Mário Berrino capturou muitas cenas da vida na costa da Ligúria e perto de sua casa em Alassio.
O pintor e empresário Mario Berrino nasceu em 22 de setembro de 1920 em Alassio. Assim sendo, essa cidade se situa na região costeira da Ligúria onde passou quase toda a sua vida.
Então, ele começou a pintar em tempo integral aos 50 anos. E produziu muitas obras simples, mas atmosféricas e evocativas. Logo, tornaram-se procuradas por colecionadores, muitas vezes sendo vendidas por centenas de euros em leilão.
Agora, em Alassio tem uma galeria inteiramente dedicada ao seu trabalho. E assim como o jet set de Monte Carlo, cerca de 100 km ao longo da costa da Riviera a oeste, não muito longe da fronteira da Itália com a França.
Antes disso, Berrino viveu uma vida entusiasmada na sua cidade natal. Assim sendo, seu espírito empreendedor brilhando em muitos projetos deixaram uma impressão duradoura em Alassio.
E, por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana discorrerá sobre alguns eventos de sua vida. Além disso, conheça uma das suas obras mais notáveis enquanto empresário.
Mário Berrino – Pintor e empresário influente
Quando jovem, Mário Berrino ajudou seu pai e irmãos a administrar um bar e restaurante em Alassio, o Caffè Roma. Logo, ganhou fama nos anos entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais como ponto de encontro de escritores, artistas e músicos.
E entre eles o romancista americano Ernest Hemingway, que era um visitante frequente da Itália e se tornou um amigo íntimo de Berrino.
Foi quando Hemingway esteve em Alassio, em 1953, que Berrino teve a ideia de colocar azulejos coloridos no muro baixo de um jardim público em frente ao Caffè Roma com assinaturas de artistas que visitaram o restaurante.
Ele pediu a um ceramista que criasse alguns azulejos e ele e Hemingway atravessaram a estrada entre o Caffè Roma e o jardim uma noite. Logo, usou cimento para prender os três primeiros – um com a assinatura do próprio Hemingway e um segundo com a assinatura do guitarrista Cosimo de Ceciglie.
Sendo assim, o terceiro trazia todas as quatro assinaturas de um grupo de canto, Il Quartetto Cetra.
A parede ficou conhecida como Il Muretto di Alassio e continua sendo uma atração turística até hoje, com cerca de 1.000 azulejos. No entanto, os critérios de inclusão foram ampliados para incluir personalidades do cinema, televisão, moda, entretenimento e esporte.
No mesmo ano em que surgiu o muro, Berrino lançou um concurso de beleza, Miss Muretto, que foi realizado todos os anos até 2013. Entre os vencedores estão várias mulheres que chegaram a alcançar um grau de fama, incluindo a apresentadora de TV Simona Ventura, Maria Teresa Ruta, Elisa Isoardi e Melissa Satta.
Mário Berrino e suas ideias empresariais notáveis
Berrino lançou-se com entusiasmo em várias outras ideias empresariais, lucrando com a reputação da Alassion de revigorar o ar marítimo. Logo, vendendo l’Aria Pura di Alassio em frascos de 500 litros, para os quais recebeu encomendas de toda a Europa.
Ele também organizou com sucesso o Sciaccagiara, no qual pilotos de Fórmula 1, incluindo o campeão mundial James Hunt. E o popular suíço-italiano Clay Regazzoni, competiram entre si em rolos compressores.
Ele era uma figura popular em Alassio, geralmente visto dirigindo seu Fiat Ghia 500 Jolly vermelho. Logo, um Fiat 500 especialmente adaptado com capota removível e assentos de vime que era favorecido por celebridades e VIPs, desde o magnata grego Aristóteles Onassis até o líder comunista italiano Enrico Berlinguer.
Berrino reservou uma parede do Caffè Roma, chamado La buca del Muretto, para permitir que os artistas exponham, que foi sua inspiração para começar a pintar.
Assim sendo, utilizando técnicas de aguarela, têmpera, encáustica e óleo, tornou-se um pintor consagrado na década de 1960. Também a partir de 1976 dedicou-se à pintura a tempo inteiro.
Dois anos antes, ele havia sobrevivido à provação de ser sequestrado por uma gangue que exigia que 300 milhões de liras fossem pagas por sua libertação.
Todavia, Mário Berrino conseguiu escapar do cativeiro para a segurança de uma estação de Carabinieri.
Berrino continua a ser uma personalidade nutrida com profundo afeto pela cidade de Alassio, que encenou uma celebração de sua vida no 100º aniversário de seu nascimento em 2020, nove anos após sua morte em Alassio em agosto de 2011.
O Caffè Roma continua a ser um negócio próspero em Alassio hoje
O Caffè Roma, na Via Dante Alighieri, continua a ser uma parte próspera da vida de Alassio. Assim sendo, um monumento simbólico da cidade e da sua história como um dos balneários preferidos por escritores, artistas e músicos.
Desse modo, o Muretto di Alassio continua a ser uma atração para os visitantes, que muitas vezes passam muitos minutos tentando decifrar as assinaturas nos azulejos.
Além disso, o restaurante e café em si está alojado em um edifício atraente na variante italiana do Art Nouveau conhecido como Stile Liberty.
Por fim, aqui finalizamos a vida, obra e legado de Mário Berrino, um dos pintores e empresários mais consagrados até hoje.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.