Fenice Opera House ou, simplesmente, Teatro Fenice é um dos teatros mais destacados da Europa. Por isso, é uma grande recomendação em visitar em sua viagem a Veneza.