O violinista Giovanni Battista Viotti, que se tornou músico da corte de Maria Antonieta e compôs 29 concertos para violino, nasceu em2 de maio de 1755 em Fontanetto Po, na região do Piemonte, Itália.
Assim sendo, entre as muitas composições de Viotti para violino, quartetos de cordas e piano, seu concerto para violino nº 22 em lá menor tornou-se particularmente conhecido.
Também ele é creditado por ter composto a música original de La Marseillaise, o hino nacional da França. Aliás, 11 anos antes de ser publicado oficialmente por outro compositor.
E aqui o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará brevemente sobre esse violinista tão talentoso e célebre em sua época. Portanto, confira!
Giovanni Battista Viotti – Talento musical, obras
O talento musical de Viotti foi descoberto cedo. Sendo assim, ele foi levado para a casa do Príncipe Alfonso dal Pozzo della Cisterna em Turim, onde recebeu uma educação musical.
Desse modo, isso o preparou para se tornar aluno do virtuoso violinista e compositor Gaetano Pugnani, ainda adolescente, financiado pelo príncipe.
Logo, Viotti serviu na corte de Savoy em Turim de 1773 a 1780, antes de viajar com Pugnani na Alemanha, Polônia e Rússia.
Além disso, ele foi para a França sozinho, onde fez sua estreia como violinista em 1782 em Paris. Além disso, foi uma sensação instantânea e tornou-se músico da corte de Maria Antonieta em Versalhes.
Também Giovanni se estabeleceu na França como professor e empresário de ópera. Então, fundou uma nova casa de ópera, o Teatro de Monsieur, sob o patrocínio de Louis-Stanislas-Xavier, conde de Provence, irmão do rei, cujo título na corte era ‘Monsieur’.
E encenou as óperas escritas por seu amigo Luigi Cherubini, que ele havia introduzido na sociedade francesa.
Giovanni Battista Viotti viaja para Londres
Em 1792, depois que as conexões reais se tornaram uma responsabilidade perigosa por causa da revolução francesa, Viotti foi para Londres. E onde encenou óperas italianas e tocou suas próprias composições para violino em concertos.
Assim sendo, se tornou um grande sucesso como violinista solo, gerente de ópera italiana e líder e diretor de orquestra. Também foi convidado a se apresentar nas casas da elite de Londres, incluindo o Príncipe de Gales.
Quando a Grã-Bretanha entrou em guerra com a França, Viotti ficou sob suspeita de ter simpatias jacobinas e foi ordenado a deixar o país. Ele se mudou para a Alemanha por três anos, mas retornou a Londres para retomar seu negócio de vinhos em 1801 e continuou a se apresentar e compor música.
Logo, ao ter o seu negócio de vinhos falido, ele voltou para Paris, onde foi diretor da ópera italiana de 1819 a 1822. Então, retornou a Londres, onde morreu em 1824 aos 68 anos.
Viotti é considerado fundador da escola francesa
Viotti é considerado o fundador da escola francesa de violino do século XIX. Logo, algumas das pessoas que ele ensinou influenciaram futuros violinistas virtuosos, incluindo Niccolò Paganini.
Assim sendo, ele possuía um violino feito por Antonio Stradivari e encomendou pelo menos uma réplica. E que foi comprada pela Royal Academy of Music em 2005.
Também o instrumento deve ser ouvido e visto e é tocado com moderação em eventos ocasionais. E diz que seus concertos para violino influenciaram Ludwig van Beethoven.
Aliás, pesquisas recentes sugerem que uma de suas composições tem uma forte semelhança com a música do hino francês La Marseillaise, publicado 11 anos depois.
Viotti é lembrado todos os anos no Concurso Internacional de Música Viotti. E no Festival Viotti realizado perto de sua cidade natal na província de Vercelli.
Dica de viagem onde Giovanni Battista Viotti nasceu
Fontanetto Po, onde Giovanni Battista Viotti nasceu, fica na província de Vercelli, na região do Piemonte, cerca de 40 quilômetros a Nordeste de Turim. E cerca de 20 quilômetros a Sudoeste de Vercelli.
Sendo assim, uma das principais atrações é o Oratório de São Sebastião, construído no século XI e remodelado no século XV. E, conservando no seu interior alguns frescos de meados do século XV.
Dica de viagem de Vercelli, em Piemonte
Vercelli é uma cidade do Piemonte situada entre Milão e Turim. Assim sendo, é uma das cidades mais antigas do Norte da Itália, fundada por volta de 600 a.C.
Desse modo, essa cidade teve a primeira universidade do mundo financiada com dinheiro público, que foi fundada em 1228 e foi a sétima universidade da Itália, mas fechou em 1372.
Nesse sentido, a cidade tem um anfiteatro do período romano e sete torres. Por fim, o principal prato local chama-se panissa e é feito de arroz de risoto e feijão, com carne de porco e vinho tinto.
Aqui finalizamos informações sobre esse grande artista violinista, Giovanni Battista Viotti e, se desejar, compartilhe algo sobre o que leu.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.