Conheça V regiões italianas pelas suas culinárias típicas

Conheça V regiões italianas pela sua culinária típica Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Regiões italianas pelas suas culinárias típicas

Lasanha, Ravioli e Presunto de Parma fazem parte de uma das regiões italianas com uma culinária mais tradicional do país, a Emilia-Romagna. Mas, você sabe de qual região italiana pertence a sopa Karst Bobici?

Aliás, não há como pensar em manjericão e pesto sem associar a região da Ligúria. Assim sendo, cada uma dessas V regiões abaixo trazem uma culinária típica que hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana apresentará a você.

Conheça V regiões italianas pelas suas culinárias típicas

I – Emilia-Romagna e suas tradições

Uma das regiões conhecidas por suas iguarias culinárias é, sem dúvida, a Emilia-Romagna. Logo, como não falar da massa fresca de ovos em todas as suas formas: tagliatelle, lasanha, tortellini, ravioli.

Além disso, há os queijos Parmigiano Reggiano, robiola, pecorino, cerejas de Vignola. Também pêssegos nectarina da Romagna, presunto de Parma, cotto de Modena, Mortadella de Bolonha e muito mais.

Sendo assim, a gastronomia dessa região divide-se em Emilia e Romagna, com pratos ricos e substanciais. E que possui o testemunho de um passado variado e constituído por muitos territórios antigos fragmentados.

Por essas razões, há duas receitas famosas para citar: uma da Emilia e outra da Romagna. Então, o primeiro é Tortél Dóls di Colorno, um primeiro prato com recheio agridoce que tem suas raízes nos tempos da Duquesa de Parma e Piacenza Maria Luisa D’Asburgo-Lorena.

Desse modo, o prato é composto por elementos importantes: massa artesanal, recheio de mostarda, vinho cozido e pão ralado. Ademais, tempero com manteiga, tomate e parmesão ou apenas manteiga e parmesão.sabadoni.

Para a cozinha da Romagna, há o Sabadoni, um tortelli doce composto por uma folha feita com banha, leite, farinha e um recheio composto por castanhas secas, anis, mostarda e açúcar.

II – Friuli Venezia Giulia e a sopa Karst Bobici

Friuli Venezia Giulia é uma terra que varia do ponto de vista territorial e a gastronomia é afetada por essa variedade de paisagens. Do mar à serra, os pratos da zona são sobretudo da terra, embora existam algumas receitas à base de peixe com conotações bastante antigas.

Assim sendo, a história dessa terra é rica em influências de diferentes povos. Por isso, a gastronomia também estava sendo influenciada por vários povos: Europa Central e Mediterrâneo acima de tudo.

Logo, os produtos típicos da região são múltiplos: do presunto cru San Daniele ao salame Friuliano, do queijo Montasio à truta defumadaatravés da excelência.

Então, esse prato possui origem eslava e está entre os pratos típicos do Karst: a sopa bobici. Sendo assim, uma sopa camponesa à base de milho cujos grãos são chamados de bobici.

Enfim, é composta de feijão, bacon, batata, tomate, milho, óleo, sal e pimenta.

III – Lácio e as alcachofras alla giudìa, uma das regiões italianas pelas suas culinárias típicas para conhecer

A história das regiões da Itália está muito ligada aos empreendimentos do Império Romano. Sem dúvida, o Lácio tem a marca mais evidente dessa era antiga.

Assim sendo, a cozinha do Lazio é muito caseira com pratos saudáveis. Então, são muitos os produtos dos vários territórios: do queijo pecorino romano à ricota salgada, dos brócolis à chicória, do kiwi latino às ginjas.

Entre os pratos não podemos deixar de mencionar a massa Amatriciana, o cacio e pepe, a Carbonara mas também o borrego com otail alla vaccinara, a salada puntarelle e muito mais.

E esse prato, as alcachofras de Giudìa, preparadas principalmente após o Dia da Expiação, o jejum judaico absoluto, para estarem sendo consumidos após essa observância religiosa.

Por fim, essa receita está sendo muito simples entre as regiões italianas pelas suas culinárias típicas: trata-se de alcachofras (variedade mamola) fritas em abundante azeite extra virgem que depois salgadas e apimentadas.

IV – Ligúria e Bagnun

Quando se trata da Ligúria, não se pode deixar de pensar em manjericão e no delicioso pesto que é produzido nessa região. Sendo assim, a cozinha da Ligúria engloba legumes e peixes que estão entre os alimentos mais consumidos, enquanto a carne é pouco procurada.

Entre os pratos populares e conhecidos da região estão, sem dúvida, farinata, focaccia da Ligúria, Recco focaccia, panquecas doces e salgadas, molho de pinhão e muito mais.

E o prato dessa região, o bagnun, traz uma sopa de anchovas que no passado estava sendo consumida principalmente no verão. Logo, os ingredientes são tão simples como a cozinha regional da Ligúria: anchovas, azeite virgem extra, alho, cebola, vinho branco, salsa e biscoitos de pescador sobre os quais se despeja o bagnun.

V – Lombardia e Bruscitt em regiões italianas pelas suas culinárias típicas

A cozinha lombarda, composta por uma grande variedade de “cozinhas”, estavam sendo identificadas ao longo da história e definiram os vários territórios. Se quisermos encontrar elementos em comum entre os vários territórios podemos dizer que há uma ampla utilização de manteiga, arroz, massa recheada, polenta, carne.

Desse modo, muitos produtos típicos estão sendo conhecidos internacionalmente: a costeleta milanesa, o risoto milanês, o casoncelli, o pizzoccheri da Valtellina, o cotechino, o panetone, o torrone Cremona e muitos outros.

Logo, o prato camponês de cozinha chamado de bruscitt de Busto Arsizio faz parte dessa região. Então, carne picada cozida com manteiga, alho, sementes de funcho e vinho tinto dentro de uma panela.

Aqui estão regiões italianas pelas suas culinárias típicas que você pode conhecer e saborear quando estiver em viagem. Portanto, conte-nos se já provou alguma dessas comidas e como foi a sua experiência.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.