Fatos sobre a Piazza Del Popolo – A praça famosa de Roma

Fatos sobre a Piazza Del Popolo – A praça famosa de Roma Foto: Freepik

Conheça mais da praça mais famosa de Roma lendo estes fatos sobre a Piazza Del Popolo

Muito famosa entre as ruas de Roma, a Piazza Del Popolo é um dos pontos turísticos da Cidade Eterna mais conhecida. E possui esse nome em italiano moderno onde significa literalmente “Praça do Povo”.

Historicamente, deriva dos álamos como populus em latim, pioppo em italiano. Logo após o que a igreja de Santa Maria del Popolo levar seu nome.

E estar localizada no canto nordeste da praça. Além disso, fica dentro do portão norte nas Muralhas Aurelianas.

Então, um fato bem notório que, antigamente, a Porta Flaminia da Roma estava sendo chamada assim, e agora chamada de Porta del Popolo. E esse foi o ponto de partida da Via Flaminia, a estrada para Ariminum (atual Rimini) e a rota mais importante para o Norte.

Outro fato interessante é que antes da era das ferrovias, ela era a primeira visão de Roma quando o viajante chegava. Além disso, vale salientar que durante séculos, a Piazza del Popolo foi um local para execuções públicas, a última das quais ocorreu em 1826.

Então, o que achou desses fatos? Leia mais sobre o que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana preparou de curiosidades para você conhecer mais dos fatos sobre a Piazza Del Popolo.

Fatos sobre a Piazza Del Popolo

O layout de como a praça se encontra hoje era diferente de antigamente. Assim sendo, ela foi projetada em estilo neoclássico entre 1811 e 1822, pelo arquiteto Giuseppe Valadier.

Então, ele removeu uma fonte modesta de Giacomo Della Porta, erguida em 1572. E demoliu alguns edifícios insignificantes e muros de triagem altos aleatórios para formar dois semicírculos. Além disso, reminiscentes do plano de Bernini para a Praça de São Pedro, substituindo a praça trapezoidal apertada original centrada na Via Flaminia.

No entanto, a Piazza del Popolo de Valadier, incorporou a verdura das árvores como elemento essencial. Desse modo, concebeu seu espaço em uma terceira dimensão, expressa na construção do viale que conduz ao mirante balaustrado do Pincio.

Fato interessante sobre Obelisco na Piazza Del Popolo

Um obelisco egípcio de Sety I (mais tarde erguido por Ramsés II) de Heliópolis fica no centro da praça. Logo, três lados do obelisco estavam sendo esculpidos durante o reinado de Sety I e o quarto lado, sob Ramsés II.

Também o obelisco, conhecido como o Obelisco Flaminio ou o Obelisco Popolo, é o segundo mais antigo. Ademais, um dos obeliscos mais altos de Roma (cerca de 24 m de altura, ou 36 m incluindo seu pedestal).

Além disso, o obelisco estava sendo trazido para Roma em 10 a.C por ordem de Augusto. E, originalmente, instalado no Circus Maximus.

Ademais, o obelisco estava sendo reerguido na praça pelo arquiteto-engenheiro Domenico Fontana em 1589 como parte do plano urbanístico de Sisto V.

Por fim, a praça também continha anteriormente uma fonte central. Desse modo, estava sendo transferida para a Piazza Nicósia em 1818, quando fontes, na forma de leões de estilo egípcio, foram adicionadas ao redor da base do obelisco.

Fato interessante sobre as três ruas formam o tridente

Olhando do Norte, três ruas se ramificam da praça para a cidade, formando o chamado “tridente”:

  • No centro, a Via del Corso;
  • A Via del Babuino à esquerda (inaugurada em 1525 como a Via Paolina;
  • Via di Ripetta (aberta por Leão X em 1518 como a Via Leonina) à direita.

A Via di Ripetta passa pelo Mausoléu de Augusto até o rio Tibre, onde ficava o desembarque barroco chamado Porto di Ripetta até ser destruído no final do século XIX.

Agora, a Via del Babuino (“Babuíno”), que liga à Piazza di Spagna, leva o nome de uma escultura grotesca de Sileno que ganhou o nome popular de “o Babuíno”.

Fato interessante sobre a Santa Maria Del Popolo

Em frente a Santa Maria del Popolo fica uma estação Carabinieri, com uma cúpula que reflete a da Igreja.Fontana del Nettuno.

Desse modo, posicionou um terceiro palácio de frente para eles. Além disso, combinou uma estrutura baixa que protege o flanco de Santa Maria del Popolo. Enfim, com sua bela fachada do início do Renascimento, mantendo juntos os dois cantos norte.

Aqui finalizamos essas informações dos fatos sobre a Piazza Del Popolo e queremos saber o que achou de todas elas. Portanto, compartilhe conosco!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.