Baldassare Galuppi – Compositor e figura importante da ópera cômica

Baldassare Galuppi - Compositor e figura importante da ópera cômica Foto: Flickr
Compartilhe em suas redes

Baldassare Galuppi, músico de Burano, tornou-se uma figura importante na evolução da ópera cômica

Trabalhando ao lado do dramaturgo Carlo Goldoni, Baldassare Galuppi, um prolífico compositor veneziano, alcançou sucesso internacional. E atuou em diferentes lugares do mundo, tais como Viena, São Petersburgo e Londres.

Todavia, sua maior contribuição artística ocorreu em Veneza, local de nascimento. E onde ocupou cargos sucessivos de prestígio durante toda a sua vida.

Assim sendo, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará brevemente sobre sua biografia, vida e trabalhos. Portanto, acompanhe conosco essa jornada sensacional.

Baldassare Galuppi – Biografia e Vida  

Galuppi nasceu na ilha de Burano na lagoa veneziana. Algumas vezes, chamado de Il Buranello, uma assinatura que ele usava em seus manuscritos de música.

Sendo assim, seu pai era um barbeiro que também tocava violino em uma orquestra. Logo, acredita-se que tenha sido seu primeiro professor de música.

Então, aos 15 anos, Galuppi escreveu sua primeira ópera, que foi apresentada em Chioggia e Vicenza. Em seguida, tornou-se cravista no Teatro della Pergola, em Florença.

No início de sua carreira, Galuppi teve sucesso no gênero ópera séria. Mas, depois de 1749 muitas de suas óperas foram colaborações cômicas com o dramaturgo veneziano Carlo Goldoni.

Então, a mais popular de suas óperas cômicas foi sua composição de 1754 Il filosofo di campagna – The Country Philosopher.

Por fim, ele foi considerado o pai da ópera cômica – ópera buffa – pela próxima geração de compositores.

Galuppi trabalhou com sucesso

Galuppi pertencia a um grupo de compositores, incluindo Johann Adolph Hasse, Giovanni Battista Sammartini e CPE Bach, cujas obras apresentavam um estilo de música que se desenvolveu na Europa após o final do barroco.

Desse modo, o compositor ocupou cargos importantes em organizações de caridade e religiosas em Veneza. E para esses cargos compôs muita música sacra.

Logo, a sua nomeação de maior prestígio como maestro di cappella na capela do Doge na Basílica de São Marcos. Também foi um intérprete virtuoso e compositor de música para instrumentos de teclado.

Em 1741, Galuppi foi convidado a trabalhar em Londres, onde passou 18 meses supervisionando produções para a companhia de ópera italiana no King’s Theatre. Pelo menos quatro das óperas que a companhia apresentou foram compostas por Galuppi.

Em seu retorno a Veneza, Galuppi continuou a compor para as casas de ópera, muitas vezes em parceria com o libretista Pietro Metastasio. Por fim, ele escreveu sua primeira ópera cômica, La forza d’amore, em 1745.

Baldassare Galuppi – Onde nasceu e estátua em sua homenagem

Burano, onde nasceu Baldassare Galuppi, é uma ilha no extremo norte da lagoa veneziana. Ademais, está sendo conhecida por suas rendas e casas de pescadores coloridas. Mais de 2.700 pessoas vivem lá e praticamente toda a ilha foi construída, com muito pouco espaço verde.

Aliás, a ilha pode estar sendo alcançada em cerca de 45 minutos da Praça de São Marcos em Veneza de vaporetto. Logo, há uma estátua de Galuppi na Piazza Galuppi, a praça principal.

Então, a igreja de San Martino de Burano tem um campanário inclinado e uma pintura da Crucificação de Giambattista Tiepolo.

Baldassare Galuppi enterrado na antiga igreja de San Vitale (conhecida como San Vidal) em Veneza. Todavia, não haja lápide para o compositor lá.

Entretanto, a igreja tem uma torre sineira de 29 metros, ou campanário, que fazia parte do projeto original de 1084. E embora tenha sido reconstruída junto com a igreja após um incêndio em 1105.

Enfim, a igreja fica em uma extremidade do Campo Santo Stefano e agora está sendo usada como uma sala de eventos e concertos.

Que grande artista italiano a ópera teve e, certamente, seu legado ultrapassa gerações. Então, conte-nos o que pensas a respeito de Baldassare Galuppi e o que mais lhe chamou atenção nesse compositor de ópera cômica.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Leave A Reply