Beniamino Gigli – Cantor de ópera considerado um dos maiores tenores do século XX

Beniamino Gigli – Cantor de ópera considerado um dos maiores tenores do século XX Foto: Wikimedia
Compartilhe em suas redes

Muito lembrado pela beleza de sua voz poderosa e suave, Beniamino Gigli se destaca de geração a geração por essa particularidade. Aliás, por conta disso, muitos o consideram como um dos maiores tenores do século XX.

Para tanto, não usou seu talento apenas como cantor de ópera, mas também esteve presente em alguns momentos no cinema. E, ainda como artista, fez algumas gravações em CD que podem ser ouvidas até os dias atuais pelos amantes de ópera.

Portanto, hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana discursará pela tão excepcional influência artística que alcançou ao longo de sua vida e após sua morte.

Beniamino Gigli – Vida e ascensão na ópera

Beniamino Gigli nasceu em Recanati perto de Ancona na Marche, em 20 de março de 1890. Assim sendo, cantou no coro da Catedral de Recanati quando menino e depois passou a estudar música em Roma.

Desse modo, ganhou seu primeiro concurso de canto em Parma em 1914. Além disso, fez sua estreia operística em Rovigo no mesmo ano. E interpretando o papel de Enzo na ópera de Amilcare Ponchielli, La Gioconda.

Ademais, Gigli fez sua estreia no palco do La Scala em Milão em 1918 cantando Fausto no Mefistofele de Boito. Também a orquestra foi conduzida por Arturo Toscanini e sua primeira aparição no Metropolitan Opera em Nova York veio dois anos depois.

Tornou-se particularmente associado aos papéis de Rodolfo em La Boheme, de Puccini. E, e ao papel do azulejo em Andrea Chenier, de Giordano. Sua primeira aparição em Londres no Covent Garden foi em Andrea Chenier em 1930.

Destaque internacional de Beniamino Gigli

Gigli ganhou destaque internacional após a morte de Enrico Caruso em 1921, embora os especialistas tenham julgado suas vozes muito diferentes.

Para tanto, o tenor também apareceu ocasionalmente no palco com sua filha, a soprano Rina Gigli, nascida em 1916.

No final de sua vida, ele fez aparições apenas em shows de arrecadação de fundos. Por fim, a sua última aparição pública foi em um show em Washington, dois anos antes de sua morte em Roma, aos 67 anos.

Onde fica Ricanati, na Itália?

Recanati é uma cidade na província de Macerati na região de Marche da Itália. Logo, como dito antes, Gigli nasceu nesse local.

Mas, lá nasceu também o poeta e escritor Giacomo Leopardi e acredita-se que também seja o local de origem de alguns dos ancestrais paternos italianos do futebolista argentino Lionel Messi.

Curiosidades de Beniamino Gigli

Beniamino Gigli foi o principal tenor italiano das décadas de 1920 a 1940. Logo, possuidor de uma voz suave e exuberante com uma doçura lírica muitas vezes descrita como “melosa”.

Ele se tornou uma estrela do Metropolitan Opera, cantando 28 papéis lá. E foi um herdeiro legítimo do tenor Enrico Caruso, que morreu no início da década de 1920.

Para tanto, ninguém poderia ocupar o lugar de Caruso, mas foi amplamente aceito que Gigli herdou seus papéis líricos e românticos, enquanto Giovanni Martinelli assumiu os papéis mais heróicos.

Gigli também foi um dos intérpretes mais queridos da canção italiana, com um dom especial para o repertório tradicional napolitano. Então, seu canto era fortemente comportado pelos padrões modernos, caracterizado por soluços, capturas e portamenti.

Mas tinha uma beleza e sinceridade inerentes que ainda são fáceis de apreciar. Por fim, apesar de ser um ator ainda mais estilizado do que cantor, Gigli teve uma carreira cinematográfica de sucesso, aparecendo em quase 20 filmes.

Como lido, Beniamino Gigli obteve muito prestígio, sucesso, tanto pelo trabalho como cantor de ópera como ator de cinema. Portanto, compartilhe conosco o que achou desse artista italiano bastante expressivo em sua época e próximas gerações.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Leave A Reply