Piazza Delle Erbe, o antigo Fórum Romano de Verona é uma das principais atrações turísticas

Piazza Delle Erbe, o antigo Fórum Romano de Verona é uma das principais atrações turísticas Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Rodeada por cafés movimentados, edifícios suntuosos e um monumento do poeta italiano Berto Barbarani, a Piazza Delle Erbe é uma praça famosa que abrigava o antigo fórum do Império Romano.

E, em nossos dias, você encontrará um mercado rico em produtos variados, além de várias lojas no extremo norte que estão hospedadas em um elegante edifício barroco, o Palazzo Maffei.

Entretanto, há muitas atrações turísticas nessa praça bem como em seu entorno. Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará alguns deles a fim de você incluir em seu roteiro de viagem quando visitar esse destino.

Atrações turísticas na Piazza Delle Erbe

Piazza Delle Erbe, literalmente, Praça das Ervas é o antigo fórum romano de Verona, na Itália. Sendo assim, sempre foi o centro exato da cidade, um ponto de encontro de moradores, visitantes e turistas.

Além disso, é onde você pode relaxar para saborear um aperitivo e conversar com amigos em um cenário encantador. Ao redor, edifícios e monumentos de épocas e estilos.

Logo, fazem dela uma parada imperdível em qualquer visita por Verona. E aqui estão algumas de suas melhores atrações turísticas para você conhecer!

Monumento na Piazza Delle Erbe, em Verona

No centro de um pequeno alargamento ao lado da praça Erbe, uma estátua de bronze atrai a curiosidade de todos. Assim sendo, retrata uma mulher segurando uma espada com o braço esticado para o céu.

Então, o monumento comemora um dos primeiros bombardeios civis da história, ocorrido em 14 de novembro de 1915, durante a Primeira Guerra Mundial. Por fim, os aviões austríacos lançaram bombas na Piazza Erbe durante o horário do mercado, causando 29 mortes e vários feridos.

Fonte Madonna Verona

O centro exato da praça é ocupado pela fonte de Madonna Verona. Desse modo, criada por Cansignorio della Scala, senhor de Verona, no final dos anos 1300.

Todo o monumento é uma representação alegórica da cidade, retratada como uma bela princesa com corpo romano e cabeça e braços medievais. Então, a escultura está de pé sobre uma haste com efígies dos soberanos, históricos ou lendários, de Verona.

Enfim, foi feito reunindo várias peças de diferentes origens, incluindo um banho termal romano.

O arco da costela

No lado oposto, de um arco que liga o Palazzo della Ragione à Domus Nova, pende um objeto misterioso. Sendo assim, é uma costela gigantesca.

Além disso, a tradição o indica como um osso de baleia, mas alguém avança a hipótese de que poderia ser um fóssil de ictiossauro. Ademais, mesmo sobre as razões de sua presença existem muitas hipóteses.

Enfim, o mais provável é que fosse um objeto inusitado colocado ali pelo boticário que tinha sua loja embaixo para atrair clientes curiosos.

La Berlina ao redor da Piazza Delle Erbe

Um pouco mais adiante, um quiosque no pódio atrai a curiosidade dos turistas. Assim sendo, uma corrente pendurada imediatamente traz à mente um lugar de tortura.

Na realidade, é o pódio em que foram marcadas as medidas outrora usadas em Verona para os vários tipos de mercadorias à venda no mercado. E em uma coluna estão gravadas as unidades de medida linear.

Por fim, esculpidas em um degrau estão as formas de um tijolo e uma telha. E o anel na ponta da corrente estava sendo usado para medir os diâmetros dos feixes.

O gueto judeu

Na extremidade oposta, você é atingido por um grupo de prédios altos, estreitos e amontoados. Assim sendo, isso é o que resta do antigo gueto judeu de Verona.

Logo, foi estabelecido no final dos anos 1400. E os judeus foram confinados a uma certa área perto do mercado.

Se uma família se expandia, não havia outra opção a não ser construir alto, criando essas habitações características.

Portanto, o gueto foi aberto com a chegada de Napoleão. Enfim, no centro está a sinagoga projetada pelo arquiteto Fagiuoli no início do século XX.

Coluna do Leão de São Marcos

Em uma extremidade da praça ergue-se uma grande coluna de pedra. É encimado pela imponente escultura de um leão de São Marcos colocada durante os quatrocentos anos do domínio veneziano de Verona, de 1405 a 1797.

Assim sendo, a estátua foi destruída pelos jacobinos durante o domínio napoleônico e foi substituída por uma réplica no rescaldo da unificação italiana.

Outros Edifícios e Monumentos

O aspecto único da Piazza Delle Erbe está sendo dado pela presença de vários edifícios e monumentos de grande impacto visual.

Desse modo, a Torre Lamberti, com 84 metros de altura, é o edifício mais alto de Verona. Logo, se caracteriza pelos vários estilos e materiais com os quais foi construído várias vezes ao longo dos séculos.

Então, o lado curto da praça, onde ficava o Capitólio na época romana, é inteiramente ocupado pelo Palácio Maffei, um magnífico edifício barroco encimado por estátuas de deuses romanos. Atualmente, abriga o extraordinário museu que exibe as obras da Fundação Carlon.

Ao lado do Palazzo Maffei, a Torre del Gardello é uma das muitas obras Scaliger de Verona. Então, já abrigou um dos relógios públicos mais antigos da Itália.

Um dos lados longos da praça está sendo caracterizado pelas fachadas inteiramente decoradas com os afrescos extravagantes do Case Mazzanti.

Do lado oposto está a Domus Mercatorum, uma construção baixa de tijolos com ameias cercada por um amplo pórtico. Enfim, foi a sede das guildas de artes medievais.

O mercado

O antigo fórum de Verona sempre foi um local de troca comercial. Na Idade Média, as principais mercadorias vendidas eram especiarias e legumes. Daí o nome atual da Piazza delle Erbe.

Nas últimas décadas, a expansão dos grandes supermercados e o crescimento do turismo em Verona mudaram a aparência das barracas da Piazza Erbe. Hoje existem apenas duas ou três barracas que ainda vendem frutas e legumes, cercadas de souvenirs de todos os tipos.

O Aperitivo como união entre as pessoas

A Piazza Erbe sempre foi o lugar onde os veroneses se encontram com amigos e se sentam para um aperitivo. Logo, um longo lado da praça está sendo inteiramente ocupado por bares com suas barracas.

E onde você pode sentar e desfrutar do clássico spritz, um Prosecco ou uma taça de Durello metodo classico no magnífico cenário de uma das praças mais bonitas da Itália.

Barbarani e Dall’Oca Bianca, na Piazza Delle Erbe

A Piazza Delle Erbe sempre foi o coração da cidade de Verona e tem sido fonte de inspiração para artistas e poetas. Em particular, o poeta Berto Barbarani e o pintor Angelo Dall’Oca Bianca.

E que, na virada dos séculos XIX e XX, imortalizaram em suas obras a praça, os personagens, as histórias e o mundo que girava em torno dela em um período de grande transformação.

Logo, em uma extremidade da praça, uma estátua de bronze de Berto Barbarani olhando para o mercado. E a torre Lamberti é a homenagem da cidade ao seu contador de histórias mais apaixonado.

Por fim, finalizamos sobre as principais atrações turísticas na Piazza Delle Erbe e conte-nos o que mais gostou.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Leave A Reply