V Dicas para um Tagliatelle Perfeito

V Dicas para um Tagliatelle Perfeito Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Tagliatelle é uma massa longa, plana e em forma de fita originária das regiões italianas de Marche e Emilia-Romagna. Assim sendo, está disponível em formas frescas e secas.

Logo, tradicionalmente, servido com molho de carne, como o clássico bolonhesa. Então, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana hoje irá apresentar V dicas para um tagliatelle perfeito a fim de você prepara-lo muito saboroso.

V Dicas para um Tagliatelle Perfeito

I – Observe suas medidas

De acordo com a receita tradicional, as medidas para o tagliatelle perfeito são as seguintes. Quando cozido cru, cada pedaço de tagliatelle deve ter cerca de 7 mm (¾ cm) de largura.

E, quando cozido, deve ter 8 mm de largura. No que diz respeito à espessura, esta não foi especificada, mas os especialistas do setor sustentam que deve estar entre seis a oito décimos de milímetro.

II – Obtenha sua própria tábua de pastelaria de madeira

Uma bancada não é suficiente para obter uma massa perfeitamente lisa. Assim sendo, use uma tábua de pastelaria de madeira com uma superfície áspera, que permita “puxar” a massa corretamente – um processo bastante difícil em uma bancada lisa.

III – Cuidado com o ovo

As proporções dos ingredientes são cruciais, apenas um ovo grande fresco e à temperatura ambiente é necessário para cada 4 colheres de farinha.

IV – Cuidado também com a farinha!

Ao selecionar a farinha, você pode optar por farinha 100% branca para uma consistência mais fina ou farinha de sêmola que tem uma textura mais grossa.

V – Sem correntes de ar ao ar livre

Preste atenção onde você trabalha a massa. Portanto, áreas com correntes de ar podem secar a massa.

A receita original – Massa Tagliatelle e seus ingredientes

  • 11 colheres de farinha
  • 3 ovos grandes frescos em temperatura ambiente sêmola, sal a gosto

Método de preparo

Em uma tábua de madeira, faça um buraco no centro da farinha e quebre os ovos no buraco com uma pitada de sal. Agora, comece a bater os ovos com um garfo incorporando a farinha – trabalhando das bordas para o centro. Assim que os ovos absorverem um pouco de farinha, continue amassando manualmente por pelo menos 10 minutos, puxando a massa em cada direção para torná-la elástica.

Logo, quando a massa estiver homogênea, faça uma bola, cubra com filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. Depois de descansar, espalhe a massa de volta na tábua de confeitar usando um rolo até que a massa tenha uma espessura de cerca de 5 mm (½ cm). Você também pode usar uma máquina de macarrão.

Depois de ter sua folha de massa, divida-a em vários retângulos. Desse modo, dobre os retângulos em três partes, polvilhando com farinha de semolina para evitar que grudem uns nos outros.

Corte o rolo de massa em intervalos regulares de 7 mm/¾ cm. Depois de cortar a massa, separe os tagliatelle agitando-os – eles estão prontos para ferver.

Dicas para o melhor molho no tagliatelle

Com Ragu à Bolonhesa

Tagliatelle é geralmente servido com ragù – outra receita que já foi registrada na Câmara de Comércio de Bolonha. Também é servido com tortellini ou dentro de lasanha à bolonhesa.

A opção vegana de tagliatelle

Você também pode fazer tagliatelle sem ovos misturando 3 xícaras de farinha ou sêmola com 1 xícara de água, uma pitada de sal e 1 colher de sopa de óleo.

Diferentes variedades de massas frescas

Você pode fazer outras formas de massa com a mesma massa. Logo, basta cortá-lo de acordo com a massa que você deseja fazer: 3 milímetros para tagliolini ou 1,5 centímetros para pappardelle.

Para lasanha, corte retângulos medindo 5 “x 8”. Por fim, para o maltagliati, ou “cortes ruins”, basta cortar as sobras em tamanhos irregulares.

Adiciona cor em seu tagliatelle

A receita original do tagliatelle resulta em uma massa com uma bela cor amarela ocre devido aos ovos. Para mudar sua cor, basta adicionar o espinafre ou qualquer tempero.

Variantes de molho

Ragù não é o único molho de tagliatelle. Assim sendo, para tagliatelle com cogumelos, use porcini para mais cremosidade.

E, para um prato de verão, prepare um molho com salmão e ricota e finalize com uma pitada de salsinha.

Conte-nos o que achou desse tagliatelle e se já preparou essa massa em casa.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Leave A Reply