Biografia de Domenico Ghirlandaio – Pintor florentino popular de seu tempo

Biografia de Domenico Ghirlandaio – Pintor florentino popular de seu tempo Foto: Flickr
Compartilhe em suas redes

Domenico di Tommaso Bigordi chamado Domenico Ghirlandaio nasceu em Florença no ano de 1449 e faleceu em 1494. Assim sendo, foi um dos artistas florentinos mais populares de seu tempo.

Além disso, seu pai, Tommaso di Curradi Bigordi, tinha um negócio com joias, e Domenico começou como ourives. Logo, a sua alcunha de Ghirlandaio, ou seja, o “Fabricante de Guirlandas”, advém da sua especialidade.

E, nomeadamente, o fabrico de coroas ou diademas de prata ou ouro, populares entre as jovens de Florença. Portanto, um pintor italiano de enorme renome de sua época e que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre ele.

Biografia de Domenico Ghirlandaio

Na década de 1460, graças ao patrocínio da família Vespucci, Ghirlandaio começou a trabalhar de forma independente. Então, para seus patronos, ele produziu várias obras na igreja de Ognissanti, Florença.

E que inclui o afresco A Última Ceia no refeitório de Ognissanti pintado em 1480. Dessa maneira, em 1475 trabalhou em San Gimignano; pintou os afrescos de A Vida de Santa Fina na Colegiada, que ainda eram arcaicos em seu estilo.

Mas, já nas suas obras romanas de 1481-82 para a Capela Sistina mostrou-se um artista atento, de temperamento tranquilo e equilibrado. Logo, capaz de organizar composições complicadas com muitas figuras bem arranjadas.

Assim sendo, ele trabalhou em conjunto com Botticelli, Perugino e Rosselli. Então, pintou dois afrescos O Chamado de São Pedro e A Ressurreição (agora destruídos).

Logo, o prestígio desse trabalho levou a muitas encomendas em seu retorno a Florença, incluindo a decoração da Sala dei Gigli no Palazzo Vecchio (1483)

Também afrescos e um retábulo para a Capela Sassetti em Santa Trinità (1483-1485). Assim sendo, Ghirlandaio decorou com 6 afrescos a capela privada da família Sassetti com as Cenas da Vida de São Francisco, padroeiro do banqueiro Francesco Sassetti, que encomendou a obra.

Desse modo, a decoração da Capela Sassetti consistia não apenas no ciclo de afrescos, mas também em um retábulo mostrando a Adoração dos Pastorinhos.

Alguns detalhes, como arranjos de figuras, apontam para uma influência holandesa, nomeadamente para Hugo van der Goes, cujo Portinari Altar Ghirlandaio admirava muito.

Final da década de 1480 – Pinturas de Domenico Ghirlandaio

No final da década de 1480, Ghirlandaio pintou uma série de retratos interessantes, sendo o mais notável o Velho com um Menino. Então, esse painel ocupa uma posição especial no retrato florentino do início do Renascimento. Nunca antes, em nome do realismo, foi dada uma atenção tão cuidadosa a detalhes feios e até desfigurantes.

Então, o afresco da Última Ceia no refeitório de Ognissanti pintado em 1480, um tema que ele usou novamente em San Marco. E ele foi importante na maneira como Ghirlandaio conseguiu trazer a arquitetura real para a cena.

Desse modo, sua criatividade atingiu seu ápice com seu trabalho na Capela Tornabuoni de Santa Maria Novella (1485-1490). Logo, a obra foi encomendada por Giovanni Tornabuoni, sócio do banco Medici.

Assim sendo, os quinze afrescos da Vida de São João Batista e da Vida da Virgem, que adornam a capela Tornabuoni, estão legitimamente numeradas entre as mais célebres de Florença.

Eles são a obra mais popular de Ghirlandaio e são considerados entre as maiores obras-primas italianas. E esse último trabalho foi concluído em 1490 por seu grande e movimentado estúdio, que ele administrava junto com seus irmãos David e Benedetto. E que tinha muitos alunos, entre eles Michelangelo.

Por volta de 1480, Ghirlandaio casou-se com Costanza di Bartolommeo Nucci (falecido em 1485). Então, dela teve dois filhos, Bartolommeo, nascido em 1481, que entrou para a Ordem Camaldulense; e Ridolfo (1483-1561), que foi, como seu pai, pintor e amigo de Rafael.

Em 1488, o artista tomou Antonia di ser Paolo di Simone Paoli como sua segunda esposa. Enfim, ele morreu, quase de repente, de uma febre maligna, com a idade de quarenta e cinco anos.

Se você achou interessante a vida e trabalho de pintura de Domenico Ghirlandaio compartilhe conosco a sua opinião.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.