Giovanni Battista Crespi – Artista Barroco Religioso

giovanni-battista-crespi
Compartilhe em suas redes

Pintor religioso, Giovanni Battista Crespi, retratou santos expressando emoções humanas

Pintor, escultor e arquiteto Giovanni Battista Crespi nasceu no dia 23 dezembro de 1573 em Romagnano Sesia na região do Piemonte da Itália.

Assim sendo, o seu pai era o pintor, Raffaele Crespi, que acabou se mudando com a família para morar em Cerano, perto de Novara. Logo, quando Giovanni Battista Crespi se tornou um dos principais artistas da Lombardia do início do século XVII, ele era frequentemente chamado de Il Cerano.

Desse modo, refletindo o humor piedoso da Contrarreforma da época, muitas de suas pinturas se concentravam em mistérios e episódios místicos da vida dos santos, capturando suas emoções.

Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana explorará a sua vida, o seu trabalho brevemente. Portanto, confira mais informações.

Giovanni Battista Crespi – Artista Barroco Religioso

Crespi passou algum tempo em Roma, onde fez amizade com o cardeal milanês Federico Borromeo. Logo, se tornou seu patrono.

Juntos, eles foram para Milão, que estava sob a inspiração do tio do cardeal, Charles Borromeo. E era um centro para o fervoroso renascimento espiritual da arte.

Assim sendo, Crespi formou um estilo maneirista no uso da cor e na qualidade mística de suas figuras, embora também lhes desse detalhes realistas.

Junto com outros artistas, Crespi completou uma série de pinturas, Quadroni de São Carlos, para o Duomo de Milão. Ademais, ele pintou um retábulo, o Batismo de Santo Agostinho, para São Marcos, Milão.

Também fez uma pintura, Missa de São Gregório, para a Basílica de San Vittore em Varese. Além disso, em San Vittore está sua pintura de 1617, São Gregório entrega a alma de um monge.

Desse modo, as pinturas posteriores de Crespi impressionam pelas qualidades humanas das figuras que ele retrata enquanto passam por experiências religiosas. Então, como a Madona do Rosário em 1615, que hoje se encontra no Museu de Brera, em Milão.

Em 1620, Crespi foi nomeado chefe da Accademia Ambrosiana, fundada pelo cardeal Federico Borromeo. Para tanto, entre os artistas que ensinou na Accademia estavam Daniele Crespi.

E que, possivelmente, era um de seus parentes, Carlo Francesco Nuvolone e Melchiorre Gherardini. Além disso, um acadêmico respeitado, bem como um artista, Crespi morreu em 1632 em Milão.

Dica de viagem onde Giovanni Battista Crespi nasceu

Romagnano Sesia, local de nascimento de Giovanni Battista Crespi, é uma cidade na província de Novara, a cerca de 80 km a Nordeste de Turim e cerca de 25 km a Noroeste de Novara.

Logo, um dos pontos turísticos famosos é a Cantina dei Santi (Adega dos Santos). Assim sendo, uma sala que é a única evidência remanescente do antigo mosteiro beneditino de San Silano.

Além disso, a cantina tem afrescos que retratam a história bíblica de Davi e do rei Saul, que remonta ao século XV.

Dica de viagem para conhecer em Milão – Local onde Crespi lecionava

A Accademia Ambrosiana em Milão, onde Giovanni Battista Crespi lecionava, foi fundada em 1618 pelo cardeal Federico Borromeo como um lugar onde jovens artistas da Contra-Reforma podiam estudar.

Para tanto, ele também fundou a Pinacoteca Ambrosiana para inspirar e apoiar estudantes de belas artes e a Biblioteca Ambrosiana. Sendo assim, uma biblioteca onde eles podiam ler e pesquisar.

Portanto, você pode visitar a Pinacoteca e a Biblioteca na Piazza Pio XI em Milão, que fica perto do Duomo e da Galleria Vittorio Emanuele II.

Aqui finalizamos sobre esse artista italiano tão respeitado, o Giovanni Battista Crespi. E, assim, compartilhe conosco a respeito do que achou. Conte-nos!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.